30 janeiro 2011

Carrara, a cidade do mármore






Carrara, uma comuna italiana a 100 km de Florença, que se estende desde as montanhas até o mar. Dizem que o nome da cidade provavelmente seja proveniente do termo "kar", que significava pedra na antiguidade. E a cidade faz jus a seu nome. O mármore está presente por todos os lados, indo desde as montanhas até a costa, formando uma praia forrada de mármore.






A produção de mármore da cidade é exportada para todo o mundo, mas também trabalham mármores provenientes de outras partes do mundo. Além das pedreiras de mármore, a cidade tem academias de escultura, artes plásticas, um museu de antiguidades e estatuários. Em alguns ateliês pode-se admirar muitas esculturas em andamento.






Também é possível fazer um tour divertido pelas estradas sinuosas na montanha. O visual é incrível. No topo a bruma dá um ar fantástico aos picos de mármore. É possível entrar com o 4x4 em algumas cavernas e inclusive desembarcar. O chão geralmente é enlameado de lama branca, que costuma agarrar nos sapatos. Só tem um detalhe: a lama seca, vira pó e demora alguns dias para limpar. 

O passeio de carro por dentro de uma caverna é muito bacana, mas pode ser também um pouco claustrofóbico. Porém, não deixe que o medo impeça de acompanhar o processo de extração dos imensos blocos de mármore. Há cavernas nas quais você chega com o seu veículo até a entrada e só ali pega um tour guiado para ver a escavação no interior da montanha. Há também a opção de fazer trilhas a pé pela região.






A cidade atual se originou a partir de um bairro que construído pelos romanos para abrigar os trabalhadores nas pedreiras de mármore, no início do século 2 aC. Suas crenças, o anarquismo e radicalismo geral tornou-se parte da herança do escultores de pedra. Carrara é o berço da Federação Internacional dos Anarquistas (IFA). De acordo com um artigo do New York Times, muitos revolucionários violentos que haviam sido expulsos da Bélgica e da Suíça foram para Carrara em 1885 e fundou o primeiro grupo anarquista na Itália.



 


O mármore de Carrara é famoso desde a Roma Antiga, quando foi utilizado para construir o Panteão de Roma, famoso por sua cúpula. O Panteão original foi construído em 27 a.C. durante a República Romana. No pórtico está escrito: M.Agrippa.L.F. Cos. Tertium.Fecit que significa: Construído por Marco Agripa, filho de Lúcio pela terceira vez cônsul.





Muitas esculturas do Renascimento foram construídas com mármore proveniente de Carrara. David de Michelangelo, uma das mais famosas esculturas do artista renascentista, foi esculpida em uma única peça de mármore. O trabalho, que durou 3 anos, retrata o herói bíblico com realismo anatômico impressionante, sendo considerada uma das mais importantes obras do Renascimento e do autor. Uma placa de mármore registra a casa na Piazza del Duomo, onde Michelangelo costumava se hospedar quando ia fazer compras de mármores na região.





As montanhas que podem chegar a 2.000 metros de altitude são a principal razão para ir até Carrara, mas também vale visitar a cidade que tem um importante porto comercial no Mar Mediterrâneo e vive principalmente do transporte de mármore.  O centro histórico da cidade é uma graça. Como não poderia deixar de ser, estátuas, bancos, vasos de plantas e fontes de rua são todos feitos em mármore. Até as faixas de pedestre, que de longe parecem pintadas de branco, em Carrara são feitas de mármore.





Piazza Alberica: O coração da cidade velha é Piazza Alberica, rodeada por belas construções do século 17/18. O monumento no centro é uma homenagem a Beatrice d'Este, filha do Duque de Ferrara, que se tornou a Duquesa de Carrara. Erguida em 1826 e esculpida por
Pietro Fontana, a escultura retrata a última Duquesa de Carrara com uma mão segurando um cetro e outra estendida sobre a praça.  Na linda praça principal o piso é de mármore. Cercada de palácios e cafés simpáticos,  mesas de mármore ao ar livre acolhem os moradores e visitantes.




Durante séculos a cidade foi governada por diferentes reinos. Tomada pelo rei Tommaso Campogregoso, que pertencia à poderosa família Malaspina, a partir de 1473 a cidade de tornou um Grão Ducado. Em 1529 o Grão Duque Antônio Alberico morreu, tendo sido substituído por  seu genro Lorenzo Cybo, que era casado com sua filha Ricardina Malaspina. Nascia assim a Dinastia Cybo-Malaspina, que esteve no governo até 1829. 







Destaca-se na praça o Palazzo del Medico. Com sua cor vermelha intensa e ricos ornamentos barrocos, os salões são decorados em estilo rococó. Rico em mármore e estuque policromado, tem um salão com afrescos feito no início de 1700.





Igreja do Suffragio: Iniciada em 1686 e remodelada no século 19, tem na fachada tem um portal em mármore em estilo barroco estilo, esculpida por Carlo Finelli tem acima um baixo-relevo com a "Madonna e as Almas do Purgatório".







Catedral: A Catedral de Carrara  é do século 12, sendo totalmente revestida de mármore branco. Desde seu início a comunidade de Carrara teve uma espécie de culto da roda, colocando-a como o principal motivo arquitetônico e decorativo da fachada da catedral. Como se fosse uma assinatura., o lema de Carrara é "Fortitudo mea em Rota" que em latim significa "Minha força está na roda".

Pode-se supor que a roda idealmente representa tanto um conceito de viagem eterna como uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento de Carrara, daí a explicação precisa do lema com base em uma resposta dada por Sibilla Eritreia que, quando questionadas sobre o destino de uma cidade disse: Sorte na roda.




Piazza dell'Accademia

Piazza della biblioteca 

Na Academia de Belas-Artes, instalada em um palácio do século 16, pode-se ver moldes de gesso feitos por artistas como Canova e esculturas em mármore negro de Colonatta, que já não existe mais. Na estreita Via Santa Maria, ferramentas nas fachadas das casas coloridas em tons de terra com janelas pintadas de verde indicam os ofícios dos moradores do passado. Outras peças, como colunas e desenhos, destacam suas habilidades.






Colonatta: No verão, a região recebe muitos turistas em busca de sol e mar, mas vale também fazer uma visita ao  vilarejo de Colonatta, no alto de uma montanha. Além de ser uma vila muito lindinha, os produtores estão sempre por ali dispostos a bater papo e explicar como o porco vira lardo.

O  Lardo di Colonatta, uma espécie de bacon branquíssimo servido em fatias finas, é uma especialidade que geralmente está nos cardápios de todos os restaurantes. A gordura vem do lombo do animal, sendo curado por 180 dias em imensos tonéis de mármore junto com azeite, sal, pimenta, alecrim e outros temperos. Se tiver a oportunidade de entrar em uma cave de pedra para ver como é, vá sem medo. O cheiro das especiarias é muito bom. Pode ser comido puro, fatiado como qualquer presunto ou com pão ou salada.





Piazza delle Erbe: A praça que tem seu nome relacionado com o antigo mercado, foi no passado o centro da antiga povoação romana.  Nesse pequeno espaço ficava o cobrador de impostos, o que deu à praça o motivo de rancor de muitas pessoas na Idade Média. Um dos destaques da praça é um portal de mármore, que tem dois pilares com figuras de mouros sobre elas. Na cabeça eles tem um travesseiro, sobre o qual repousa o brasão da família a que pertenciam.







Feira na praça: Atualmente um dos eventos característicos de Carrara é realizado na Piazza delle Erbe, quando os produtores da Toscana fazem o comércio de produtos orgânicos naturais: compotas, produtos hortícolas, frutas, molho de tomate, mel, carne, salsichas, ovos, queijo, pão típico de castanhas, óleos, produtos fitoterápicos e cosméticos, geleias. São fornecidos pelos fabricantes de Carrara, Massa Lunigiana e províncias vizinhas, vendidos diretamente pelos produtores a preços razoáveis, evitando os custos de transportes e de logística, combinando conveniência, dieta adequada e aproximação do produtor e consumidor.







Rivolta delle donne: A Piazza delle Erbe já foi palco para as mulheres de coragem de Carrara. Durante a 2a. Guerra Mundial os alemães determinaram que a população deveria evacuar a cidade e seguir para o mar. Na época a população de Carrara na época era composta quase exclusivamente de mulheres, idosos e crianças. Quando os primeiros cartazes foram afixados nas ruas de Carrara, as mulheres se recusaram a abandonar suas casas e reagiram com tenacidade às dificuldades.

Durante o inverno elas tinham apenas o sal, única matéria prima à disposição para trocar por farinha e outros alimentos com as mulheres da Emilia Romagna. O mar de Carrara dava às mulheres o sal, uma moeda de troca valiosa. Elas ferviam a água até que restasse apenas o sal no fundo das panelas. Com a carga de sal, elas subiram os caminhos da montanha andando descalças sobre os ásperos cacos de mármore afiados e foram em busca de comida empurrando os carrinhos de mão.

Depois de quase duas semanas voltaram exaustas, magras e sangrando, mas com sua carga de alimentos. Em meio aos bombardeios, perigos e armadilhas, muitas foram derrubadas por metralhadoras, outras por exaustão e outras tiveram sua carga roubada. Mas com tenacidade, sem parar, fizeram chegar o pão à cidade que tinha fome. Na manhã seguinte, as mulheres se reuniram na Piazza delle Erbe e, segurando faixas e gritando palavras de ordem, que de alguma forma inspiravam a si mesmas, elas seguiram para a sede do comando alemão.

Apesar da insistência e ameaças para que desistissem do seu intento, elas não recuaram. Mesmo diante das metralhadoras, as mulheres gritavam: "Não deixem a cidade!". O comando alemão suspendeu a ordem de evacuar a cidade e as mulheres retornaram às suas casas. A força e coragem dessas mulheres venceu a fome com sacrifício e, apesar dos massacres, devastação e represálias, elas fizeram das montanhas Apuanas, uma cidadela inexpugnável da liberdade. A cada ano, relembram esse episódio com apresentações teatrais em Carrara.


4 comentários:

  1. Lúcia.

    Biólogo e Professor, divulgo a causa ambiental/humanística através do Verde Vida.

    Peço-lhe desculpas por invadir um espaço tão belo e especial.

    Felicidades em sua jornada.

    http://www.vervida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Claudio: Seja benvindo. Temos objetivos semelhantes em causa do meio ambiente e das questões humanísticas, em linguagens parecidas. Desejo sucesso e que todas as inicitivas nesse sentido, sejam abençoadas. Abraço. Lucia

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por estas belíssimas postagens. Ventura!!!.

    ResponderExcluir

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.