Guardia Perticara é um antigo vilarejo na região da Basilicata. Achados arqueológicos revelam que a cidade foi habitada na Idade do Ferro.
Assolada por uma epidemia em 1657 e por um violento terremoto de 1980, a cidade medieval teve uma drástica redução de habitantes, mas de suas estruturas medievais ainda preserva os magníficos portais, igrejas antigas e edifícios históricos.
Chamada de " Terra das casas de pedra", a pedra de Gorgoglione dá vida e profundidade para portais, escadas, arcos, sacadas e varandas de ferro forjado e carrega o perfume de madeiras que se sente ao passar pelas ruas estreitas.
As pedras trabalhadas por mestres artesãos ao longo das ruas, como a Via Marconi, pode-se ver nas casas de paredes de pedra com azulejos antigos, painéis nas janelas e detalhes arquitetônicos de uma sabedoria secular construtiva.
Além do excelente azeite extra-virgem de castanha, na cidade brotam espontaneamente o alcaçuz ou liquirizia e ervas em geral. As plantas do alcaçuz são oriundas da Europa Meridional e há séculos são utilizadas nos países mediterrâneos por suas propriedades medicinais e aromáticas.
Há mais de 3 mil anos os médicos chineses já utilizam o alcaçuz para tratar distúrbios do fígado e ainda hoje continua sendo um remédio popular. O principal ingrediente ativo do alcaçuz é a glicirrizina, uma substância doce, branca e cristalina. Em estado puro, é 50 vezes mais doce que o açúcar o que dá ao alcaçuz um gosto doce e agradável.
Usado como realçador do sabor de doces, é amplamente utilizado na aromatização de cervejas, gelatinas e produtos de sobremesa. Também usado nas misturas de tabaco para dar sabor, charutos e cosméticos, pesquisas confirmaram que o alcaçuz impede o desenvolvimento de bactérias e do tártaro dos dentes, ajudando a evitar a cárie dentária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço por sua visita e seus comentários