05 dezembro 2013

Cavarzere, a cidade que renasceu das cinzas no Natal






Minha avó nasceu em Cavarzere na região do Vêneto, um lugar que tem muita história para contar. Em tempos antigos essa planície era totalmente alagada. Com o recuo lento das águas, ao longo dos séculos esse lugar se tornou uma aldeia, onde viveram etruscos e gregos provavelmente desde 4.000 anos a.C.

Quando os antigos romanos chegaram nessas terras, por volta do ano 200 a.C., encontraram extensos campos cultivados e transformaram a aldeia numa colônia romana chamada "Caput Aggeris". Tempos depois a cidade passou a ser chamada "Caput Argelle", em dialeto "Ca' di Arzere" sendo hoje conhecida como Cavarzere.



  


Ainda hoje Cavarzere está em meio a vastos campos agrícolas. O rio Adige, que é o segundo maior rio da Itália, divide a cidade em duas partes. 

A área industrial concentra a maioria das fábricas num dos lados do rio e quase todas as empresas giram em torno do trabalho no campo. A cidade é tão tranquila que nem parece que está bem perto da agitação de Veneza.





Piazza del Duomo


A praça mais conhecida da cidade é a Piazza del Duomo, onde está o Palazzo Barbiani concluído em 1892 e onde funciona a prefeitura. Ao lado do palácio existe uma coluna com o Leão alado de San Marco, que é um símbolo da antiga República de Veneza e tem uma interessante história.





Palazzo Barbiani





Segundo uma antiga tradição cristã, um anjo na forma de um leão alado teria aparecido para o evangelista San Marco quando ele naufragou na lagoa de Veneza e teria dito que ali San Marco seria venerado. Na verdade o corpo do santo foi levado para Veneza por dois mercadores venezianos, que teriam roubado os restos mortais do santo no Egito.





Memorial da torre



Torre Sineira
 Monumento aos mortos na guerra

A alta torre sineira com mais de 60 metros de altura se destaca na paisagem da cidade. Na torre há várias placas em homenagem aos heróis da cidade e o emblema de Cavarzere, que contém um castelo que existiu até o século 16 e foi demolido.




Igreja San Mauro




Igreja de San Giuseppe

No lugar do antigo castelo foi construída a Igreja de San Mauro, que é o padroeiro da cidade. A igreja, como se vê hoje, resulta da reconstrução em 1945, assim como a bela Igreja de San Giuseppe. Nas imediações da cidade há outras igrejas, sendo a Capela Ca Labia uma das mais antigas.





Fábrica de bicicletas

Assim como em várias cidades italianas, um dos meios de locomoção na cidade são as bicicletas. Os italianos gostam de ciclismo e as competições realizadas na Itália reforçam esse prazer de andar sobre duas rodas, além de contribuir para diminuir os efeitos da poluição. Porém em Cavarzere as bicicletas são mais do que um prazer, pois muitas pessoas trabalham nas fábricas de bicicletas Esperia e Bottecchia.





Rio Adige

Na cidade há várias fábricas de processamento de grãos. Atualmente de Cavarzere saem cereais, legumes e outros alimentos que abastecem diversas cidades da Itália, mas nem sempre foi assim. 

Durante sua história, o Veneto foi uma região que sofreu constantes ataques de diversos povos, principalmente dos bárbaros que promoviam guerras para saquear riquezas e alimentos.

Os romanos chamavam de "bárbaros" todos os povos que habitavam fora das fronteiras do império romano e que não falavam o latim, a língua oficial dos romanos. De todos os povos bárbaros, os hunos eram os mais violentos e ávidos por guerras.






De origem mongólica, os hunos eram nômades e percorriam as florestas com suas carroças. Eram excelentes criadores de cavalos que usavam para atacar e saquear aldeias. Quando chegavam numa região espalhavam o medo, pois eram extremamente violentos e cruéis. 

Quando os povos bárbaros atacaram a região do Veneto em 452, a população buscou refúgio ao longo do rio Adige sem saber que estariam se expondo aos perigos das enchentes, pois a região está abaixo do nível do mar. Segundo contam historiadores, no ano 589 ocorreu uma grande inundação que foi comparada aos tempos de Noé.






Durante séculos a cidade sofreu diversas inundações e foi devastada por guerras, além dos terríveis terremotos em 1276 e 1410 que causaram a destruição da cidade. Tudo isso resultou em pobreza, fome e pestes, que dizimaram parte da população e toda a região foi reduzida a pântanos pestilentos.

Quando a paz se estabeleceu em torno de 1600, a cidade cresceu com diversas construções, ganhou igrejas e a partir de 1866 foi incorporada ao reino da Itália. 

Para isolar o rio e proteger a cidade de inundações, em 1888 foi construída a grande muralha nas margens do rio. As escadas permitem o acesso para caminhar sobre o aterro ou para atravessar para o outro lado do rio.





Imigração

A maior imigração de italianos provenientes de Cavarzere e de outras cidades da região do Veneto para a América ocorreu entre os anos de 1889 até 1914. 

Nessa época a natureza se mostrou hostil e os invernos rigorosos que se abateram sobre a cidade impediram o trabalho no campo. Devido à miséria e à malária que se seguiu, muitos agricultores italianos imigraram principalmente para o Brasil.

Um incêndio destruiu a prefeitura e seu valioso arquivo, sendo por isso que as pessoas que buscam documentos antigos em Cavarzere encontram dificuldades.

 Simplesmente os documentos foram destruídos por incêndios ou foram levados pelas enchentes. Naquela época, os cavarzeranos que permaneceram na cidade jamais poderiam imaginar que o pior ainda estava por vir.





Segunda Guerra Mundial
imagem da praça após a guerra em 1945

Em 28 de julho de 1944 a cidade despertou com o barulho ensurdecedor de um bombardeio sobre a ponte do rio Adige. Era a Segunda Guerra Mundial que chegava até Cavarzere. 

Em pouco tempo a cidade foi invadida pelo rugido dos tanques de guerra, só restando aos cavarzeranos a opção de fugir deixando a cidade deserta. 

Durante alguns meses a cidade foi um cenário de guerra, até que em 27 de abril de 1945 cessaram os bombardeiros e a cidade foi libertada da ocupação nazista.

Os sobreviventes que haviam se refugiado retornaram, mas não podiam mais reconhecer a cidade que tinha em seu lugar apenas um monte de entulhos misturados com armas, munições e corpos de soldados alemães que queimavam sobre os escombros. 

Apenas a torre do sino permaneceu intacta à fúria dos bombardeios. Apesar das dificuldades, o cansativo trabalho de reconstrução foi feito graças à abnegação e desejo de renascimento do povo Cavarzerano.





Tragédia em Cavarzere em 1951
Memorial de Cavarzere



Memorial de Cavarzere

Na noite de 14 de novembro de 1951 as águas do rio Pó romperam os diques e se expandiram rapidamente na planície. Dezenas de pessoas desapareceram nas águas, inclusive um caminhão que levava dezenas de pessoas. 

Locais que antes estavam numa colina, se transformaram em ilhas envoltas por ondas e redemoinhos. Algumas pessoas que se refugiaram no telhado das casas e no alto das árvores foram resgatadas; outras acabaram tragadas pelas águas. 

Apesar do esforço das equipes de resgate, muitas pessoas não conseguiram se salvar. Toneladas de milho, cereais, açúcar e legumes foram perdidas. A sensação de tragédia dominou o Delta do rio Pó e quando as águas baixaram as pessoas retornaram à cidade.






Na memória de muitos cavarzeranos restou a lembrança de um  tempo de solidariedade. No natal de 1951, toda a comunidade de Cavarzere se reuniu para celebrar o nascimento de Jesus com o que lhes tinham restado depois da tragédia.

Pela primeira vez o presépio não teve as imagens tradicionais, apenas um cordeirinho vivo no local reservado para o "Bambino Gesù" ou Menino Jesus. Assim renasceu a esperança de construir tudo novamente...




130 comentários:

  1. Adorei a história Lúcia. Meus tataravós nasceram em Cavarzere e seus filhos fugiram das enchentes para o Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela história apresentada. Meus avós paternos, já falecidos, são de Cavarzere. Pretendo algum dia visitar a região, se Deus quiser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Meus bisavós também são de Cavarzere. Mariano Bego e Rosa Gibin. Meu bisavô era filho de Giuseppe Bego e Santa Vallese. Ele nasceu em 1862 e veio para o Brasil em 08 de fevereiro de 1889 no navio Fanfula. Alguém pode me ajudar com os documentos em Cavarzere?

      Excluir
    2. ola precisando de buscas de certidoes italianas estamos a disposiçao deixe-nos seu contato de whatts app abraços

      Excluir
  3. Meus trisavós também são dessa cidade. Chegaram ao Brasil em 1922. Muito interessante conhecer a história da cidade, obrigada por compartilhá-la!

    ResponderExcluir
  4. Meu Bisavô Antonio PAterniani nasceu em cavarzere. Chegou ao Brasil em 1900 com 16 anos. Mês que vem (junho 2017) terei a honra de fazer o caminho inverso. Vou finalizar meu processo de cidadania na Italia. Separei um dia para conhecer cavarzere em sua homenagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia!meu nome é Marcos Patrinhani, meus Bisavós, chamavam - se Ludovico Paterniani e Ângela Alghisi de Caverzere

      Excluir
  5. Meus avós, Emma Rubinato Riccini e Fernando Rubinato, nasceram em Cavarzere. Estive na cidade em 1993 e agora fiquei muito feliz ao ler a matéria e ver as fotos. Cavarzere está linda! Obrigada, Lucia, pelo texto e por postar fotos tão bonitas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Helena, você é filha de Adoniran? Li a biografia dele. Seus avós fizeram uma escolha muito difícil em partir da cidade, mas acertada, ao meu ver, dadas as circunstâncias.

      Excluir
    2. Olà Maria Helena. Agradeço a gentileza de seu comentário e fico feliz que tenho apreciado o post. Minha avó, Teresa Toffanelli, nasceu em Cavarzere. Por isso conheço um pouco dessa região. Receba meu abraço, Lucia

      Excluir
    3. Lucia, o que você lembra que sua avó contava? Meu Tetravô Felice Toffanello veio com sua esposa Orlandin, sua mãe Giovana e seus 4 filhos. Chegou em 1891 em Santos, no Vapor Europa. Meu bisavô chamava Lorenzo e tinha 3 anos. Se quiser me procurar no isntagram Luciana Benedete.

      Excluir
    4. Meu trisavó tbm veio no Vapor Europa em 1891, foram para Souzas distrito de Campinas e ficaram lá até falecer

      Excluir
    5. Que legal Marco, meu bisavô veio de lá também para Campinas, seu nome era Gerolamo Tognazzolo e sua mãe se chamava Teresa Garbin e seu pai (meu trisavô) Ferdinando Tognazzolo. Um grande abraço

      Excluir
  6. Olá, meu bisavô Ferruccio Veronese nasceu em Carvarzere, é muito bom saber um pouco da história. Estou procurando mais informações dos meus antepassados.Muito obrigado Lúcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, meus bisavôs também vieram desta cidade. Ryccardo Veronese e Victória Veronese

      Excluir
    2. Minha Bisavó, IRENE VERONESI, também veio de Cavarzere em 1888.
      Será que são parentes??

      Excluir
    3. Ola Marcelo e Lu. Voces conseguiram encontrar seu Bisavo? Meu Trisavo veio de Cavarzere tambem, e apesar dele ser Stoco, uma parte dos descendentes dele era Veronese. Tenho alguns na minha arvore genealogica, se ainda tiver interesse em saber me mande um email em jstoco@gmail.com. Ate mais!!

      Excluir
  7. Dio Santo che'storia! Mas nada vai me abalar em conseguir minha sonhada cittadinanza, ei de encontrar os documentos. Meu trisavô nasceu em Cavarzere em 1881, Pietro Angelo Bondesan, quero mais do que nunca conhecer essa fantastica cidade a Fenix do Vêneto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Bruno, sou Ricardo Bondezan. Minha familia Bondesan veio de Cavarzere. estive lá ano passado, sonho realizado em conhecer a cidade dos meus Bondesans. se precisar de ajuda estou a disposição. abracio

      Excluir
  8. Meus Pentavós vieram para o Brasil em 1888 em Cavarzere busco informações para a árvore genealógica da minha familia sobrenome Albiero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou descendente de MOSTOLO ALBIERO/SANTA ZANNI, chegaram ao Brasil, através de Santos em 24/12/1888 - Navio: Fortunata R. Quais seus ascendentes que vieram para cá?

      Excluir
    2. Olá boa tarde.
      Na cidade de Capivari - São Paulo - o senhor encontrará vários Albieri -
      Marcos Boscolo

      Excluir
    3. Caro, não temos parente em Capivari. Em Cavarzere você também encontra a família ALBIERI. Apesar de sermos a família ALBIERO, descendentes de MOSTOLO ALBIERO, alguns membros da família assinam ALBIERI. Grato.

      Excluir
    4. Pesquiso ALBIERO de um modo geral, qual o nome do pentavô Albiero?

      Excluir
    5. Meu bisavô Albiero Giovanni Egídio veio pro Brasil 20-03-1896 (Vapor Attivittá)
      Familia radicou em Rafard-SP (antes vila de Capivari-SP), se vc precisar de dados e for da mesma família fico feliz em ajudar

      Excluir
    6. Pelas informações do Museu da Imigracão, temos 22 registros da entrada de italianos com sobrenome ALBIERO entre 1882 a 1907. Um deles é o registro da família de FELICE FORTUNATO ALBIERO e sua esposa VITORIA SOFIA VETTORELLO, com os filhos menores GIOVANNI e EUGENIO.
      Nas pesquisas no Family Search, localizamos o registro de nascimento de três filhos do casal acima: GIOVANNI (1887), EUGENIO (1889) e ELISA (1892).
      Certa ocasião passando por RAFARD, falei com um senhor proprietário de uma padaria, cujo nome era ALBIERO.
      Não conseguimos identificar membros comuns em nossas famílias; ele então me passou o telefone de uma parente, que havia feito um encontro dos ALBIERO; falei com esta senhora, mas não encontramos parentes em comum.
      Pelos registros de nascimentos dos ALBIERO entre os anos de 1876 e 1909, fiz uma separação por “local de nascimento”.
      Da minha família MOSTOLO ALBIERO/SANTA ZANNI que nasceram em “LOCALITA LEZZE”, só encontrei uma outra família com origem no mesmo local, e que foi para o interior de São Paulo, BONAVENTURA ALBIERO/PASQUA POLO.
      Até agora não localizei nenhum descendente de BONAVENTURA.
      Os filhos do casal FELICE/VITTORIA nasceram em “VIA CÁ SALVIONI”, não localizei em Cavarzere, essa localidade.
      O que não impede que todos ALBIERO/ALBIERI tenham a mesma origem


      Excluir
    7. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    8. Celso o Pentavô era o Camilo Albiero, ele veio com a segunda ou terceira esposa nao sei ao certo e com a familia do filho Marcellino Massimiliano Albiero que seria meu tataravô... meu bisavô João Marcelino já nasceu em Porto Feliz, encontrei documentos deles em https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-89W2-FFDK?i=275&cc=2043809 "casamento"

      Excluir
    9. FELICE FORTUNATO ALBIERO é um dos filhos do Camillo Albiero meu pentavô, Rafard e Porto Feliz são muito próximos, eu preciso ir lá um dia...

      Excluir
  9. Que ótimo saber dessa história, Lucia! Acabo de descobrir que meu bisavô, Santo Garbin, nasceu em Cavarzere em 1888 e foi trazido ainda menino para o interior de São Paulo. Seu texto é um belo incentivo para buscarmos mais informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana acho que somos da mesma familia...

      Excluir
    2. Bom dia! Acho que somos da mesma família tbm. Estou buscando mais informações da Maria/Pascha Garbin.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  10. Minha familia tbm é de Cavarzere, vieram para o Brasil em 1891, Angelo Garbin, junto com.sua esposa e seu filho Vittorio e aqui nasceu meu bisa Antonio Santo Garbin...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marco, tudo bem? Você sabe me dizer se o Angelo Garbin era irmão de Maria Garbin/Galdin?

      Excluir
    2. Os pais do Angelo se chamava Antonio Garbin e sua mãe Pascha Gardin, munca em encontrei os irmãos de Angelo, meu trisavô...

      Excluir
    3. Sou Marcial Garbin bisneto de Bernardo Alessandro Garbin dessa cidade Cavarzere, quero mais informações. Linda história

      Excluir
    4. Família Garbin é grande naquela região, provavelmente somos tudo da mesmo família com um parente incomum, sabe o nome dos pais dele assim fica mais fácil pesquisar... Boa sorte!!!

      Excluir
  11. Meus avós Luiz Marchesin e Adélia nasceram na cidade de CAVARZERE, migraram para o Brasil em 1891, com 15 anos de idade convivi com ele até o ano 1963, visitei CAVARZERE em 1997, onde fiquei encantado com a cidade e a receptividade dos moradores.


    ResponderExcluir
  12. Há vários registros on-line de Cavarzere.

    ResponderExcluir
  13. Meu trisavo Angelo Ferrari e Arpalice Casarini vieram desta Cidade....grato pela riqueza da informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus bisavós se chamavam Ângelo Ferrari e Arpalicce, eram dessa cidade também, será um somos parentes?

      Excluir
  14. Também quero minha cidadania italiana, porcalamiseria? Também sou filho de italiano , porcalamiseria?

    ResponderExcluir
  15. Olá boa tarde. Lucia parabéns pela história.
    Meu tataravô (Giovanni Boscolo casado com Maria Teresa Motteran), meu bisavô (Giuseppe casado com Chiara Borella) e meu avô Francesco - todos nasceram e casaram em Cavarzere. Meus bisavós vieram para o Brasil em 1892,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou grata pela generosidade de seu comentário e por compartilhar nesse blog as suas ligações com a Itáilia. Abraço, Lucia

      Excluir
  16. Eu tenho pesquisado ALBIERO, independente de ser da minha família. Há ligações com as famílias BEGO, BONDESAN, FERRARI, RUBINATO e VERONESE.
    Aqui em São Paulo procuro pelos descendentes da família de BONAVENTURA ALBIERO e PASQUA POLO, que vieram para o Brasil em 1888, com seus filhos FRANCESCO, OMANIA e VICENZO, desembarcaram no Porto de Santos em 21/06/1888, vapor Borbogne.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Celso. Em inconfidentes mg ha varias familias veroneze. Ouro fino mg ha um pedestal com nomes de imigrantes italianos q residiram la e regiao. Espero ter ajudado.

      Excluir
    2. Olá Celso sou descendente de Bondesans, meu trisavô Pietro Angelo Bondesan era filho de Luigi Bondesan e Santa Tosin, e foram para São Simão-SP em 1896

      Excluir
    3. Bruno, GIOVANNI ALBIERO, irmão de meu bisavô, foi casado com REGINA BONDESAN. Eles não vieram para o Brasil. Só achei o óbito de GIOVANNI em 1910, em Cavarzere. Não localizei nenhuma informação sobre REGINA. Provavelmente seria parente de seu PIETRO.

      Excluir
    4. Olá, eu sou da Família Bego, neta de Angelo Bego (de Cavarzere) e Joana Celeguin. Não conheço a cidade, mas está nos meus planos, se Deus quiser a visitarei um dia.

      Excluir
  17. Meus Bisavós vieram de Cavarzere... Os Rubinatos e pelo que vi tem mais ai nos comentários... isso é muito massa mesmo. Parabéns pelo texto (:

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Que história triste e linda ao mesmo tempo, eu viajei na historia. E este site me ajudou muito, agora eu entendi porque a data do registro de meu bisavô está 1997, agora eu sei que os documentos foram todos destruídos...Meu bisavô é de Cavarzere e nasceu em 1887. Eu estou querendo pegar a segunda via da certidão de nascimento dele, tenho uma cópia mas eu vou precisar de uma via original, como eu posso conseguir sem precisar ir até la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.imigrantesitalianos.com.br/

      Excluir
    2. Não entendi, como assim Débora?

      Excluir
    3. Eliane prestes. Entre no site da comune de cavarzere. La vc tem um e mail p vc fazer o pedido da certidao.

      Excluir
  20. Meu bisavo chegou 1889 familia savella .

    ResponderExcluir
  21. Visitei Cavarzere em 20/09/2018.Local do nascimento dos meus bisavós Giacomo Franzoso e Giudita Galan. Vieram para o Brasil em 1888. Visitei a igreja de S. Mauro e a ponte em homenagem a Adoniran Barbosa. A cidade está linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou também bisneto de Giacomo e Giudita. Um dos filhos, Angelo, era meu avo e minha mãe, Zilda, filha do Angelo. Estou terminando o processo da minha cidadania e gostaria de contato com meus parentes.
      Obrigado.
      Aguardo retorno. Abraço fraterno.

      Excluir
    2. Rafael, sou neta do Virgílio, irmão do Angelo. Sua mãe Zilda é prima do meu pai Mauro Françoso. Tenho estudado a nossa família nos últimos anos. Podemos trocar informações de nossos antepassados. Eliane.

      Excluir
    3. Olá Rafael,
      Meu avô, Ophelis de Almeida Françoso, era irmão da Zilda. Também tenho interesse em saber mais sobre a família.

      Excluir
  22. Caros:
    Não é difícil pesquisar Registro Civil de Cavarzere, de 1871 a 1931, pode-se pesquisar pelo site dos mormons, há índice alfabético, o que facilita a busca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.familysearch.org/search/catalog/999047?availability=Family%20History%20Library

      Excluir
  23. Adorei ler sobre essa cidade. Meus bizavos Celeste Bedende Constante e Italia Bardelli tambem eram de Cavarzere e vieram para o Brasil em PORTO FELIZ - SP. Meu Bizavô Celeste voltou a Cavarzere e ficou preso quando estourou a segunda guerra. Voltou ao Brasil, se despediu da familia e voltou para Cavarzere. Ele se casou novamente e fez nova familia ´por lá. Tenho parentes em Cavarzere.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marisa, será que voce poderia me ajudar num busca la? Meus bisavos também foram para Porto Feliz.

      Excluir
    2. Marisa Israel, Celeste Bedende Constante e Ana Italia Bardella são meus Bizavos
      ele voltou para Carvazere e faleceu em 1939 e minha Bizavo faleceu em Porto Feliz. Deichou 3 filhos: Joaquim Constante , Ida Constante e Dante Constante.Eu, me Edevar Manoel de Oliveira, Se quiser copia de documentos eu te envio.Consultor.oliveiraimoveis@gmail.com

      Excluir
    3. Ola desculpa a demora, vi a pouco tempo essas mensagens, nem sabia como acessa-las, Ly claro que te ajudo

      Excluir
    4. Edevar, onde voce mora?? Brasil ou Italia??

      Excluir
    5. Meus avós foram PORTO FELIZ, BRAGANTIM

      Excluir
  24. Lúcia, muito rica a sua colaboração aos interessados por Cavarzere.
    Meus bisavós são desta cidade e em breve a visitarei.
    Fui a Veneza no final de 2017 e não consegui passar em Cavarzere.
    Nos comentários de outros leitores, vi que existe uma ponte feita em homenagem ao Adoniram Barbosa, ele é o meu tio avô. Fiquei ainda mais interessado em conhecer a cidade de meus ancestrais.
    Mais uma vez obrigado pela sua colaboração.

    ResponderExcluir
  25. Celso o Pentavô era o Camilo Albiero, ele veio com a segunda ou terceira esposa nao sei ao certo e com a familia do filho Marcellino Massimiliano Albiero que seria meu tataravô... meu bisavô João Marcelino já nasceu em Porto Feliz, encontrei documentos deles em https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-89W2-FFDK?i=275&cc=2043809 "casamento"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karl, família ALBIERO que foi para PORTO FELIZ, era de BOSCOCHIARO. Os meus vieram de LEZZE DESTRO. Não consegui ligar as famílias.

      Excluir
  26. Lúcia, que legal! Meu bisavô Dante Nonato, que depois de muito trabalho descobri que o correto era Dante Nonnatto, é de lá. Visitarei a cidade no mês que vem e vou tentar rastrear ainda mais para saber onde era o endereço dele na cidade.
    É possível obter esse tipo de informação lá na cidade?

    ResponderExcluir
  27. Oi Marisa meus também vieram de cavarzere Santo Pavani casado com LUigia Renzo com o filho Giovani Pavani e avos maternos Giuseppe Pilotto e sua esposa Rosa Albiero mas não consegui nenhuma informação através desses sites de busca.Vc poderia me ajudar ? vc poderia passar seu contato.grata

    ResponderExcluir
  28. Eu estou conseguindo muitas informações sobre meus bisavós, e finalmente consegui um retorno do comune lá. É muito bom saber sobre as raízes da minha familia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá sou de Porto feliz
      meu email
      marisaisrael@terra.com.br

      Excluir
    2. JOAQUIM BRAGANTIM NEU BISAVÔ, NASCEU NESTA CIDADE, VIERAM PRA PORTO FELIZ

      Excluir
  29. MEu antepassados também são de lá, muito interessante saber sobre esta região em que viveram.

    ResponderExcluir
  30. Olá uma história linda e triste ao mesmo tempo , estou a procura da certidão do meu bisavô VITTORIO PAVAN nasceu em 1866 filho de Luigi Pavan e Teresa Fava , deve ser batistério pois nessa época pelo que vi em alguns vídeos não tinha registro , como faço para conversar nas igrejas . E-mail Rosangela.escudeiro@gmail.com

    ResponderExcluir
  31. Sou neto de Antonio Ferrari e Maria Bego Ferrari, Antonio era filho de Sante Ferrari e Rosa Ruggini Albiero Ferrari, todos nascidos em Boscochiaro que é uma frazione ( subdivisão , ou bairro ) de Carvarezere. Sante Ferrari, sua espôsa e seus filhos chegaram ao Brasil em 20/03/1896 no vapor Attivitá e foram morar/trabalhar na Vila Rafard, na época bairro da cidade de Capivari no interior do Estado de São Paulo.

    ResponderExcluir
  32. Meus tataravós tambem vieram de Cavarzere, Giovanni Franchini e Marianna Destro nascidos e casados là,A certidão de casamento ja encontrei na comune e estou aguardando a resposta da Igreja di San Mauro,porem fiquei triste agora sabendo que a igreja foi destruida,porem meu tataravô nasceu em 1858 È voi fazer minha cidadania por Ele!Alguem pode me dar uma dica do que fazer?Por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você chegou a verificar no Comune se possui a certidao de nascimento? Alguns foram novamente registrados mas no Comune.

      Excluir
  33. Desconfio que meus tataravos vieram de Cavarsere , mas não tenho certeza!
    Ele se chamava Antonio Giribuola.
    Se alguem tiver alguma informação ia agradecer muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao sei o seu nome, mas já verificou nas certidões de nascimento de seus bisavós ou avós alguma informação sobre eles? veja pela certidão em inteiro teor.

      Excluir
  34. Meu trisavô Domenico Gazzetta era de lá.. já encontrei documentos na paróquia

    ResponderExcluir
  35. Eu gostaria de saber se alguém tirou a cidadania na própria cidade de Cavarzere? Se sim, foi tranquilo com o Comune de lá?
    Soube que muitos estão tendo problemas com Comunes na Itália por conta da máfia da cidadania que a polícia está investigando e por conta disso alguns Comunes pararam de realizar diretamente com eles. Eu gostaria de saber se isso é verdade?

    ResponderExcluir
  36. Meus bisavós vieram de Cavarzere, já casados por volta de 1890 ele Giuseppe Zanardi e ela Maria de Nova meu avô nasceu já no Brasil foi registrado em Capivari-SP, mas por erro de cartório foi registrado com o Sobrenome Denardi, mas a origem na Itália é Zanardi, e inclusive tenho um primo que já conseguiu a cidadania conseguiu o Batistério na Paróquia de San Mauro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Giuseppe Zanardi e Maria Novo são meus antenatos também, meu bisavô João Denardi nasceu em Capivari-SP.

      Excluir
  37. Minha bisavó nasceu em Cavarzere no ano de 1891 com o nome de Isolina Alberotti. Em 1895, sua mãe, Speranza Fecchio, averbou o seu sobrenome e ela passou a se chamar Isolina Fecchio. Chegou ao Brasil no vapor Las Palmas em 1895, com sua mãe, irmã de um ano de idade Regina Arioli e seu padrasto Sante Arioli. Desembarcaram primeiramente no Espírito Santo e em seguida seguiram para o Rio de Janeiro.
    Consegui há pouco tempo a certidão de nascimento dela, enviada pela Comune di Cavarzere, via e-mail.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Rodolpho! Eu também recebi a certidao de meu bisavô por e-mail e também por correio. E você está iniciando o processo de cidadania?

      Excluir
    2. Meu bisavô é de Cavarzere Pasquelre Sante Toso nascido em 14 /07/1874 filho de Giovanne Toso e Domenica Vidale. Enviei e-mail solicitando a certidão para o Comune(anagrafe@cavarzere) de Cavarzere mas ainda não obtive retorno.Teriam um outro endereço para q possam me passar?

      Excluir
  38. Excelente postagem. A melhor que eu li sobre a cidade de Carvazere ate o momento. Dai veio minha avó materna, Maria Antonia Boscorato, com seus pais.

    ResponderExcluir
  39. Para que cidade no interior de São Paulo, foi a família de BONAVENTURA ALBIERO E PASCHOA POLO?

    ResponderExcluir
  40. Eu sou descendente da familia VENTURA e ZERBINATO de Cavarzere. Alguem mais vem desta familia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha família também é ventura com Zerbinati - julianam.lima@bol.com.br

      Excluir
  41. Linda história Lúcia meu Tetravô *Fernando Moda* nasceu em Cavarzere em 1878 , estou a procura do Nascimento dele espero que consigo encontrar

    ResponderExcluir
  42. Linda história! Meu bisavô Guerrino Pilotto nasceu em Cavarzere em 1881, eu mandei um email para o endereço de anágrafe do site e me enviaram a certidão de nascimento dele, só que demorou praticamente 1 ano, mas chegou intacta e linda. Fiquei muito feliz porque estava quase sem esperança de que a certidão chegasse.

    ResponderExcluir
  43. Parabéns pelo relato, quanta informação em poucas linhas.
    Sou descendente da família Pavanello, ao que pesquisei também vieram de Cavarzeri.
    Meu único tio vivo disse que a família chegou em 1894, porém, não sabe em qual navio.
    Continuo nas pesquisas, se alguém souber alguma informação ou maneira mais fácil, aceito ajuda! Um abraço a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos arquivos do Museu da Imigração constam três famílias Pavanello, que chegaram em 1894.

      Excluir
    2. Olá Celso, que bacana, achei várias informações que procedem mesmo!!
      Agradeço pela dica!

      Excluir
    3. Meu trisavó e trisavô vieram de Cavarzere. Sante Trivellato e Catherina Pavanello. Chegaram no Brasil em 29/06/1891 no vapor Sud America

      Excluir
  44. Meu avo tb é da cidade Comune de Cavarzere, ele nasceu em 1888 e foi registrado como Pasquale Garbo. Nao tenho a data que veio para o Brasil.fiquei feliz de conhecer a cidade fotos Muito linda.

    ResponderExcluir
  45. Meus avós também vieram de Cavarzere. Estive lá em 2919, uma graça a cidade!

    ResponderExcluir
  46. Alguém da família Broggio de cavarzere

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha trisavó , Teresa Brogio . Não tenho maiores informações dela , apenas o nome na certidão de nascimento apostilada da minha bisavó que nasceu em Cavarzere , em novembro de 1878.

      Excluir
  47. Nos arquivos do Museu da Imigração constam nove famílias BROGGIO.

    ResponderExcluir
  48. Linda historia de Cavarzere, minha familia e eu somos reconhecidas na Comune de Cavarzere como pessoas da familia LOVISARO / CALDIN, temos cidadania desde 1998, meus bisavos e alguns tios nasceram lá... chegaram em 1888 ao Brasil e junto veio Vincenza Bondesan minha tataravo, de quem não acho os antepassados, era casada com Pietro CALDIN, minha arvore genealogica é enorme, mas para nos BONDESAN, se alguém souber de alguma noticia agradeço...

    ResponderExcluir
  49. Estou a procura da certidao de nascimento da minha nona nascida em Cavarzere em 1888 seu nome Pasqua Modena alguem poderia me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vide
      https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-99W2-91KR?i=1561&cc=2043809&cat=999047
      Trata-se de batismo de MARCO, filho de Luigi Modena e Maria Guzzon, Cavarzere. Talves parente.

      Excluir
  50. Adorei o conteúdo. Meu trisavô veio para o Brasil tbm, busco por ele: Angelo Scotti/Sgotti, pais Francesco Sgotti/Sguotti e Antonia Priore, nasceu em 1870, alguém poderia me ajudar? Qual igreja devo solicitar informações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É certo que ele nasceu em cavarzere?

      Excluir
    2. Encontrei os sobrinhos e os irmãos residentes nesta região, ali casaram, tiveram filhos, faleceram: Martinelle, Ca' Bianca, Pontelongo, Coette Rottanova, e os pais também, inclusive após ficar viuva, Antonia Priore se casou novamente. Pelo que observei estas cidades são todas "proximas". E como o documento de nascimento do Angelo Sguotti foi entre 1870/1871 so nas Igrejas agora.

      Excluir
  51. https://www.familysearch.org/search/catalog/999047?availability=Family%20History%20Library
    No endereço a seguir você encontra os registros civil de Cavarzere a partir do ano de 1871 até 1929. O interessante é que normalmente antes de aparecerem os registros, aparece um índice alfabético, o que ajuda muito.

    ResponderExcluir
  52. Oi. Sou um bertoncini descendente de Antônio e Adolpho de Bragança Paulista. Eles vieram de Cavarzere também em 1892.

    ResponderExcluir
  53. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  54. Que postagem maravilhosa! Minha avó também veio de Cavarzere, Maria Josephina Mantovani.Visitei a cidade há três anos, uma graça.

    ResponderExcluir
  55. Sou filho de Ildefonso Albiero (e Aparecida Feliciano Albiero). Ele era filho de Antônio Albiero (e Natalina Pellegrini Albiero) e neto de Felice Albiero, meu bisavô, por sua vez filho de Camilo Albiero, meu trisavô, ambos nascidos em Cavarzere.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felice veio para Capivari, interior de São Paulo, para a então vila Raffard (hoje município de Rafard). De Capivari a família se espalhou para cidades da região, como Porto Feliz, Sorocaba e Santa Bárbara D'Oeste.

      Excluir
  56. Olá. Minha nona Maria Torso nasceu em Cavarzere e os pais de meu nono a família Rigolo também são de Cavarzere, vieram de lá para o Brasil em 1889, para trabalhar na lavoura. Vieram para Amparo e Itatiba, cidades do interior de São Paulo. É um grande prazer saber sobre a história de Cavarzere. Um dia ainda pretendo visitá-la

    ResponderExcluir
  57. Meus avós nasceram em Cavarzere. Quando minha filha foi fazer cidadania italiana em 2017 , fiquei sabendo q tem muitas famílias daí aqui em Valinhos SP. Onde moro hoje. Acho q vim p Valinhos p rever meus antepassados!! Rsss

    ResponderExcluir
  58. Meu avô Se chamava Felice Fortunato Braga, nasceu em Cavarzere Primeiro de março de 1861. E meu bisavô se chamava Antonio Braga e minha bisavó Maria Pozzatto. Meu abô veio com a primeira esposa Regina Belloni, um filho Orlandino Braga, um primo Fausto Braga e o irmão do meu avô se chamava Paolo Braga. o Paolo veio casado com Ema Trigolo sem filhos. Vieram para o Brasil em 14 de janeiro de 1889 no navio Fanfulla para o Rio de janeiro. E foram todos trabalhar numa fazenda na região serrana de Duas Barras RJ. Depois que meu avô ficou viúvo se casou duas vezes. Meu pai Geraldino Braga era do terceiro e último casamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o primo Fausto Braga veio solteiro. Era filho de Sante Braga e Angela Bertaglin

      Excluir
  59. Lucia, que bonito o seu post sobre Cavarzere. Meu bisavó nasceu em Cavarzere em 1849 e veio com a sua família para o Brasil em 1888. O seu nome era Antonio Vallese, mas o sobrenome se transformou em Valério no Brasil. Foram trabalhar nas fazendas de café em Jaú/SP. A família foi ficando grande e eu nasci dela, heheh... Ainda não conheço Cavarzere, mas pretendo conhecer um dia. Obrigada por me fazer chegar pertinho dos meus ancestrais através da sua história.

    ResponderExcluir
  60. Alguém tem alguma informação da família Trivellato e Pavanello, meu trisavô e minha trisavó vieram de Cavarzere em 1891 no vapor Sud America. Nome dele era Sante Trivellato e dela Catherina Pavanello

    ResponderExcluir
  61. Prezados(as), bom dia! Busco por informações sobre familiares da minha trisavó de nome Marina Vincenza Naldi (nascida Sartori). Ela nasceu na cidade de Cavarzere em 1847 e foi batizada na igreja de San Mauro Martire. Casou-se com Antonio Naldi em 03/02/1869, tiveram filhos(as): Paolo Naldi (meu bisavô), Appolonia Naldi, Riccardo Vincenzo Naldi, Giovanni Battista Naldi, Eliza Lanzoni (nascida Naldi) e Antonia Girardi (nascida Naldi). Marina faleceu em 31/07/1887 na cidade de Codevigo, Padova. Seus pais se chamavam Francesco Sartori e Natalina Sartori (nascida Bassan). Teve um casal de irmãos que se chamavam Luigi Sartori e Maria Anna Gibin (nascida Sartori).
    Caso alguém tenha alguma informação e/ou parentesco, por favor, entre em contato, pois estou construindo a árvore genealógica da família.
    Ainda não conheço Cavarzere, mas em junho de 2024, estarei por lá!
    Um grande abraço a todos(as).

    ResponderExcluir
  62. Em tempo, gostaria que soubesse que estou adorando seu blog! Parabéns pelo primoroso trabalho!

    ResponderExcluir

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.