22 fevereiro 2022

Ferrara, joia do renascimento 9 - Corpus Domini

 


Parco Montagnone ou Montagnola

Além da imensa área verde que circunda a cidade, também existem belos parques públicos. Um deles é o Parque Montagnone ou Montagnola, que tem vista para a viale Alfonso I d'Este. Situado junto ao Baluardo della Montagna, essa área de árvores altas é o local ideal para caminhadas, servindo também serve de refúgio para quem busca se refrescar nos dias de verão. 



Delizia dei bagni Ducale

Por ser um local agradável, é provável que isso tenha despertado o interesse do Duque Ercole II, que mandou ali construir em 1541 a Delizia dei bagni Ducale, também chamada de Delizia della Montagna di San Giorgio.

Em seu tempo era uma das mais belas residências de verão da família Este. Concebida como uma domus romana, com um grande pátio interno e salas ricamente decoradas, em seu interior havia diversas salas de banho. Atualmente prédio é ocupado pela Câmara Municipal de Ferrara. 



Palazzo Renée di Francia / Parco Pareschi 

Outro parque nas imediações é o Parco Público Pareschi. Outrora jardim do Palazzo Renée di Francia, hoje abriga a Università degli Studi di Ferrara. Esse palácio foi construído na Via Savonarola em 1475 e seu nome é uma homenagem à esposa do Duque Ercole D'Este II.

Também chamado Palazzo Pareschi, a mansão de dois andares tem ricos salões afrescados. Destacam-se quatro tetos decorados com cenas mitológicas, que foram feitos posteriormente no século 18. Com altos muros, a entrada do parque é feita pelo Corso Giovecca.



Palazzo Saracco o Contughi-Gulinelli 

Esse suntuoso palácio está situado na Via Savonarola e foi construído em 1542 para o professor Girolamo Mario Contughi. Após a sua morte, seu filho fez uma restauração no imóvel destruído pelo terremoto de 1570 e mandou incluir o portal saliente, o que deu requinte ao imóvel.

Na fachada há oito tabuletas de mármore com inscrições em latim, grego e hebraico, que recontam frases ditadas pelo professor Girolamo Mario Contughi. Posteriormente o palácio foi vendido para diversos proprietários, até ser doado para a Universidade de Ferrara. 




Casa Romei / Museu Casa Romei

Em frente à Universidade encontra-se a Casa Romei, uma residência que foi construída pelo comerciante Giovanni Romei em meados do século 15. Por ocasião do segundo casamento de Romei com Polissena D'Este em 1568, a casa foi ampliada e embelezada. Porém após a sua morte de Romei a casa foi doada para as freiras do Monastero Corpus Domini, que o incorporou em sua estrutura. 

No século 16 foram feitas obras de modificação, realizadas pelo Cardeal Ippolito II D'Este. Em seu pátio de honra tem destaque o monograma de Cristo. As decorações florais, a Sala das Sibilas e dos Profetas e o estúdio de Giovanni Romei constituem um corpo artístico único. Há decorações grotescas nos quartos do primeiro andar.



Monastero Corpus Domini 

Situado junto à Casa Romei, o Monastero Corpus Domini tornou-se um convento franciscano das Clarissas em 1431. As freiras eram chamadas clarissas em homenagem a Santa Clara. Uma delas era Eleonora d'Este, filha do Duque Alfonso I e Lucrezia Borgia, que ficou conhecida como uma das primeiras escritoras de música coral polifônica para mulheres.

 


"Milagre dos Pães"

Conta-se que nesse convento aconteceu um curioso fato, que foi chamado de "Milagre dos Pães". Certa vez Caterina de Vegri, que seria considerada como uma santa anos depois, estava fazendo pães e justamente quando os colocou no forno, chegou o Cardeal para fazer uma oração.

Por ter que participar da reunião, Caterina abençoou o pão e pediu a benção de Cristo. No entanto a reunião demorou e passado mais de quatro horas Caterina imaginou que o pão teria queimado. Porém quando abriu o forno Caterina encontrou a mais bela fornada do dia. Para seu espanto e das outras freiras, os pães estavam assados, belos e perfumados.  



Igreja corpus Domini / 

Construída em 1431 junto com o Monastero Fanciscano das Clarissas, a Igreja Corpus Domini possui uma decoração simples. Sua importância maior está no fato de ser o local onde foram sepultados membros da família Este. Apesar de terem marcado a história com sua nobreza, jazem agora num lugar simples e longe de holofotes. 

Aqui estão os restos mortais da freira Eleonora d'Este e de seus pais, o Duque Alfonso I e Lucrezia Borgia e alguns de seus irmãos. Também foram sepultados nessa igreja os Duques Ercole I d'Este, Ercole II d'Este, Afonso II d'Este, Nicolau III d'Este e demais parentes como Sigismondo d'Este, Giulio d'Este, Ferrante d'Este, Isabella d'Este etc.


continua no post Ferrara  9.1...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por sua visita e seus comentários