11 dezembro 2019

Milano 4 Piazza dei Mercanti



Piazza dei Mercanti

Saindo da Piazza del Duomo chega-se à Piazza dei Mercanti ou Praça dos Mercadores, que na época medieval era o centro administrativo e comercial da cidade.

Criada em meados do século 13, na época haviam seis entradas para a praça, sendo cada uma dedicada a um tipo de atividade. Quase todo o movimento da cidade girava em torno da praça, como a prefeitura, a corte, a prisão, os cartórios etc.





Piazza Mercanti / 
Antigo Palazzo della Regione

De um lado, o Palazzo Giureconsulti construído em 1561 tem em destaque uma torre central que já existia desde 1272. É conhecida como Torre del Comune, tendo a imagem de San'Ambrogio, que desde aquela época é o padroeiro da cidade.

O centro da praça é marcado pelo antigo Palazzo della Regione construído em 1233. Na parte de cima funcionava os tribunais e embaixo na parte aberta funcionava um mercado. Em um nicho é retratado Oldrado da Tresseno, que na época era um magistrado de Milão e exigiu esse destaque para alimentar sua vaidade.




Loggia degli Osii

Interessante é Loggia degli Osii, que foi encomendada pelo Duque Matteo Visconti em 1316 para ser o local de notários e juízes. Construído com uma varanda, na fachada do palácio destaca-se a "parlera", de onde as autoridades da época pronunciavam seus discursos e as sentenças dos julgamentos.





Pozzo Piazza dei Mercanti

Em frente à loggia há um poço onde foi encontrada uma pedra chamada "Pietra dei Falliti" ou "Pedra dos falidos". Na época esse local era usado para expor nuas as pessoas culpadas de falência e penitência pelo não pagamento de impostos.





Pinacoteca Ambrosiana 

Nas proximidades da Piazza dei Mercanti está a famosa e histórica Pinacoteca Ambrosiana, que mantém uma extensa biblioteca de obras recolhidas em diversas partes do mundo. São mais de 15.000 manuscritos e 30.000 livros, alguns muito raros como a "Ilíada de Homero".






Desde 1585 o Cardeal Carlo Borromeo imaginou criar uma biblioteca em Milão que servisse para estudos teológicos. A biblioteca foi construída em 1603, incluindo um espaço para fotos e uma pinacoteca, para a qual ele doou sua coleção particular. Dentre as obras expostas é possível admirar pinturas extraordinárias de Caravaggio, Ticiano, Botticelli, Rafael e Leonardo da Vinci.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.