Ancona, cidade portuária da região de Marche, liga a Itália à Grécia e à Croácia. Fundada pelos gregos exilados de Siracusa no século 5 a.C, seu nome vem de Ankon que em grego significa "cotovelo". Ele faz referência ao pico rochoso que se projeta no mar para formar o belo porto natural da cidade, o maior da costa do Mar Adriático.
Vanvitelliana Mole: É um tipo de ilha artificial em forma de pentágono, também conhecido por Lazzaretto, que liga-se ao continente apenas por uma pequena ponte chamada "Mandracchio". A perfeição geométrica é cheia de símbolos. O número 5 mostra o poder do homem para mudar a realidade circundante e o Lazzaretto surge por este motivo.
A área de 20.000 m², originalmente era um espaço multiuso com hospital para proteger a saúde pública hospedando pessoas em quarentena, armazenar mercadorias, defender o porto e proteger a cidade das ondas. Já foi ocupado pelos franceses em 1799 e durante a 1a. Guerra Mundial.
Ao longo do tempo usado como hospital militar, em 1884 se tornou uma refinaria de açúcar. Durante a 2a. Guerra Mundial tornou-se novamente um posto militar e em 1947 tornou-se uma fábrica de tabaco. Em 1997 foi restaurado com sua aparência original que não conseguiu apagar completamente as mudanças mais significativas introduzidas ao longo dos séculos. Agora o monumento é usado para exposições temporárias e outros eventos culturais.
Piazza Cavour |
No Palazzo Ferretti de 1500 está a sede do Museu Nazionale delle Marche com os achados pré-historicos e com os objetos encontrados nas escavações arqueológicas, que são importantes pela sua coleção e sua ordem racional. Telas de Ticiano e Lorenzo Lotto podem ser admiradas na Galeria de Arte Moderna e na Pinacoteca Comunale F. Podesti.
Teatro delle Muse |
Fontana del Calamo |
Notáveis são a igreja românica de Santa Maria della Piazza, o Porticado dei Mercanti do século 15, antigos palácios do Governo, Pinacoteca civica Podesti, Giovannelli-Benincasa. O Teatro delle Muse, uma pequena joia da arquitetura teatral italiana de perfeita acústica, foi reaberto em 2003 após uma longa e paciente restauração.
A partir do teatro encontram-se as vias comerciais de Ancona, como o Corso Mazzini, o Corso Garibaldi, a Piazza Roma e Piazza Cavour. É nessa última praça que está a monumental Fontana del Calamo.
Praias: Ancona tem praias lindas conhecidas como Riviera Conero. O Passetto, com suas grutas típicas e serviços balneários caracteriza-se pela sua rocha branca e pela atmosfera típica de Ancona.
Indo em direção ao sul, ao longo da estrada panorâmica do Conero encontram-se as praias de Trave, faixa que corta as águas límpidas e de Mezzavalle, um arco de litoral rochoso branco. Nas encostas do Monte Conero encontra-se a maravilhosa baia de Portonovo. Na parte sul da cidade, na zona de Palombina Nuova também há uma praia.
O Monte Conero e os Castelli di Jesi são as duas regiões de vinhos mais próximas a Ancona: Verdicchio, Vernaccia, Vinsanto, Tinto e Branco Piceno, Tinto do Conero. Das cerâmicas aos tecidos, dos cachimbos aos chapéus, a região Marche protege suas nobres tradições artesanais de vime, acordeões, objetos de cobre e ferro batido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço por sua visita e seus comentários