No topo de uma colina, Pienza é um dos vilarejos mais encantadores da Toscana. Com um magnifico panorama, que se abre para os verdes campos do Val d'Orcia, a cidade encanta com suas estreitas estradas, cipestres e campos cultivados.
Chamada anteriormente de Corsignano, a cidade teve seu nome mudado para Pienza depois que Aeneas Silvius Piccolomini foi eleito como Papa Pio II em 1458.
Nascido em Pienza, o sumo pontífice tinha o sonho de transformar a sua cidade natal em cidade modelo, por isso mandou reconstruir a catedral, a prefeitura e uma residência papal.
Nascido em Pienza, o sumo pontífice tinha o sonho de transformar a sua cidade natal em cidade modelo, por isso mandou reconstruir a catedral, a prefeitura e uma residência papal.
Toda a cidade gira em torno da Praça Pio II circundada pela Catedral da Assunta e pelos mais importantes palácios da cidade.
Dedicada a Santa Maria Assunta, a Catederal tem 3 portais e várias capelas. Na cripta estão reservada algumas peças da antiga igreja paroquial e a pia batismal da oficina de Rossellino.
Considerada Patrimônio Cultural pela UNESCO, pelas ruas de Pienza muitos artistas tentam reproduzir os belos recantos da cidade renascentista.
Destacam-se o Palazzo Comunale, o Palazzo Borgia e o Palazzo degli Ammannati, que fica na esquina com Corso Rosselino.
O centro de Pienza foi completamente redesenhado pelo Papa Pio II em estilo renascentista.
Embora muitos de seus projetos jamais tenham sido realizados, Pienza faz parte do chamado Parque artístico, natural e cultural do Vale D'Orcia.
O objetivo está na preservação do extraordinário patrimônio de Pienza e de seu entorno: Castiglion d'Orcia, Montalcino, San Quirico d'Orcia e Radicofani.
O antigo palácio papal tem um grande pátio interno e varandas ao fundo que se abrem para um belo jardim e o panorama das encostas arborizadas do Monte Amiata.
A torre sineira simbolizava o poder superior da igreja. O Palazzo Episcopal foi construído para hospedar os bispos que iam visitar o papa.
Na época outros palácios foram construídos pelos cardeais, incentivados pelo papa para completar a cidade.
Pequena e charmosa, Pienza tem detalhes que só se descobre andando em seu entorno e em suas ruas de nomes interessantes.
Via della Fortuna (Rua da fortuna), Via dell’Amore (Rua do amor)
Via del Bacio (Rua do Beijo) e Via Buia (Rua Escura).
Explorar a cidade significa descobrir bons restaurantes da cozinha regional e gelaterias com sorvetes de inúmeros sabores.
Nas enotecas pode-se encontrar o legítimo e famoso Brunello que é produzido na vizinha Montalcino.
Nas enotecas pode-se encontrar o legítimo e famoso Brunello que é produzido na vizinha Montalcino.
Nos empórios e queijarias as vitrines expoem o tradicional Cacio Pecorino de Pienza, o queijo feito com leite de pecora que é uma especialidade da cidade.
Embora o Pecorino seja fabricado em outros locais da Itália, o queijo de Pienza tem destaque por seu sabor inigualável.
Dizem que essa qualidade provém das ervas dos seus campos que alimentam as ovelhas, de cujo leite são feitos os queijos.
A cada ano em setembro é realizada a Fiera del Cacio, um evento tradicional que reúne muita música, performances, degustação de queijos e o jogo Cacio al fuso.
A competição consiste em arremeso de queijos; vence quem aproximar mais perto do alvo marcado por um fuso.
Nesses dias diversos produtores montam suas barracas para venda de seus produtos artesanais.
Mas a melhor surpresa está reservada atrás da Catedral: ao longo da muralha tem-se a mais explêndida vista panorâmica. Nos verdes campos do vale a Igreja Pieve dei Santi Vito e Modesto de Corsiniano se destaca.
Isolada a alguns quilômetros da cidade, a igreja mantém seu estilo rústico e simples. Foi o local de batismo do Papa Pio II, havendo registros de cultos desde 714. Embora não tenha objetos de arte, seu valor histórico é inestimável.
meus olhos nunca virao lugares tão lindos
ResponderExcluirEncantada!!!
ResponderExcluirEstou fazendo meu trabalho de conclusão de curso sobre a Itália - Região de Pienza.
Obrigada! Por compartilhar desta riqueza.
Agradeço seus comentários e fico feliz que tenha curtido o post abraços, Lucia.
ExcluirMeus Deus, belíssimo lugar!
ResponderExcluirElma da Penha Hortolani
Amo a Itália e principalmente a região de Toscana. Pretendo conhecer Pienza em novembro. Parabéns pelo site, imagens lindas.
ResponderExcluirEu e minha irmã vamos passar 3 meses na Italia, na Toscana, gostaríamos de alugar um local para ficar. Podem me indicar? Obrigada. Laurinda
ResponderExcluir