15 janeiro 2011

Lucca, cercada pelas muralhas



Lucca, uma cidade da Toscana, é artisticamente cercada pelas muralhas do renascimento de 1500 e manteve intacto o seu centro histórico medieval. As muralhas tem 5 quilometros, formadas por 12 cortinas e 11 baluardos, e está a 12 metros acima da cidade, sendo transformadas em um passeio alto sobre os tetos das casas, o que permite conhecer e ver a cidade do alto.






Avenida sobre a muralha de Lucca

Mas é andando pelas ruazinhas medievais estreitas de Lucca é que torna possível ver os monumentos de Lucca: as Casas Guinigi com a torre alta, a Praça e a Igreja de S. Maria, a Igreja de S. Francesco, o Museu Nazionale de Villa Guinigi.
A Piazza del Mercato é praticamente o espaço central do antigo Anfiteatro Romano e as casas medievais cresceram apoiando-se sobre os potentes degraus do edifício. A praça representa uma obra prima única da arquitetura italiana e um epísodio urbanístico. Da Torre Guinigui se tem uma bela vista da cidade.





O Duomo dedicado a San Martino e a praça tem ainda as formas românicas originais. No interior de San Martino existe a antiguíssima escultura do Volto Santo, que segundo a tradição representa o verdadeiro rosto de Jesus. Toda a área perto da Igreja de S. Frediano conserva ainda as antigas armações das entradas de muitas lojas e laboratórios artesanais. Ao percorrer a elegante e pitoresca rua, se vê casas e torres, embelezadas por elementos em ferro batito.




Lucca foi fundada pelos lígures numa ilha do rio Serchio, desde o século 5 a.c. e depois ocupada pelos etruscos. No século 13, era um importante centro de produção de lã e centro financeiro internacional. No entanto, tendo caído sob o controle dos Pisanos no século 17, perdeu progressivamente a sua importância econômica, além das pestes que atingiram a região. É a terra do grande músico Puccini, que compôs Madame Butterfly e La Boheme. Hoje é uma das maiores produtoras de azeites e vinhos da Itália.

2 comentários:

  1. Ciao Lucia,
    tutto bene?

    Lucca é mesmo uma cidade molto bella, aliás como toda a região da Toscana.

    Você é de Minas, certo?
    Estou no Brasil há mais de um ano e ainda não visitei esse estado. Tenho muita vontade de conhecer as cidades históricas. E eu adoro pão de queijo e outros doces da sua terra. Todos falam que a comida mineira é muito boa.

    A presto.

    Un abbracccio,
    davide

    ResponderExcluir
  2. Lucca é uma bela cidade, onde nasceu meu bis nono Michele Bacci que deixou sua terra natal e imigrou para o Brasil vindo morar na cidade de Bento Gonçalves no estado do Rio Grande do Sul. Aqui casou com Theodolinda Maccari e tiveram 9 filhos. Seu objetivo era voltar a Lucca e rever seus familiares, mais uma doença o levou jovem ainda, deixando de realizar seu sonho de voltar para sua QUERIDA LUCCA a qual tinha grande saudades.Esta é um pouco da saga de meu bis nono que foi de todos imigrantes italianos que vieram para o Brasil...trabalhar na America e voltar a Itália, mais o destino não permitiu.

    ResponderExcluir

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.