22 fevereiro 2022

Ferrara, joia do renascimento 2 - Loggia dei Mercanti

 


Loggia dei Mercanti

Em um dos lados da catedral encontra-se a Loggia dei Mercanti, um centro comercial onde se encontra de tudo um pouco, por isso antigamente era chamada "Loggia degli Strazzaroli".  

Requintadas lojas de grife encontram-se nas imediações da catedral e do castelo, onde você pode encontrar as últimas tendências da moda. Há também outras lojas espalhadas pela cidade, como o comércio da Via Garibaldi e Via Giuseppe Mazzini.



Museu Judaico 

Na Piazza Trento e Triste tem início a Via Giuseppe Mazzini, que teve um papel importante em Ferrara, tanto na área urbana e quanto socialmente. Nessa rua teve início em 1275 o assentamento do povo judeu, que se concentrou nas imediações da Via Mazzini. 

Aliás na Itália encontram-se os guetos judaicos mais antigos do mundo. A origem da palavra gueto é veneziana, já que o gueto mais antigo do mundo encontra-se instalado em Veneza desde 1516. Tendo se tornado por séculos como referência da cultura judaica, em Ferrara existe também um museu dedicado à cultura hebraica.

Centrado no tema do Torá – a Bíblia hebraica, no museu há uma coleção de objetos tradicionais e de culto, móveis antigos, decorações dos rolos da Torá, documentos e impressos. Durante a Segunda Guerra Mundial, muitos judeus que moravam em Ferrara foram presos pelos nazistas e levados para os campos de concentração, de onde jamais retornaram...   



Palazzo San Crispino 

Em frente à Piazza Trento e Trieste está o Palazzo San Crispino. Também conhecido como o Oratório dos Sapateiros, a loggia foi construída em 1257, quando o terreno pertencia à Catedral e foi cedido à Arte dei Callegari ou Arte dos Sapateiros. 

O oratório foi dedicado aos Santos Crispino e Crispiniano, por esses santos terem sido sapateiros. Os dois apoiaram a fé cristã e durante as perseguições do Império Romano aos cristãos, eles foram condenados à morte. A pintura que retrata os santos foi feita em 1750.

A aparência atual do Palazzo San Crispino deve-se a alguns trabalhos de restauração realizados no século 19, que lhe deram sua aparência neoclássica com as arcadas no térreo. As esculturas em sua fachada retratam importantes figuras da história da cidade. 

Também localizada nas proximidades da Piazza Trento e Triestre, a Piazzetta Sant'Anna foi originalmente um claustro dentro do primeiro hospital da cidade, que foi criado no século 15. No local existia um oratório dedicado a Sant'Anna, por isso o mesmo nome foi dado ao espaço. Numa das celas do claustro esteve preso o poeta Torquato Tasso devido à sua suposta loucura.    



 Teatro Nuovo de Ferrara 

Junto à Piazza Trento e Triste encontra-se o Teatro Nuovo de Ferrara, que tem uma programação variada. Construído em 1925 e reformado em 2015, o teatro tem formas clássicas. Seu interior é finamente decorado. Com capacidade para 400 pessoas, metade das cadeiras estão dispostas em linha reta, enquanto as restante seguem o formato oval. Porém, diferente de outros teatros, não há balcões.

   


Teatro Comunale

Muitos teatros foram construídos na cidade ao longo dos tempos, porém havia a necessidade de construir um teatro sofisticado e elegante para atender à demanda de ricos, nobres e intelectuais. Assim teve início em 1773 a construção do Teatro Comunale nas imediações do Castelo Estense. 



A obra demorou 23 anos para ser concluída e o teatro foi inaugurado em 1798 com a ópera Gli Orazi. Devido à necessidade de reparos, além da ocupação alemã durante a Segunda Guerra Mundial, o teatro permanceu fechado. A partir de 1961 o teatro passou por restaurações que devolveram ao local o seu antigo esplendor. Hoje o espaço interno é surpreendente. 



Restaurado entre 1960/1980 o teatro em formato de ferradura tem capacidade para 1.000 pessoas. Os balcões alcançam até o teto finamente afrescado. Uma particularidade desse teatro é o seu pátio interno. Chamado de Rotonda Foschini, na antiguidade permitia que as carruagens entrassem pelo pórtico, deixassem os convidados protegidos da chuva e do frio e podiam sair em outra rua, mas esse espaço e circulação não é mais usado. 


continua em Ferrara 3...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por sua visita e seus comentários