Um detalhe fascinante de Torino são os 18 km de pórticos, que permitem percorrer algumas ruas da cidade protegido do sol, da chuva e da neve. Embora haja pórticos em outras cidades da Itália, alguns detalhes tornam os pórticos de Torino únicos.
Pórticos da Via Po
Um detalhe fascinante de Torino são os 18 km de pórticos, que permitem percorrer algumas ruas da cidade protegido do sol, da chuva e da neve. Embora haja pórticos em outras cidades da Itália, alguns detalhes tornam os pórticos de Torino únicos.
Pórticos da Via Pietro Micca
Segundo contam, os primeiros pórticos da cidade tiveram início nos anos de 1600, que depois foram aparecendo em outras ruas e praças da cidade.
Saindo da Piazza Castello, as ruas que partem em diferentes direções possuem os famosos pórticos, como a Via Po, Via Roma, Via Pietro Micca, Via Garibaldi e outras nas imediações.
Pórticos do Corso Vittorio Emanuele
Interessante na Via Po é que até a Piazza Vittorio Veneto os pórticos são contínuos somente do lado esquerdo, o que não acontece do lado direito.
A explicação é que na época os pórticos tinham por objetivo proteger a nobreza dos intempéries da natureza quando circulassem pela cidade.
Via Roma
Quem percorre a Via Roma, descobre o lugar das lojas mais elegantes de Torino protegidas pelos pórticos.
Ela liga a Piazza Castello à Piazza San Carlo, que é uma das praças mais bonitas e elegantes de Torino. Talvez seja por isso que ela é chamada de "Salotto de Torino" ou "Sala de Estar de Torino".
Piazza San Carlo
A praça foi criada em 1638, quando belos palácios foram construídos para celebrar a nomeação de Torino como a capital do governo. No centro o monumento equestre de 1838 retrata o Duque Emanuele Filiberto de Sabóia.
A praça sempre foi local de eventos importantes, tendo sob suas arcadas antigos cafés que foram frequentados por grandes personagens da história italiana e artistas de renomes.
As duas igrejas gêmeas, uma dedicada a Santa Cristina em 1639 e a outra a San Carlo Borromeo em 1619, marcam a continuação da Via Roma tendo nos fundos grandes estátuas sobre fontes.
Ao final da Via Roma chega-se à Piazza Carlo Felice onde está a Stazione de Porta Nuova, de onde partem trens para diversos lugares da Itália.
Nas imediações da Porta Nuova está a GAM Torino - Galeria de Arte Moderna, que é o segundo maior museu de arte moderna na Itália.
No acervo estão milhares de esculturas, pinturas, gravuras, manuscritos e vídeos tornando-se um lugar imperdível para os amantes da arte.
Via Garibaldi
Essa é a rua mais antiga da cidade. Em tempos passados era chamada de Via Dora Grossa, sendo hoje reservada apenas para pedestres onde pode-se caminhar tranquilamente para admirar diversas lojas, algumas igrejas e palácios.
Continua no post: Piemonte Torino 7
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço por sua visita e seus comentários