Cascia, na região da Umbria, é a cidade natal de Santa Rita de Cascia nascida em 1381. A cada ano em 21 e 22 de maio acontecem celebrações e ritos que atraem gente do mundo inteiro. Nascida no dia 22 de maio de 1381 em Rocca Porena, um pequeno povoado de Cascia, seus pais eram idosos e seu nascimento foi um milagre.
Rita de Cascia tinha grande desejo de consagrar-se à vida religiosa, mas seus pais optaram em casá-la com um homem violento e envolvido em crimes. Através de muitas orações ele se converteu, mudou totalmente a sua vida e durante o matrimônio tiveram 2 filhos. Anos depois, os antigos inimigos do marido o mataram e seus filhos alimentavam o desejo de vingança. Mas Rita rogou a Deus que retirasse esse desejo do coração de seus filhos ou os levasse para o céu.
Em menos de um ano os filhos de Rita morreram e sozinha no mundo Rita decidiu entrar no mosteiro de Santa Maria Madalena. Porém, sendo viúva e não sendo virgem, não foi aceita. Certo dia ouviu um chamado por seu nome e, ao atender a porta, ela viu seus santos protetores: Santo Agostinho, São Nicolau Tolentino e São João Batista. Acompanhando os santos ela chegou e entrou junto com eles no convento.
Na manhã seguinte as freiras ficaram surpresas ao encontrar Rita rezando na capela, embora todas as portas estivessem trancadas. Para colocar em prova a sua vocação, a madre superiora a incumbiu de regar um galho seco por 2 vezes em todos os dias. Obediente, Rita cumpriu a missão mas teve tanto carinho que a videira floresceu. Em suas orações Rita pediu a Jesus que permitisse sentir a dor de sua crucificação, logo um espinho se destacou da coroa de Cristo e atingiu sua fronte, transformando numa fétida ferida.
Em 1450 o Papa Nicolau V proclamou o Ano Santo e Rita queria participar para pedir perdão de seus pecados, porém a ferida fétida a impedia. Ela rezou e pediu a Jesus que a curasse para ir a Roma e logo ficou curada. Depois de muitos anos em seu leito de morte ela pediu a uma amiga que buscasse em sua casa em Roccaporena uma linda rosa. Todos pensaram que Rita estava delirando já que era época de um inverno muito rigoroso. Mas para espanto de todos no jardim da casa uma linda rosa havia florescido. Ao receber a rosa, Rita faleceu aos 76 anos de idade.
O Santuário de Santa Rita em Cascia recebe milhares de fieis todos os anos, principalmente em 22 de maio no dia consagrado à santa cujo corpo permanece intacto na cripta dedicada a ela. Foi canonizada e declarada santa pelo Papa Leão XIII em 1900. Muitos fatos extraordinários e milagres de Deus são atribuídos à intercessão de Santa Rita conhecida como a Santa dos assuntos impossíveis.
A cidade de Cascia, como todos os centros da Umbria, é de origem muito antiga. Fundada antes do nascimento de Roma foi um centro romano de grande importância. Desta fase se tem o esplêndido templo de Villa S. Silvestro e outros achados arqueológicos conservados no Museu do Palácio Santi.
A cidade viveu seu período de máximo esplendor na Idade Média e, pela arquitetura desta fase, Cascia tornou-se uma cidade artística. Dessa época são as igrejas góticas de San Francesco e de Sant'Agostino, ambas edificadas no 1300. A colegiada de Santa Maria edificada pelos Longobardos conserva um crucifixo linear de 1400. Atualmente Cascia possui um visual moderno, tendo se organizado para viabilizar e receber milhares de pelegrinos devotos de Santa Rita que visitam a cidade.