Nápoles é uma das cidades mais fascinantes da Europa. Romântica, atraente e caótica, a cidade possui um extraordinário patrimônio artístico e cultural.
Seguindo de Nápoles em direção às montanhas chega-se a Nola, que na antiguidade teve grande destaque por ser uma das mais ricas e prestigiadas cidades da região.
Shopping Vulcano Buono
Situada numa planície fértil, Nola está ao nordeste do vulcão Vesúvio, que é considerado atualmente um dos mais perigosos do mundo devido a sua tendência a erupções explosivas.
O vulcão tornou-se famoso pela erupção ocorrida no ano 79, que resultou na destruição das cidades romanas de Pompéia e Herculano com as quais Nola mantinha estreita ligação.
Foi o Vesúvio que serviu de inspiração para os arquitetos que criaram o shopping de Nola. Junto ao parque industrial está o Vulcano Buono, um dos cinco shoppings do mundo com ousada arquitetura. O que o diferencia dos demais é o seu formato moderno que se assemelha a um vulcão.
Situado numa ampla área, com muitas lojas, cinema, restaurantes e um elegante hotel 4 estrelas, a parte externa é coberta com vegetação mediterrânica se destacando no meio de um amplo estacionamento.
Situado numa ampla área, com muitas lojas, cinema, restaurantes e um elegante hotel 4 estrelas, a parte externa é coberta com vegetação mediterrânica se destacando no meio de um amplo estacionamento.
Museu Arqueológico / Anfiteatro de Nola
Nola possui um valioso patrimônio histórico, que pode ser admirado em seus sítios arqueológicos, igrejas e museus.
No Museo Archeologico de Nola, que funciona num antigo mosteiro de 1521, há um vasto material que reconta o desenvolvimento da cidade, obras de arte sacra e diversos achados arqueológicos que evidenciam o esplendor vivido em tempos passados.
Várias relíquias da era pré-histórica dividem espaço com pinturas da era moderna, enquanto grandes vitrines exibem diversos objetos da vida cotidiana dos antigos etruscos, gregos e romanos.
Habitada desde os tempos pré-históricos, Nola surgiu numa época antes da fundação de Roma, a partir de uma comunidade etrusca que convivia com os gregos de Neapolis ou Nápoles, até ser conquistada pelos Samnitas.
Torricelli, mausoléu romano
Chamada nos tempos antigos de Uri ou Hyria, das ruínas da antiga cidade destruída nasceu Nola. O nome da cidade está associado ao termo Osco Nuvla, que significa "cidade nova", numa época em que os Oscos disputavam a posse da região com os etruscos.
Os Oscos tinham uma cultura de adoração à divindade Mamerte e, ao serem dominados, os romanos herdaram sua cultura e passaram a adorar o deus Marte num templo que lhe era dedicado em Nola.
Torricelli, mausoléu romano
Os Oscos tinham uma cultura de adoração à divindade Mamerte e, ao serem dominados, os romanos herdaram sua cultura e passaram a adorar o deus Marte num templo que lhe era dedicado em Nola.
Historiadores citam ainda que nas imediações de Nola existia no século 2 a.C. um templo dedicado a Hércules, o grande heroi da mitologia grega.
Anfiteatro romano
Por estar situada entre o mar e a montanha, possuir um solo fértil para a agricultura e ser uma passagem do comércio entre Nápoles e outras cidades, a cidade era cobiçada pelos romanos com os quais Nola mantinha rivalidades.
Depois um longo cerco, em 312 a.C. a cidade se tornou uma das bases do exército romano durante a Segunda Guerra Púnica, trazendo grande desenvolvimento econômico e destaque para a cidade.
Na época existia um grande anfiteatro com capacidade para 20.000 pessoas e era um dos mais prestigiados da região devido às feiras, apresentações artísticas e combates entre gladiadores.
A decadência da cidade iniciou no século 1 e por um longo tempo a cidade teve um acentuado declínio. Foi arrasada por Spartacus, o célebre gladiador da cidade de Cápua que comandou a revolta de 100.000 escravos contra os romanos nos anos 70
Terremotos e erupções vulcânicas trouxeram muita destruição. Também foi o foco de diversas invasões pelos vândalos, sarracenos e húngaros que devastaram o resto da cidade.
Portal de entrada da cidade
Guy de Manfort era um guerreiro a serviço do rei e tinha vindo da Inglaterra após a morte de seu pai e irmãos. Foi excomungado pelo papa por ter vingado a morte de seus parentes e citado no Canto XII da obra "Divina Comédia" de Dante.
Ao casar-se com uma herdeira da nobreza Aldobrandeschi, Guy de Manfort teve duas filhas: Tomasina e Anastasia, porém foi capturado na costa da Sicilia em 1287 e morreu na prisão.
Após a morte de seu pai, Anastasia que era a primogênita e já tinha 19 anos, foi nomeada Condessa de Nola. Em 1293 casou-se com Romano Orsini, dando início ao Condado dos Orsini em Nola.
A família Orsini continou o trabalho de recuperação da cidade iniciado por Guy Monfort e construiu importantes monumentos, mosteiros, igrejas e palácios, entre eles o Palazzo Orsini que é uma das construções de destaque de Nola.
Corteo degli Orsini
A cada ano a cidade realiza o Corteo degli Orsini, um desfile que faz uma reconstituição histórica da época dos condes Orsini em Nola. Trajando ricas e belas roupas medievais, o desfile começa no Palazzo Orsini sob o repicar de todos os sinos e passa pelas principais ruas da cidade.
Os personagens do desfile representam o conde, a condessa, a nobreza, cavaleiros, damas, bispos, monges, clérigos, juízes, soldados, armeiros etc. O desfile é acompanhado por músicos, poetas, dançarinos e trovadores e termina na Catedral onde todos são abençoados.
Durante três dias há diversos eventos medievais, como danças, serenatas recitadas, simulação de combates e o tabuleiro vivo de xadrez.O mercadinho relembra as antigas profissões medievais e oferece produtos típicos da época medieval.
Nas tabernas pode-se degustar receitas medievais acompanhadas por um copo de ippocrasso, que é um vinho aromatizado. A próxima edição da festa será realizada entre o final de maio e princípio de junho de 2014.
Palazzo Orsini ou Reggia Orsini
A família Orsini continou o trabalho de recuperação da cidade iniciado por Guy Monfort e construiu importantes monumentos, mosteiros, igrejas e palácios, entre eles o Palazzo Orsini que é uma das construções de destaque de Nola.
Chamado de Reggia Orsini, o palácio de três andares foi construído entre os anos de 1480-1500 na Piazza Giordano Bruno para ser a residência dos condes Orsini. A fachada é simples e coberta de mármore, mas possui um fino acabamento com esculturas.
Em 1558 foi doado aos jesuítas pela esposa de Henri Orsini, o último conde de Nola. Na época a condessa financiou a construção da igreja ao lado, onde está o seu túmulo. Duzentos anos depois o palácio foi ocupado para uso militar e atualmente é usado pelo Tribunal de Nola.
Palazzo del Fascio
O palácio era uma espécie de secretaria de finanças de Nola e hoje é usado pela Faculdade de Direito. Ainda resta na praça a antiga porta que dava acesso à cidade além de outros antigos palácios.
Piazza Giordano Bruno
Piazza Giordano Bruno
Na praça há um monumento dedicado a Giordano Bruno, também chamado de Bruno de Nola por ter nascido na cidade em 1548.
Ele era doutor em teologia, matemática, filosofia, mas suas ideias foram consideradas muito avançadas para sua época.
Bem antes de Galileu, Giordano Bruno já falava sobre a teoria da relatividade e citava algo que depois se tornaria a Teoria da Evolução de Darwin.
Filiado ao Hermetismo, Giordano Bruno estudava astrologia, aprovava a teoria de Copérnico de um universo centrado no sol e defendia a ideia de um universo infinito e povoado por uma infinidade de estrelas e planetas.
Em seus escritos Giordano Bruno dizia que o Sol era maior que a Terra, comentava sobre a existência de vida inteligente fora da Terra e questionava alguns dogmas da igreja.
Devido às suas ideias, Giordano Bruno foi acusado de heresia, magia e bruxaria sendo condenado pela inquisição à morte na fogueira.
Obrigado a ouvir a sentença ajoelhado, teve a voz de suas verdades caladas por um objeto de madeira colocado em sua boca. Sua execução ocorreu numa praça central de Roma em 17 de fevereiro de 1600 e suas cinzas foram jogadas no rio Tibre.
Prédio da prefeitura de Nola
Nola também teve uma importante participação na história política da Itália. Foi em Nola que surgiram os primeiros movimentos dos Carbonari ou Carvoeiros a partir de 1814, tendo sido um dos mais importantes movimentos de base popular da Itália que deu origem à unificação da Itália.
Os Carbonari faziam parte de uma sociedade secreta e revolucionária, que tinha um foco patriótico para mudar a situação política na Itália. Como outras sociedades secretas da época, os Carbonari tinham uma cerimônia de iniciação com complexos símbolos e tratavam-se como "primo".
Os membros da sociedade eram recrutados principalmente junto à nobreza, altos cargos e pequenos proprietários, tendo posteriormente alcançado outras classes e se espalhado por todo o país. As revoltas carbonárias foram reprimidas, mas a unificação da Itália tornou-se uma realidade alguns anos depois.
Villa Comunale |
Villa Comunale
Passear pela cidade significa descobrir muitos monumentos, tal como a Villa Comunale que é um parque de Nola construído sobre uma antiga torre medieval em 1884.
Decorado com fontes e monumentos entre a área verde, um pequeno templo com colunas tem a imagem de San Felice cuja mão se dirige para o Vesúvio como se protegesse Nola da fúria do vulcão.
Uma das praças é marcada pelo monumento dedicado aos mortos nas guerras, enquanto em outra há um monumento dedicado ao imperador romano Ottaviano Augustus que faleceu no ano 14 em Nola. Após sua morte, o senado romano decretou a sua divinização passando a ser adorado como Divus Augustus.
Monumento aos mortos na guerra
Monumento Ottaviano Augustus
Complexo de Basílicas em Cimitile
O Cristianismo tinha em Nola um dos centros mais antigos e importantes da vida religiosa: o Cemitério Cristão de San Felice em Cimitile.
O perímetro da antiga cidade de Nola era delimitado por muralhas e torres, que hoje não são reconhecíveis.
Ao longo do tempo, a necrópole assumiu a aparência de uma cidade fora das muralhas de Nola, tendo influenciado na construção da importante estrada romana Via Popilia.
De todos os monumentos do cristianismo primitivo, o complexo de basílicas de Cimitile é o mais famoso dos tempos antigos.
Trata-se de 13 basílicas cristãs, santuários e cemitérios da época medieval, construídas entre os séculos 3 a 5 e decorados com afrescos e mosaicos.
É um dos exemplos mais notáveis da arte cristã primitiva, que testemunhou a transição entre o paganismo e o cristianismo.
O Cimitile Antiquarium está dentro do complexo arqueológico das basílicas, contendo em exposição diversos objetos e dados sobre sua história.
O "Coemeterium" foi escolhido para receber os funerais consulares e imperial, substituindo o conceito do enterro em propriedades privadas.
Os elementos que distinguiam os túmulos cristãos de outros pagãos, eram as decorações e imagens simbólicas. Foi assim que nasceram os mausoléus.
O complexo foi construído devido às contínuas peregrinações ao túmulo de San Felice, o primeiro bispo de Nola que foi sepultado num local ocupado por uma necrópole pagã.
O complexo foi construído devido às contínuas peregrinações ao túmulo de San Felice, o primeiro bispo de Nola que foi sepultado num local ocupado por uma necrópole pagã.
O período de maior desenvolvimento do complexo ocorreu entre os anos 395 a 409, quando San Paolino foi viver lá como um monge e depois se tornou bispo.
Até o século 14 a Catedral de Nola funcionava no Complexo Cimitile, tendo mudado para o centro da cidade com a transferência do bispado.
Igreja dell'Immacolata
Igreja S.M. Jacobi
Catedral de Nola
A Catedral de Nola dedicada a Santa Maria Assunta al Cielo foi originalmente construída no século 14, tendo sido reconstruída no século 19.
As escadarias acessam uma varanda com arcos sustentados por pilastras e decorada com nichos com imagens. É na catedral que estão os restos mortais de San Paolino, que foram transferidos para a cripta da catedral em 1909.
San Paolino/Padroeiro de Nola
San Paolino/Padroeiro de Nola
A maior demonstração da fé acontece durante a Festa dei Gigli ou Festa dos Lírios, que é dedicada a San Paolino e cujas origens remontam ao século 5 logo após sua morte em 431. É uma das festas mais espetaculares de Nola, que movimenta a cidade durante vários dias no mês de junho.
Nascido de uma rica e nobre família francesa, San Paolino foi um escritor e poeta. Se converteu a fé cristã, renunciou de seus bens materiais, estabeleceu-se em Nola e tornou-se bispo.
Quando os hunos provenientes da África invadiram a Itália, todos os homens da cidade foram levados como escravos. San Paolino prometeu ir até a África e se oferecer em troca de um dos prisioneiros.
Durante seu cativeiro San Paolino conquistou a confiança dos hunos tornando-se um escravo pessoal do líder. Por tê-lo alertado sobre um iminente perigo, San Paolino foi libertado junto com todos os outros escravos.
Retornou para a Itália levando ainda um carregamento de grãos. Em gratidão, o povo de Nola foi recebê-lo com lírios.
Festa dei Gigli
Após a morte de San Paolino, o povo sempre lhe fazia uma homenagem com lírios que eram colocados junto de uma base que tinha a imagem do santo.
Entretanto durante a Idade Média surgiram divergências sobre as homenagens entre sapateiros, padeiros, açougueiros, lavradores, alfaiates e viticultores. Algum tempo depois, artistas e artesãos começaram a projetar altares mais altos.
A partir do século 17 a música foi incorporada às homenagens e criou-se a tradição da Festa dei Gigli ou Festa dos Lírios, que permanece até os dias atuais, tendo sido reconhecida pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Humanidade.
Os Gigli ou Lírios são oito obeliscos de madeira com 25 metros de altura e cobertos por acabamentos artísticos, havendo ainda uma estrutura na forma de um barco que representa o retorno de San Paolino do cativeiro.
Cullatori di Nola no desfile na Festa dei Gigli
As estruturas são carregadas nos ombros por um grupo de aproximadamente 120 homens, chamados Cullatori, que são guiados por um "capoparanza" ou o chefe da paranza.
A paranza é um tipo de agremiação de pessoas que constroem e coordenam o desfile. Com grande habilidade e, mesmo diante do grande peso, os Cullatori dançam, movem e giram a estrutura ao ritmo música que vem de uma banda encima da estrutura enquanto percorrem as estreitas ruas do centro histórico.
Alguns estudiosos tendem a relacionar essa tradição como a repetição de um antigo ritual pagão, quando grandes árvores, que simbolizam a fertilidade, eram carregadas durante uma procissão para obter boa sorte durante o solstício de verão.
Alguns Cullatori de Nola foram retratados pelo fotógrafo italiano Antonio Busiello. Ao carregarem os pesados obeliscos de madeira, esses guardiões da antiga tradição criam grandes calos nos ombros.
Porém eles se sentem-orgulhosos por terem um símbolo de sua devoção a San Paolino. Isso não desestimula os jovens, que a cada ano se mostram felizes por participar dessa homenagem ao padroeiro da cidade...
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