02 janeiro 2021

Torino 9 - Murazzi del Po ou margens do Rio Po

 


Piazza Vittorio Veneto

Um dos point da vida noturna de Torino é a enorme Piazza Vittorio Veneto e o cais Murazzi, que concentram bares e discotecas. 

Murazzi del Po é o nome dado à margem do rio, que foi construída em 1880 para dar ordenamento aos armazéns e barcos. Durante o dia quem desejar pode partir dali para realizar um mini-cruzeiro pelo rio Po. 





Igreja Gran Madre di Dio

A ponte sobre o rio liga o profano ao cristão, tendo à sua frente a Igreja Gran Madre di Dio. Dizem que a igreja foi construída para celebrar o retorno do rei Vittorio Emanuele I à cidade, depois de derrotar Napoleão em 1814. 

Concluída em 1831, no interior dessa igreja está a cripta simbólica dos restos mortais de milhares de soldados italianos mortos durante as guerras.






Com uma arquitetura que se assemelha ao panteão de Roma, à frente dessa igreja está uma escultura que representa o rei Vittorio Emanuele I. De cada lado da escadaria estão as esculturas que representam a fé e a religião. 

Uma delas segura um cálice. Segundo esotéricos, se refere ao Santo Graal. Dizem que o Santo Cálice usado por Cristo na última ceia estaria em algum lugar que jamais foi revelado. Alguns acreditam que esteja em Torino.






Monte dei Cappucini

Numa das margens do rio Po está o Monte dei Cappucini ou Monte dos Capucinhos, uma igreja dedicada a Santa Maria do Monte que existe nesse local desde os anos de 1500. Na época não era uma grande construção, que cresceu através dos séculos. 

No anexo ao lado está o Museu Duca degli Abruzzi dedicado ao alpinismo, que contém documentações sobre montanhas e equipamentos usados para esqui e montanhismo. Do alto pode-se admirar os Alpes.




Parco Valentino

Na outra margem do rio Po está o Parco Valentino, o parque mais antigo e mais conhecido da cidade. A origem do nome do parque é incerta, havendo várias hipóteses. Uma delas diz que ali existia na antiguidade uma capela onde haviam relíquias de San Valentino, o protetor dos namorados. 

As relíquias foram transferidas, mas permaneceu a homenagem a San Valentino pois o lugar é romântico e muitas casais passeiam pelo parque. A atmosfera gótica do Borgo Medievale é fascinante. Imerso no Parco Valentino, o pequeno castelo foi inaugurado em 1884 por ocasião da Exposição industrial e artística de Torino. 

Na verdade ele é uma reconstituição das antigas aldeias medievais contendo casas, pórticos e lojas de artesãos, fruto da imaginação e da colaboração de estudiosos que sugeriram muitos elementos decorativos com base nos anos de 1400. Durante o verão são realizadas apresentações teatrais e desfiles de roupas medievais, que proporcionam uma verdadeira viagem ao passado.




Muitas vezes o Parque Valentino aparece como símbolo da cidade, talvez por sua localização privilegiada que lhe dá um charme não só como ponto turístico, mas também como local para a prática de ciclismo, caminhadas e passeios exceto no inverno quando o parque fica coberto de neve. 

O parque só se tornou público depois de 1800, quando Napoleão mandou demolir a muralha. Na reformulação o parque ganhou projetos paisagísticos e jardins inspirados no melhor estilo inglês. 

Depois da construção da vila medieval, foram surgindo novos canteiros e jardins de rosas que se tornaram uma grande atração do parque. Um dos canteiros é o Jardim das delícias, inspirado na Idade medieval com flores circundando as fontes. 




                                    Fontana del Ceppi

A Fontana dei Dodici Mesi ou Fonte dos Doze Meses, também chamada Fontana del Ceppi, foi projetada no parque para a Exposição Nacional de 1898, tendo uma cachoeira adornada com estátuas que representam os meses e os rios de Torino (Po, Stura, Dora e Sangone).

O estilo Art Nouveau com bom gosto ornamental segue a forma inclinada do terreno e cria um belo efeito. Dentre os vários monumentos do parque tem destaque o Arco do triunfo, uma reprodução menor do arco de Paris, construído em 1920 e dedicado à artilharia italiana. 



Continua no post: Piemonte Torino 9.1



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.