Siena é uma das joias da Toscana, onde as tradições, a arte e sua cultura estão presentes na vida das pessoas. A cidade parece um cenário de filme épico, já que todos os seus antigos palácios e monumentos ainda estão cuidadosamente preservados.
Quem chega à noite em Siena, atravessa suas majestosas muralhas e percorre suas ruas antigas e tortuosas cheias de mistérios e encantos, tem a sensação de ter penetrado num mundo de sonhos.
No silêncio da noite, a cidade parece que esconde o que tem de atual e de moderno. Paira no ambiente apenas o perfume medieval, da qual ela foi um glorioso expoente e hoje é seu fiel testemunho...
Considerada Patrimônio da Humanidade, durante o dia a cidade é calma. Mas quando a noite cai, a cidade se veste se uma atmosfera mágica, que a torna especialmente atraente. Com uma animada vida noturna, que pode ser apreciada em bares, pubs e outros locais exclusivos, você vai se apaixonar por essa cidade.
O pessoal da cidade tem o tradicional costume de tomar um aperitivo antes do jantar. Muitos aproveitam para fazer um passeio no final da tarde, principalmente ao longo do "Banchi di Sopra", uma das artérias da cidade onde se encontram belas construções e monumentos.
O pedido típico é uma taça de vinho ou um spritz, um coquetel feito com vinho branco e água mineral ou tônica. Para acompanhar, geralmente as pessoas se servem em um buffet de carnes frias, salsichas, saladas e massas.
Siena é uma das cidades mais velhas do mundo. Foi na Antiguidade um centro etrusco, depois gaulês e por fim romano.
Nos primórdios da Idade Média era constituída por três povoações em redor de outros tantos castelos: Castel Vecchio, Castel di Val di Montone, agora convento dos Servos de Maria e Castellare de Camollia, que já não existe.
Em torno desses pequenos burgos os povoados cresceram, até se encontrarem em torno da Piazza del Campo, que se tornou o centro de Siena. A praça conta a história da cidade através da mais linda joia da arte medieval italiana, na riqueza de seus mármores e mosaicos.
Piazza del Campo
Rodeada por palácios e velhas mansões, antigamente a praça era onde se situava o Fórum Romano. Hoje a principal construção é o Palazzo Pubblico ou Palazzo Comunale, onde está instalada a Câmara Municipal, um museu e a Torre del Mangia ou a Torre do Sino.
Torre del Mangia
Construída em 1340 com 102 metros de altura, com certeza essa torre oferece a melhor vista panorâmica de Siena. Quando foi desenhada, pretendia-se que fosse a torre mais alta da Toscana, maior do que a de Firenze, cidade que na época era a rival de Siena.
No passado o sino da torre marcava a vida da cidade, soando alegre nas festas, fúnebre nas calamidades e vibrante ao chamar para a guerra. Seu nome originou do alcunha Mangiaguadagni ou comedor de lucros, atribuído ao primeiro tocador de sinos, que cobrava uma taxa para quem quisesse subir na torre.
Aliás, é preciso muito fôlego para subir os 352 degraus da torre. A Cappella na base da torre foi construída em cumprimento a uma promessa solene feita pelo povo de Siena à Virgem, durante a peste que atingiu a cidade em 1348 e que matou 65.000 dos seus 100.000 habitantes.
Palazzo Comunale
Na Idade Média Siena foi um dos centros mais florescentes da Itália, pelo valor militar e pelos gênios artísticos nascidos na região. O conjunto do palácio foi construído em 1297 durante o Governo dos Nove, um conselho semi-democrático formado por representantes de alguns bairros e nobres, por isso existe a divisão da praça.
Dentro do Palazzo Comunale destaca-se a Sala della pace, onde se reuniam os governantes desde a Idade Media. Nessa sala encontra-se uma das obras mais famosas da pintura italiana, um afresco que, de forma alegórica, conta os contrastes entre o bom e mal governo. Seu autor é Ambrogio Lorenzetti, um dos máximos expoentes da pintura senese.
Museu Cívico
No Palazzo Comunale está instalado o Museu cívico, que reúne diversas obras de Siena. Aliás em Siena há vários museus, tal como o Museo di Storia Naturale dell'Accademia dei Fisiocritici, o Museo Contrada Priora della Civetta, o Archivio di stato e o Museo Archeologico di Siena.
No Museo di Storia Naturale há uma coleção de enormes esqueletos de animais, que preenchem os pátios. Há também outros que reúnem uma coleção de obras de arte. Mas se quiser conhecer a história de Siena, não perca a oportunidade de visitar o Archivio di stato e o Museo Archeológico.
Universidade Degli studi di Siena
A Università Degli Studi di Siena, fundada em 1240 com seus cursos de Direito e Medicina, é uma das mais prestigiadas universidades italianas.
É um costume dos estudantes se reunirem na Piazza del Campo para estudar, namorar, conversar com amigos ou fazer um lanche, todos sentados no chão.
Então. não se sinta constrangido em sentar no chão caso queira descansar um pouco, após as caminhadas pela cidade.
Palio de Siena
Siena teve destaque na civilização cristã e seu esplendor é revivido por seus habitantes, quando retomam os trajes antigos e as corporações de artesãos ressurgem para celebrar o Palio de Siena, que é uma das grandes atrações de Siena.
Realizado duas vezes por ano, bandeiras medievais são hasteadas. Ouvem-se trombetas, tambores de guerra e, como que saído por encanto de alguma iluminura, um esplêndido cortejo entra na Piazza del Campo diante os olhos maravilhados dos espectadores.
É chegada a Festa do Pálio. Realizada tradicionalmente desde o século 14, essa festa remete Siena de volta ao passado, oferecendo uma visão encantadora da alma guerreira, artística e religiosa da Idade Média.
Por ocasião da corrida demarca-se uma larga pista entre os edifícios e o centro da praça, que exige grande perícia dos jóqueis. Mas o Pálio não é apenas uma festa esportiva e guerreira, é também uma celebração religiosa.
A primeira corrida se realiza no dia 2 de julho em honra da Madonna di Provenzano e a segunda a 16 de agosto, em louvor de Nossa Senhora da Assunção ou Madonna dell'Assunta.
Esta especial devoção com a Mãe de Deus, a quem elegeram como Padroeira da cidade, tem origens muito antigas. Nos tempos do apogeu militar, partindo para a guerra, eles ofereciam a Nossa Senhora as chaves das nove portas das muralhas de Siena para alcançarem sua proteção no combate.
Em agradecimento pelas vitórias conquistadas, erguiam capelas e oratórios. Na véspera da batalha de Monteaperti dedicaram a cidade à Madonna dell'Assunta e lhe consagraram a catedral.
Nos fins do século 16, quando uma terrível peste assolou a região, o povo mais uma vez voltou-se para sua protetora, mas não pôde entrar na catedral para oferecer seus votos, porque dentro havia uma disputa terrível entre os cônegos e as portas estavam fechadas.
Acorreram a Santa Maria di Provenzano, cuja imagem ficava entre duas janelas de uma humilde morada na Via dei Provenzani di Sotto e que já operara milagres. A Virgem atendeu às suas preces. Desde então a solenidade dedicada a Santa Maria de Provenzano se tornou a principal festa religiosa de Siena.
Embora o espírito religioso atual seja menos intenso que o de antigamente, o Pálio é realizado em louvor de Nossa Senhora. O único prêmio ao vencedor da corrida é um estandarte - Palio - pintado a mão, com a imagem da Madonna de Provenzano ou da Assunção.
A festa tem lindas cerimônias e símbolos religiosos e, muitas outras peculiares a cada "contrada", nome que se dá aos 23 grupos que participam da corrida representando os diversos bairros de Siena.