22 março 2011

Genova a cidade de Colombo



Gênova, na região da Liguria, é um importante porto marítimo no melhor ponto do mar Mediterrâneo e o maior da Itália. A cidade é muito antiga e consta que foi destruída em 209 a.C. tendo sido reconstruída pelos romanos que usavam o porto. Terra de origem de Cristovão Colombo, Gênova foi a capital européia da cultura nas comemorações dos 500 anos da viagem de Colombo à América, quando foi totalmente revitalizada. Devido ao seu passado glorioso é chamada de La Superba (a soberba).



O navegador Cristóvão Colombo, reverenciado como filho ilustre de Gênova, nasceu numa casa na Porta Soprana, antigo portão leste da cidade. Gênova se projetou no século 12, vencendo os piratas sarracenos que agiam na costa da Ligúria. Naquela época os mercadores fizeram fama e fortuna em Bizâncio (Istambul) e Bruges (Bèlgica) e foi a vocação marítima dos genoveses que levou a Espanha a financiar a viagem que o traria Colombo até as Américas. Também foi pelo Porto de Gênova que passaram os imigrantes italianos que se dirigiam para a América no século 19.





No entorno do porto da 5a. maior cidade italiana, foi edificado um dos mais vistosos aquários da Europa. O Aquário de Gênova é o maior aquário da Itália e o 2º maior da Europa. Construído para a Expo'92 Genova, o Aquário é uma perspectiva científica, centro cultural e educacional. Com a missão de educar e sensibilizar a opinião pública em matéria de conservação, manejo e uso responsável dos ambientes aquáticos, é um dos pontos turísticos mais visitados em Gênova.







Embora se localize no meio da Riviera Italiana, entre San Remo e Viareggio, Gênova é agitada pelas suas indústrias e comércio, mas também pelo turismo além de ser um porto de onde partem os turistas para a Sardegna e outras cidades da Europa. Encravada entre os montes Apeninos e a costa da Ligúria, quem sobe pelos becos que convergem até o porto em direção à piazza de Ferrari, marcada por uma fonte circular de 1936, encontra a catedral do século 13 consagrada a São Lourenço, também chamada de Duomo.

Atrás da fachada monumental, ornamentada por listas de mármore cinza e rosado, San Lorenzo esconde a capela dedicada a São João Batista, padroeiro da cidade. Passando pela Piazza Ferrari se avista o Palazzo Ducale, antiga casa dos doges genoveses, que funciona como centro cultural. Na via Garibaldi, os palácios foram erguidos pelas famílias que controlaram a cidade, como os Doria, os Grimaldi, os Spinola e os Di Negro.





Hoje, ao lado de Piazza De Ferrari existem inúmeros edifícios de escritórios, sedes de bancos, seguradoras e outras empresas privadas, sendo o centro financeiro e de negócios de Gênova, que os genoveses chamam de City. O Palazzo Rosso está na Via Garibaldi , é uma das mais importantes galerias de fotos da cidade, junto com as galerias do Palazzo Bianco e Palazzo Doria Tursi, construído em 1671. O Palazzo Bianco é um dos principais prédios de Gênova na Via Garibaldi.

Na Via 20 Settembre a cidade tem ares de metrópole, onde as lojas encravadas sob galerias protegem os pedestres do vento no inverno, que gela os becos e avenidas.
Genova é totalmente uma obra de arte, com seus afrescos, pinturas e obras de arte nos museus, além dos palácios, vils, praças e galerias de arte. A cidade tem uma tradição da música folclórica em dialeto genovês, como o trallalero e várias canções, incluindo a conhecida peça " Ma se ghe Penso".





O Pesto Genovês é uma das especialidades da Ligúria, logicamente feito com o melhor manjericão da região de Gênova, que compõe as massas que rivalizam com os pescados, e também os Pinolis é uma especialidade da região. O "Cappun Magru" é basicamente uma salada feita com muitos ingredientes, da culinária da Ligúria. Além de colorido e saboroso, é um prato que envolve mistério e fascinio devido suas várias origens históricas.











2 comentários:

  1. Lindo este post!Ligúria e Genova e o berço da minha familia e terra dos antepassados desde Idade Media.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.