Chamada na antiguidade de Netum, Noto foi declarada Patrimônio Mundial pela Unesco. Localizada na Sicilia, suas origens são bastante antigas. Segundo a lenda grega de Ícaro, Dedalus teria parado em Noto depois do seu vôo sobre o mar Jônico. Hércules também teria ido para Noto depois de sua sétima tarefa. Leia mais sobre a lenda de Ícaro Click aqui
Considerada como a Capital do Barroco Siciliano, essa é uma cidade para ser visitada sem pressa. Somente assim é possível admirar as belas construções e apreciar a vida por ali, que transcorre num ritmo doce e lento.
Ao final da tarde, Noto reserva uma surpresa encantadora. Nesse período do dia, enquanto o sol se põe as belas construções adquirem um tom dourado. Tudo isso graças a uma equipe de arquitetos e escultores que reconstruiram a cidade.
Noto foi arrasada em 1693 por um violento terremoto de magnitude 7.4, a cidade inteira foi destruída. Logo após o desastre foi iniciado um novo planejamento urbano, que permitiu à cidade se tornar uma das mais belas do sul da Itália.
Em Noto encontram-se 50 igrejas e 15 palácios aristocráticos, considerados como Flores do Jardim de Pedras. Na rua principal da cidade, a Via Vittorio Emanuele, estão localizadas as construções mais importantes, como a Catedral ou Igreja Madre di San Nicolò.
Símbolo da cidade, uma boa parte e o teto da Catedral desabou em 1996, o que exigiu um complexo processo de reconstrução. Somente em 2007, ou seja 11 anos após o colapso, a Catedral foi enfim reaberta.
Também na Via Vittorio Emanuele encontram-se o Palácio Ducezio, o mosteiro, a Igreja do Santissimo Salvador, o Teatro e a Porta Reale. Por ser uma via fechada ao transito de veículos, é possível passear por ela tranquilamente e aproveitar para se deliciar com muitas iguarias nos bares e confeitarias.
Achados arqueológicos revelaram muitos túmulos gregos que remontam ao século 2 e 3. Fora da cidade encontra-se a Villa del Tellaro, um palácio da época romana.
Porém o que atrai mais turistas na cidades é a Infiorata, um evento realizado no mês de maio, quando a Via Nicolaci é coberta por pétalas de flores.
Realizado na cidade desde 1980, o Festival anual das Flores reúne jovens artistas de Noto, que usam flores, legumes e sementes para compor as obras que são esfumaçadas com café e farinha, o que dá destaque aos desenhos.
Ao longo das ruas, tapetes de flores se transformam em verdadeiras obras de arte que encantam pela delicadeza e pela criatividade. Um júri seleciona e premia as melhores obras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço por sua visita e seus comentários