Basílica de Superga
No lugar mais alto da colina em torno de Torino está a Basílica de Superga, que é visível de qualquer parte da cidade. De longe ela parece pequenina, mas quando se chega diante da basílica tem-se a ideia exata de sua grandiosidade. É quando a gente se sente bem pequenino.
O interior é magnifico e a cúpula da basílica é impressionante. Há duas capelas principais e quatro capelas secundárias. À esquerda da entrada estão as escadas que levam ao subsolo onde está a Cripta.
A devoção a Nossa Senhora das Graças remonta a muitos séculos passados. Já em 1439, quando nem existia qualquer igreja, os fieis já se dirigiam a Superga para adorar uma santinha, a quem pediam graças e milagres.
Do alto da colina tem-se uma bela vista panorâmica da cidade. E foi essa visão que deu origem à criação da basílica. Em 1704 Torino enfrentou um sério conflito com os franceses e o Duque Vittorio Amedeo II de Sabóia subiu até a montanha para observar o movimento dos inimigos.
Diante do iminente ataque, o duque fez uma promessa à Virgem Maria de que construiria uma igreja naquele local. Tendo vencido a batalha ele mandou construir a basílica que foi concluída em 1731 e onde estão os mausoléus de reis e príncipes da família Saboia.
Homenagem aos jogadores do Torino |
Atrás da basílica existe uma homenagem aos 18 jogadores e da comissão técnica do Torino, que morreram num trágico acidente na colina de Superga.
Em 04 de maio de 1949 a equipe do Torino estava retornando de uma partida realizada em Lisboa num voo que deveria chegar em Torino no final da tarde.
Entretanto a aeronave foi surpreendida por intenso nevoeiro, vindo a chocar-se contra a colina de Siérga. Nada restou da violenta explosão.
Entretanto a aeronave foi surpreendida por intenso nevoeiro, vindo a chocar-se contra a colina de Siérga. Nada restou da violenta explosão.
Na época o Torino era uma das melhores equipes de futebol da Itália e da Europa, mas a tragédia mudou para sempre a história do clube.
Estádio do Juventus |
Os italianos são apaixonados por futebol e em Torino existem dois grandes clubes: o Torino (Il Toro Rosso) e a Juventus (La Juve Bianconera), que atualmente é uma das melhores equipes da Itália e foi consagrada campeã do Campeonato italiano nos últimos tempos.
Existem dois estádios distantes do centro da cidade. De um lado, o belo e moderno Estádio da Juventus foi construído para a Copa do Mundo de 1990.
Do outro lado da cidade está o Estádio Olimpico Torino, onde foram realizados os Jogos Olímpicos de 2006.
Museu do Esporte
Primeiro e único permanente na Itália dedicado a todos os esportes, o museu foi iniciado através de uma coleção particular, o acervo do museu cresceu tanto que hoje ocupa dois andares.
Ha um stand especial dedicado ao piloto Ayrton Senna e aos jogadores brasileiros Zico e Pelé, que acalentaram a nossa paixão pelo futebol e pela Fórmula 1.
Permesso, per piacere.
ResponderExcluirIl Stadio construtto per il Mondiale di calcio 1990 si chiamava "Stadio Delle Alpi" (Gruppo C: Brasile, Svezia, Costa Rica, Scozia). Un Stadio comunale.
Il Juventus Stadium è un altro Stadio. Inaugurato nel 2011 dopo la demolizione del Delle Alpi. Cinque anni dopo il Giocchi Olimpici Invernali 2006 (Stadio Olimpico, oggi Stadio Olimpico Grande Torino).
Grazie a tutti voi di cuore. Auguri!