09 setembro 2010

Maranello, a cidade da Ferrari



Quem gosta de carros com certeza já ouviu falar em Maranello, a casa da Ferrari. Situada na Emilia Romagna nas proximidades de Modena, dizem que o nome da cidade originou da nobre família Araldini de Marano que construiu um castelo que ainda existe numa aldeia hoje chamada Maranello velha.

Via Claudia / Via Giardini
 
A cidade é habitada desde a Idade do Bronze tendo sido um assentamento de Ligurios que foram dominados pelos romanos aproximadamenete no ano de 179. O período romano é documentado com o nome da estrada que atravessa a cidade, a Via Claudia, um caminho antigo criado pelo cônsul Cláudio como uma alternativa da Via Emilia.

A  cidade teve início no cruzamento da Via Claudia com a Via Giardini, uma estrada projetada pelo engenheiro Pietro Giardini com um conceito totalmente inovador para a época. O projeto foi encomendado pelo Duque Francesco III d'Este de Ferrara que via Maranello como um ponto estratégico e planejava juntá-la ao seu ducado de Modena. A construção da Via Giardini teve início em 1766 e levou 10 anos para ser concluída, tendo sido construídos também abrigos para viajantes e tabernas.   




Atualmente Maranello é um centro industrial e os turistas que chegam na cidade estão mais  interessados em conhecer a sede da Ferrari, mas para visitar a fábrica é necessário ser proprietário de um carro da marca Ferrari, o que restringe a visita a poucos privilegiados. Mas é possível visitar a Galeria Ferrari e diversas outras instalações. Além das inúmeras "macchinas" circulando pelas ruas, pode-se conhecer ainda a pista de testes de Fiorano.

  
Quem deu início a tudo isso foi Enzo Ferrari, um sujeito carismático, formidável empreendedor, criativo e mais do que tudo, amante dos carros. Nascido durante o inverno de 1898 em Modena, Enzo Ferrari trabalhou como mecânico de autos. Tentou ingressar numa fábrica de automóveis da Itália mas foi recusado, por isso tornou-se um autodidata, fundou a Scuderia da Ferrari, fabricou seu primeiro carro e se instalou em Maranello. 

Um dos grandes projetos de Enzo Ferrari era fabricar carros para todas as categorias de competição. Seus principais adversários nas competições eram a Alfa Romeo e Maserati, porém a Ferrari conseguiu se consagrar no Campeonato Mundial de Marcas. 

Durante toda sua vida tendo grande paixão pelos motores, Enzo Ferrari conviveu com as pistas de corrida. No entanto, após a morte de seu filho Alfredino Ferrari aos 26 anos sofrendo de distrofia muscular, Enzo se tornou triste e desde então nunca mais pisou numa pista de corrida, passando a usar constantemente seus óculos escuros.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.