Localizada na região da Campania, Sorrento tem mar mas não tem praia nem monumentos importantes, mas é uma cidade muito agradável e segura para admirar as paisagens sobre a costa.
Situada sobre penhascos íngremes e cercada por montanhas de calcário, a cidade é um típico povoado de pescadores e o ponto de partida dos ferries e hydrofoils que levam a Capri, Ischia, Procida, Massa Lubrense e a outros magníficos lugares.
O pequeno porto de pesca de Marina Grande é onde se pode sentir a naturalidade de Sorrento. Vários hotéis e restaurantes estão situados junto à praia, onde se pode apreciar o verdadeiro Spaghetti al vongole.
Sorrento e a Costa Amalfitana são bem conhecidas pelos esplêndidos limões grandes que servem para os produtos típicos desta região: Chocolate, o Limoncello - um licor muito saboroso e os sabonetes de limão, além dos diversos sabores de sorvete.
De acordo com a lenda, Ulisses teria dedicado seu culto às sereias, surgindo daí o nome de Sorrento. Contam as lendas que ali viveram as sereias que atraiam os marinheiros cantando com sua bela voz sobre as pedras, especialmente em Punta Campanella.
Massa Lubrense
Essa é uma estância balneária de Sorrento, que tem uma paisagem deslumbrante. O centro histórico é cercado por pomares de terraços, morros cobertos com vegetação mediterrânia, uma paisagem reforçada pelo mar azul e o majestoso Vulcão Vesúvio a alguns quilometros de distância.
São abundantes nessa região as plantas tropicais, como agave e cactus, mas a planta mais importante é a Lithodora, uma planta que só nasce nessa região. Não há nenhuma espécie em outro lugar do mundo e suas belas flores florescem no inverno.
Hoje a região é protegida, uma reserva onde há inúmeros vestígios arqueológicos. Local de templos dedicados à deusa de Atenas e construções medievais, a cidade viveu tempos conturbados. Este período é lembrado por um velho castelo do século 14, onde há uma bela vista de toda a região.
Festival das Sereias
As aldeias vizinhas tem ambiente rústico do século 19 e eventos culturais relembram a cada ano sua rica história. Antigos registros falam do extremo da península e dizem que os gregos gostavam de navegar pelos mares dessa região. Em Massa Lubrense no mês de dezembro acontece o Festival das Sereias, que resgata a história de comemorações antigas.