Capella della Sindoni
Na Capella della Sindoni, que é conectada ao palácio, está uma das relíquias do cristianismo: o Santo Sudário. Segundo a tradição católica, o Santo Sudário é um pedaço de linho que teria sido usado para cobrir o corpo de Jesus crucificado, onde restou vestígios de seu martírio.
Santo Sudário
Na Idade Média a relíquia foi utilizada como símbolo de proteção. A relíquia chegou em Torino pelas mãos de uma hóspede da família Saboia em 1418, que esteve de posse da relíquia por vários séculos até ser doada para a cidade.
Atualmente a relíquia permanece hermeticamente trancada numa caixa e raramente é exibida ao público, mas pode-se ver uma réplica fotográfica. No Museu de Ciência e História há um amplo acervo sobre a história do Santo Sudário.
Santuario della Consolata
Quando o Império Romano entrou em decadência, floresceu o cristianismo em Torino. San Massimo, o primeiro bispo de Torino, foi incansável pregador da fé cristã na cidade que era dominada pelo paganismo.
A família Sabóia incentivou a construção de igrejas e hoje encontramos inúmeras na cidade, muitas bem perto de outras. Também há muitos museus religiosos dedicados a personalidades santas que se dedicaram à assistência social.
Uma igreja que tem destaque em Torino é o Santuário della Consolata, que é uma das mais antigas de Torino. Ela foi construída fora das muralhas da antiga cidade e na época do ataque a Torino em 1706 sofreu algumas avarias.
No alto da cúpula há uma placa comemorativa devido a igreja não ter sido destruída. O santuário era um lugar de oração de muitos santos do Piemonte.
Igreja dei Santi Martiri
Há também outras igrejas suntuosas, como a Igreja de San Domenico, San Filippo Neri, Corpus Domini, Trinità e muitas outras. Entre essas a Igreja dos Santos Martíres erguida em 1577 tem destaque devido ao seu elegante acabamento.
Quem quiser resgatar antigas tradições, na Igreja della Misericórdia pelo menos em um domingo do mês há a celebração da missa em latim acompanhada por canto gregoriano.
Basílica dell'Ausiliatrice
A Basílica de Santa Maria Auxiliadora está num ponto mais distante do centro da cidade, mas é muito interessante. Foi construída em 1865, no local onde funcionava o Lar dos Meninos Pobres fundado por Dom Bosco.
Em sua vida o santo dedicou-se à educação de jovens e fundou a Congregação dos Salesianos, tendo sido aclamado como o Mestre da Juventude e Padroeiro dos Aprendizes. Na capela estão os restos mortais de Dom Bosco falecido em 1888 e outras relíquias de 6.000 santos.
Dizem que Dom Bosco tinha premonições e visões que lhe apareciam em sonhos, que começaram depois dele ter tido uma visão Virgem Maria. Ele não sabia lidar muito com esse poder sobrenatural e o Papa Pio IX que era seu confessor recomendou que escrevesse seus sonhos e premonições.
E foi devido a um sonho que Dom Bosco previu que entre os paralelos 15 e 20 haveria de surgir um lugar de muita riqueza próximo a um lago. Intérpretes atribuíram essa premonição à fundação de Brasília em 1960, a capital brasileira que tem Dom Bosco como um de seus padroeiros.
Continua no post: Pimeonte Torino 3
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço por sua visita e seus comentários