11 junho 2012

Ferrara, joia do renascimento 1 - Catedral




Ferrara é uma cidade requintada, elegante e uma grande expressão do período medieval e renascentista. Localizada na Emilia Romagna, a apenas 30 km ao norte de Bologna, a cidade é repleta de arquitetura do renascimento. Esse é um lugar onde pode-se reviver a atmosfera mágica do passado. Pelas ruas de Ferrara passaram muitos nobres e grandes personalidades que marcaram a história. 




Cidade das Bikes

Viver sem pressa é filosofia e pedalar faz parte do cotidiano, por isso Ferrara é chamada de "Cidade das Bikes ou das Bicicletas". e todos os tipos, as bikes estão por toda parte. A todo momento pode-se encontrar circulando não só jovens e crianças, mas também executivos, senhoras elegantes, freiras, policiais, pais e mães com seu filhos pedalando pela cidade.  

Nessa cidade calma e silenciosa é possível caminhar ou pedalar lentamente uma bicicleta a qualquer hora do dia ou da noite sem qualquer receio. Essa é a maneira mais fácil de locomover-se no labirinto de ruas de paralelepípedos dentro ou fora da cidade. 






Deslizar sobre duas rodas na paisagem plana da cidade faz bem à saúde e ao meio ambiente, mas também evita ter que enfrentar viajantes afoitos dentro de um ônibus lotado. Usando um carro há preocupação de procurar um lugar para estacionar.
 
Porém usando uma bike, sem correria e com tranquilidade, qualquer paisagem, cheiro, ou movimento é um bom motivo para dar uma parada. É também o meio ideal para descobrir os jardins e a imensa área verde de Ferrara. 




   
Piazza Trento e Trieste

A Piazza Trento e Trieste é a principal praça de Ferrara. Localizada no coração do centro histórico, no passado era chamada Piazza delle Erbe, por ser onde se vendia frutas e legumes. Atualmente aos sábados pela manhã há um mercado ao ar livre na praça, onde encontram-se desde mobiliário antigo a roupas e comidas. Uma noite por semana funciona na praça um mercado de doces ao ar livre.





Catedral di San Giorgio Martire

Devido à sua importância cultural, Ferrara foi declarada como Patrimônio Mundial pela Unesco. As construções ao redor da praça remontam aos tempos medievais. Uma delas é a Catedral di San Giorgio Martire, em torno da qual se concentravam os lugares mais importantes do poder e onde atualmente são realizadas as mais importantes celebrações da diocese. 

Construída em estilo românico no ano de 1135, essa igreja é ricamente decorada. Toda a obra resulta de uma restauração feita após o terremoto de 1570. Principal local de culto católico em Ferrara, a catedral está ligada ao Palácio do Arcebispo através de uma abóbada coberta, cuja entrada se dá pela Via Guglielmo degli Adelardi.






A fachada em mármore branco possui arcos, rosáceas, janelas abertas, estátuas e numerosos baixos-relevos góticos. A porta central é decorada com a escultura de San Giorgio, cenas do Novo Testamento e vários profetas. No alto encontra-se a escultura da Madona com o Menino Jesus. 

Há uma escultura que representa o Juízo Final, tendo ao lado uma figura monstruosa que engole as almas dos condenados. Estudiosos dizem que na fachada encontram-se escondidas mensagens através de algumas esculturas, mas também de simbolismos de alquimia, que poucos conseguem compreender plenamente. 






À direita por cima da porta encontra-se uma curiosa face feminina muito antiga. Uma das muitas lendas conta que Ferrara foi fundada por um certo povo exilado de Tróia, entre estes estava uma garota troiana chamada Frara.

De Frara teve origem o nome  do assentamento, que se tornou Ferrara. Originalmente essa face feminina situava-se junto à porta esquerda, porém foi transferida para a direita quando o busto de Clemente VIII foi colocado na porta esquerda. 

Também à direita encontra-incrustada na fachada se a escultura do Duque Alberto d'Este V,  uma homenagem do povo de  Ferrara pelo grande desenvolvimento que trouxe à cidade, fundando a universidade, que se tornou uma das melhores do mundo.  






Outra curiosidade está ao lado da igreja. Se você observar as colunas de mármore acima das lojas, logo vai notar que cada uma tem uma forma diferente. Em uma dessas colunas existem folhas esculpidas.

Segundo conta uma antiga lenda, todas as colunas eram originalmente retas, ordenadas e simétricas conforme o projeto. Porém o Diabo invejoso ficou incomodado com a perfeição das obras e durante a noite resolveu entortá-las para atrasar a inauguração da igreja. 

No dia seguinte o povo de Ferrara notou as esculturas estranhas, mas ficaram maravilhados pela criatividade dos escultores e os recebeu com aplausos. Assim o Diabo teve seu plano frustrado e a igreja foi inaugurada. 






Antigamente as pessoas entravam na igreja através de uma porta lateral, chamada "Porta dei Pellegrini". Ao redor do portal de entrada havia algumas esculturas representando os meses do ano, por isso passou a ser chamada "Porta dei Mesi" ou "Porta dos Meses". Cada mês era é representado por uma escultura, que simboliza qualidades humanas. 

Junto aos meses havia esculturas representando os signos do zodíaco, uma tendência da época medieval: misturar símbolos religiosos e profanos. Junto ao campanário também existia a "Porta dello Staio", porém as duas portas não existem mais. Com a construção das lojas na lateral da igreja, as portas laterais foram desativadas.






A catedral foi construída a partir de 1135, porém a torre do sino somente foi construída anos depois. As obras demoraram mais de 40 anos, entre os anos de 1451/1493, porém a torre nunca foi concluída e não tem o telhado. Durante a Segunda Guerra Mundial um bombardeio atingiu a catedral, destruindo algumas partes da igreja. A partir de 2006 foi iniciada uma grande restauração.

Na parede voltada para a torre do sino encontra-se a imagem da Madonna del Corridoio. Na verdade essa é apenas uma cópia de um original do século 15. A obra de Antonio di Cristoforo foi danificada durante os bombardeios de 1944 e após restaurada foi enviada para o Museu do Palazzo Schifanoia.





Igreja San Romano / Museu da catedral

Nas imediações da Piazza Trento e Trieste encontra-se a Igreja de San Romano, onde funciona o Museu da Catedral, que reúne inúmeras obras de arte e antigos móveis eque fazem parte da história da Catedral. Entre as obras estão a Madonna della Pomegrana do século 15. Fazem parte do acervo as antigas portas representando San Giorgio, os painéis do Ciclo dos Meses do século 13, além de uma série de esplêndidas tapeçarias e muitos livros.

Curiosa é essa antiga estrada San Romano. Principal ligação entre a antiga Piazza Mercato (atualmente Piazza Trento e Trieste) e o porto, que se situa na atual Via Ripagrande. Nos primeiros anos do século 14 muitos comerciantes se concentravam nesse beco.

Em tempos mais recentes, muitas atividades comerciais relacionadas com a administração de alimentos ainda existem, mas o cheiro do bacalhau e do arenque trouxe uma certa sensação de decadência, que se acentua mais pelas estreitas arcadas e escassa luminosidade da rua...



continua em Ferrara 2...



10 comentários:

  1. Olá Lucia! Sou gaúcha de Porto Alegre morando em salvador a 9 anos. Pouco sei da Italia, mas sendo meu bisavô italiano, o sonho de conhecer algumas regioes italianas está cada vez mais forte. Foi assim, pesquisando lugares, olhando fotos, sonhando com a viagem futura aos caminhos e tratorias que encontrei vc. Gostaria muito de trocar emails ou nos conhecermos via facebook, se vc quiser. Seus Blogs sao maravilhosos e ainda nao tive tempo de curtir todos, mas vou conhecendo devagar. Lucia...me dê essa honra...de fazer parte de seu círculo de amigos! Bjo grande! Meu perfil no facebook: https://www.facebook.com/elisabethpaim e meu email: elisabeth_3009@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Elizabeth. Obrigado por sua visita e seu comentário. Entrarei em contato através de seu email. Abraço. Lucia

    ResponderExcluir
  3. Trabalho elogiável cara Lúcia. Parabéns! Só com amor e curiosidade feminina se chega a tão grande enredo, lúcido e sobretudo de valor cultural. é evidente que nada se faz sem um longo trabalho de pesquisa. Estou vivendo e estudando arquitetura em Ferrara e de repente você me despertou para uma vivência ainda mais profunda e intensa. Gostaria de ficar com mais proximidade a você retribuindo inclusive qualquer atualidade. MEU FACEBOOK é SANTO NOVO e meu email: adriao.fernando@gmail.com GRANDE ABRAÇO DAS TERRAS DOS ESTE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando: Ferrara tem uma história incrível, não é mesmo? Agradeço a gentileza de seu comentário, seus elogios e agradeço por se disponibilizar. Manterei contato com você através de seu email. Abraço, Lucia .

      Excluir
  4. Olá Lucia, meu nome é juliano, moro no Brasil, mas sinceramente não suporto mais viver aqui, não aguento mais tanta roubalheira e corrupção, meu pai era italiano, tenho seu sobre nome, sou advogado e gostaria de saber como posso fazer para ser advogado aí na Itália, adorei Ferrara, adoraria morar nesta cidade, serei grato se você puder me orientar como devo fazer para poder exercer minha profissão aí, meu email é: ricardojulianovale@hotmail.com, serei muito grato se puder me ajudar.

    ResponderExcluir
  5. Olá Lúcia, meu nome é Miracy , vivo no Brasil, em Recife, mas estive em Ferrara em julho de 2013 e amei. É uma cidade linda e ao mesmo tempo romântica. Espero retornar e conhecer melhor alguns locais que não tive oportunidade de conhecer. Parabéns pelo teu trabalho!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miracy. obrigado pela gentileza de seu comentário. Com certeza você viu como Ferrara é fascinante e tem muito mais do que poderia caber nesse post. Desejo que retorne por lá e depois me conte como foi. Abraço, Lucia

      Excluir
  6. Oi Lucia, me chiamo Felipe. Está certo meu italiano? Bom vamos aos comentários... Acho que os rios dão charme às cidades, uma pena Ferrara ser tão próxima ao rio Pó e não ser banhada por ele. Seus fundadores devem ter errado a localização. O mesmo digo em relação a Verona tão próxima ao lago de Garda ! Seria uma Genebra italiana... Pelo menos, essa última é banhada pelo belo Ádige.

    ResponderExcluir
  7. Oi Lucia, meu nome é Adriana e sou do Parana, estou super interessada em fazer intercambio para Ferrara mas estou meio receosa com isso. Gostaria de saber, se você puder me ajudar, como esta o mercado na área de engenharia civil na cidade e no pais como um todo. Muito obrigada. Se for melhor pra voce responder através de email: adriana_kosop@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Lucia, meu nome é Adriana e sou do Parana, estou super interessada em fazer intercambio para Ferrara mas estou meio receosa com isso. Gostaria de saber, se você puder me ajudar, como esta o mercado na área de engenharia civil na cidade e no pais como um todo. Muito obrigada. Se for melhor pra voce responder através de email: adriana_kosop@hotmail.com

    ResponderExcluir

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.