30 agosto 2024

Torrechiara, local de um amor proibido

 


Torrechiara é um lugar encantador para apreciar as tradições e os autênticos sabores da Itália. Localizada nas colinas da Emilia Romagna, essa vila medieval oferece uma  esplêndida vista do vale do Parma e das montanhas dos Apeninos. 



No alto da colina encontra-se o impressionante Castelo de Torrechiara, um monumento nacional que preserva belos afrescos e salões elegantes.  Considerado como um dos castelos mais notáveis, cenográficos e mais bem preservados da Itália, o monumento encontra-se aberto à visitação turística.



O nome do castelo deriva do termo "Torciara", que significa literalmente "prensar o vinho", pois na Idade Média, assim como acontece ainda hoje, o castelo usufrui de de um clima ameno e uma vista brilhante sobre vinhas e olivais. Ainda é possível maravilhar-se com uma vista panorâmica de todo território circundante, através das varandas ou de caminhadas pelas muralhas.



Segundo a tradição local, o magnífico Castelo de Torrechiara foi construído entre 1448/1460 por ordem do Conde Pier Maria II Rossi, um nobre da região, que no passado lutou a favor dos Duques de Milão.

A princípio o Conde alegou que o castelo era necessário para preservar a segurança da região. Isolado na paisagem e no alto de uma colina, sua localização permitiria combater qualquer invasão.



Do lado de fora o castelo tem uma aparência austera, mas tudo muda assim que que se cruza as linhas defensivas do castelo. Há nada menos que três linhas de parede com até quatro torres. 

A todo tempo observa-se a importância da Casa de Rossi, que foi retratada em todos os castelos de propriedade da família. O acesso ao pátio é feito passando por uma longa entrada coberta. 



Ao entrar no castelo o cenário militar abre espaço para a atmosfera pacífica da vida cortesã e familiar. As varandas se abrem para o grande pátio, de onde pode-se observar os andares superiores.  



Entre os quartos destacam-se o Salone Degli Stemmi, a Sala de Júpiter ou Sala di Giove, a Sala del Pergolato, a Sala dos Anjos ou Sala Degli Angeli. 



Há ainda a Sala da Paisagem, a Sala da Vitória ou Sala Della Vittoria, o Velarium, a Sala de caça e pesca e, por último, o magnífico Salone Degli Acrobati.



Os afrescos são notáveis, apresentando figuras mitológicas grotescas, anjos, cartelas e arquitetura imaginária. As áreas de serviço são imperdíveis, tal como as cozinhas e estábulos, bem como a rede subterrânea de masmorras, abertas apenas em ocasiões especiais.



A magnifica fortaleza demorou 20 anos para ser concluída. No entanto a construção serviu para outros planos. O Conde era um homem culto e grande apreciador da arte e arquitetura. Pai de 10 filhos, ele era casado desde os quinze anos de idade por interesses de sua família.

Senhor de Parma, durante suas incursões em Milão ele se apaixonou por Bianca Pellegrini, que era a dama de companhia da Duquesa de Milão. Bianca também era casada, mas diante da paixão ela deixou o marido e foi viver com o Conde.



Para viver esse amor proibido, o conde encomendou uma rica decoração, que homenageia a história de Pier e Bianca. A sala apresenta as hastes dos dois amantes e dois corações com as frases "Digne et in aeternum" ou "Dignidade e Eternidade", gravando assim a eternidade de seu amor terreno. 



Os monogramas dos dois amantes são imediatamente reconhecíveis na viga da porta da igreja do castelo dedicada a San Nicomedes, mas principalmente o quarto dos amantes, denominado como "Camera d'Oro", cujo aposento  destaca-se pelos belos afrescos.



Apesar das poucas peças de mobiliário espalhadas aqui e ali, um conjunto de cores vivas e figuras bizarras embelezam todo o percurso. Em todos os elementos da decoração, dos vasos de terracota às pinturas, encontram-se as iniciais do casal entrelaçadas, alternadas com a inscrição "Nunc et Semper" ou seja "Agora e para Sempre"...



Desde 1911 foi tombado como um monumento nacional italiano, ficando assim protegido pelo Ministério do Patrimônio Cultural e Atividades e Turismo. Ele faz parte do Complexo Museológico Emilia-Romagna  e está incluído no circuito dos Castelos do Ducado de Parma, Placência e Pontremoli. 

Um terremoto em 23 de dezembro de 2008 causou danos consideráveis ao castelo, especialmente à parede externa da Torre de San Nicomedes e Merlão coroado. Algumas salas foram imediatamente fechadas e em 2009 foram realizadas as obras de consolidação estrutural do edifício. 

O oratório de San Nicomede foi posteriormente renovado no nível do solo. A laje do telhado que desabou foi reconstruída. No piso principal, a Sala della Sera original foi recriada e restaurada, assim como as outras salas. 



Com a sua silhueta imponente e elegante, o castelo evoca um passado medieval, despertando a curiosidade de muitos escritores e realizadores. Por diversas vezes o castelo foi usado como cenário para vários filmes e programas de televisão.

Em 1937 serviu de cenário para o filme "Condottieri"  e em 1981 para o filne "Tragedia di un Uomo Ridicolo". Em 1985 foi feito o filme "Lady Hawke. Em 1995 em seus aposentos foi criado o videoclipe da música "Riguarda noi" e  em 2012 para o videoclipe da música "Yesterday" do cantor e Umberto Tozzi.

Em 2012 foi cenário para aminissérie de televisão "La Certosa di Parma" e em 2014 para aa série de televisão "Francesa Borgia". Em 2017 os aposentos do castello apareceram no episódio intitulado "Castelli na época do programa de televisão Ulisse - Il piacere della scoperta", concebido e liderado por Alberto Angela.



Todos os domingos, como parte do projeto interprovincial "I Castelli delle Donne", é possível participar de visitas guiadas, quando os guias vestem roupas medievais. Todo primeiro domingo do mês à tarde há uma visita guiada animada.

Desde 1996, nos meses de julho e agosto, o Tribunal de Honra do castelo é a sede do evento musical, conhecido como o "Festival Torrechiara "Renata Tebaldi", que anualmente lembra importantes artistas italianos e estrangeiros. 

Entre os outros eventos anuais hospedados na mansão, acontece o evento "Due cuori e un castello", próximo ao Dia dos Namorados, e a reconstrução medieval "Giorno di Festa a Corte" em 2 de junho.



O Conde faleceu em seu castelo em 1482. E assim como em todos os castelos, o Torrechiara também mantém sua lenda de fantasmas. Segundo contam, nas noites de lua cheia, junto à estrada de acesso original ao castelo, o espectro de Pier Maria II de 'Rossi vaga em busca de amada Bianca Pellegrini, repetindo o lema "Nunc et sempre"...