12 novembro 2019

Napoli 20 Centro Direzionale





Stazione Centrale

Quem chega em Napoli através da Stazione Centrale, logo percebe o que a cidade tem de mais cativante; a própria efervescência das ruas, o modo único de vida dos napolitanos, seu cotidiano e seus costumes. Mas também pode experimentar um passeio numa das melhores estações do mundo.







Na verdade, o terminal de Napoli é muito mais do que uma simples estação de trens; é um verdadeiro shopping onde se encontra de tudo, desde pequenas comprinhas, caixas eletrônicos, emissores digitais, até agências que organizam passeios turísticos, aluguel de carro etc.






Os vitrais caracterizados como uma aranha a tecer aumentou o brilho dentro dos espaços. Mesmo que haja muito movimento é fácil se locomover e se informar dentro da estação.





Piazza Garibaldi 

Saindo da estação a primeira visão é da Piazza Garibaldi, um amplo espaço recentemente revitalizado onde se encontra um alto monumento dedicado ao grande líder revolucionário Giuseppe Garibaldi. Cercada por diversos hotéis, lanchonetes, bares e restaurantes, o movimento na praça é intenso.





Corso Garibaldi

A praça é cortada pelo Corso Garibaldi, uma larga avenida que atravessa toda a cidade. Andar pelas ruas é o modo mais fácil de conhecer a verdadeira Napoli do dia-a-dia, porém exige muita atenção. 

Diferente de qualquer outra cidade no mundo, atravessar uma avenida em Napoli pode ser uma aventura muito arriscada. O transito é caótico e quase ninguém respeita os semáforos. 




  

Aliás, quando estiver em Napoli, faça como os napolitanos. Uma dica é se postar junto de um napolitano e quando ele começar a atravessar a rua, vá junto. Principalmente nessa área da cidade é recomendável prestar atenção no transito e no movimento nas ruas. Vale lembrar daquelas recomendações de sua mãe em sua infância: "tenha cuidado com seus pertences e desconfie de pessoas estranhas"... 





Centro Direzionale

Ao lado da estação você vai descobrir outra face de Napoli, onde o modernismo nas construções novas e modernas contrasta com as antigas construções do centro histórico. Os arranha-céus, que se destacam no horizonte, pertencem ao Centro Direzionale e agrupam diversas empresas e importantes serviços municipais. 

Encravado na zona histórica de Napoli, um dos arranha-céus de 129 metros de altura é ocupado pela Telecom Italia. Nas outras 12 torres estão o Banco di Napoli, a Enel, o Consiglio e Junta regional da Campania e do Tribunale di napoli, além de diversos negócios e restaurantes.






Os dois prédios mais altos chamados de Torres Gêmeas de Napoli. Em meio às torres está a bela e moderna Igreja dedicada a San Carlo Borromeo, um arcebispo santo que viveu em Milão entre 1538/1584. É encantadora sua arquitetura externa, emoldurada por jardins e fontes. 

No passado, esse lugar foi escolhido em 1497 pelo rei Alfonso II de Napoli para construir a Villa Poggio Reale, sua residência real de verão. Na época a capital do Reino de Napoli era conhecida por elegantes casas com vistas panorâmicas e uma grande paisagem circundante.






Na época era localizada fora das muralhas da cidade. Com o passar dos anos a villa se tornou fábricas, que se transformaram em ruínas. Além disso, essa área foi severamente destruída pelos bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial. Certas partes ainda mostram as cicatrizes do bombardeio. 

Admirado por alguns e criticado por outros, o Centro Direzionale é alvo de polêmicas. Os problemas de manutenção, os danos provocados pelo vandalismo e questões de violência quase sempre encontram-se no cerne das discussões. No entanto, ainda que o complexo não agrade a todos, com certeza trouxe um pouco de beleza ao bairro Poggioreale ou Puciuriale, como dizem os napolitanos.




Prisão Estadual

Ao lado das belas construções encontra-se o austero prédio da prisão estadual, que ocupa uma grande área. Construída em 1914, essa prisão recebeu o nome do vice-diretor Giuseppe Salvia, que foi assassinado pela Camorra - a máfia napolitana.

Situações difíceis, relacionadas com as ações de facções criminosas, ainda ocorrem no bairro. Porém não é motivo para ter medo, pois há um ostensivo policiamento nas ruas. No entanto, assim como em grandes capitais, há batedores de carteira ou espertos esperando para aproveitar de turistas distraídos.




Piazza Nazionale

Logo adiante da encontra-se a Piazza Nazionale, uma praça que teve inúmeras saídas para vários pontos da cidade. Essa é uma área de muitos comércios, hoteis e restaurantes, que serve como ponto de referência para outras curiosidades da cidade. 





Cemitério Camposanto Nuovo

Uma das saídas da Piazza Nazionale leva direto ao maior cemitério da cidade. É chamado Camposanto Nuovo para distingui-lo de Camposanto Vecchio, agora conhecido como Cemitério da Fossae 366. 

Aliás, há vários cemitérios reunidos numa mesma área da cidade: o Cemitério delle Fontanelle, o Cemitério Santa Maria del Pianto e o Cemiterio de Poggioreale. Se você passar por lá, vai ver várias capelinhas alinhadas, uma ao lado da outra. 





Aeroporto Capodichino

Também a partir de Piazza Nazionale tem início um longo percurso que leva a Capodichino, o Aeroporto Internacional da cidade. Situado no bairro San Pietro, um local mais distante do centro da cidade, é preciso estar bem programado para enfrentar o transito das estradas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.