03 fevereiro 2011

Cinqueterre, a riviera italiana






Cinqueterre, uma parte áspera da costa na Riviera italiana na Liguria, compreende cinco aldeias: Monterosso al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore. O litoral, as cinco aldeias e as encostas circundantes fazem parte do Parque Nacional Cinqueterre, nomeada pela Unesco como patrimônio mundial.






Conhecida por sua beleza, durante séculos as construções tem seus terraços sobre a paisagem acidentada e íngreme acima dos penhascos com vista para o mar. Parte do seu charme é a falta de modernismo. Caminhos, trens e barcos ligam as aldeias, e os caminhos para carros são muito estreitos. Mesmo assim é um destino turístico muito popular.  







Entre Riomaggiore e Monterosso o trem ocasionalmente emerge do túnel ao longo do caminho e há relances rápidos do Mediterrâneo. As trilhas que ligam as aldeias, que serpenteiam entre olivais e vinha,s são ásperas para caminhadas mas oferecem a melhor vista sobre a baía.


 




A trilha conhecida como Sentiero Azzurro conecta as cinco aldeias. A trilha de Riomaggiore a Manarola é chamada de Via Dell'Amore.  O trecho de Manarola a Corniglia termina numa escada com subida de 370 degraus. A área natural e marinha é protegida pelo governo que preserva o equilíbrio ecológico da região protegendo as paisagens.






Volastra é uma quieta vila perto de Cinqueterre que proporciona lindas paisagens da costa através do alto de seus vinhedos. De difícil acesso, seus 200 residentes se dedicam à produção de uvas.  

A Igreja de Nossa Senhora da Saúde saúda os viajantes, que encontram ali uma paisagem única no mundo. Com sua estrutura típica, vielas estreitas chamadas de Carugi e portais de pedra gravados com data de sua antiga origem, Volastra se debruça sobre o mar sobre um penhasco. 



 

As montanhas de Cinqueterre são como terraços utilizados para cultivar uvas e azeitonas. Devido a localização no Mediterrâneo, o marisco é abundante na culinária local. Anchovas de Monterosso são uma das especialidades locais que tem Denominação de Origem Protegida, um estatuto da União Europeia. 






A Liguria é conhecida também por seu famoso Pesto feito com o manjericão local. Muito comum para lanches é a Farinata, um lanche típico encontrado em padarias e pizzarias, que é tipo uma panqueca crocante e saborosa. Os vinhos de Cinqueterre são famosos, assim como a Grappa e o Limoncelo, um licor aromatizado de limão italiano.








6 comentários:

  1. As fotos estão de arrepiar!!! Muuuuito lindas!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Inês: Que bom que você gostou. Realmente é maravilhoso esse lugar. Obrigado por seu comentário. Abraço. Lucia

    ResponderExcluir
  3. As fotos estao lindissimas!

    do blog "Retratos de Viagens!

    ResponderExcluir
  4. Lúcia,

    Gostaria de saber quanto tempo demorou a visitar as 5 aldeias. Faz-se bem numa semana? Estou interessada em ir lá. Já agora, qual o aeroporto mais perto?

    Obrigado. As fotos são liníssimas.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado por sua visita e seu comentário. O aeroporto mais perto está em Gênova.

    ResponderExcluir

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.