23 janeiro 2011

Vulcão Etna na Sicilia



O Vulcão Etna situado na Sicilia, está entre as províncias de Messina e Catânia. É um dos vulcões ainda ativos, com 45 km de diâmetro, sendo o maior e mais alto da Itália e da Europa, com 3.322 metros de altura. Ocasionalmente pode ser bastante destrutivo, mas normalmente, as erupções não oferecem grande risco à população que vive nas localidades próximas. Porém a cada erupção, coloca as cidades vizinhas em constante estado de alerta.



Os solos vulcânicos ao redor do Etna propiciam bons campos para a agricultura, com vinhedos e hortas espalhados nas encostas da montanha e em toda planície da Catânia. A última grande erupção do vulcão Etna foi acompanhada de mais de 200 pequenos terremotos em maio de 2008, entrando novamente em erupção em janeiro de 2011.

O Etna já era conhecido na Roma Antiga. Os árabes, que viveram na região por um longo período, chamavam a montanha Gibel Utlamat - "a montanha de fogo", que mais tarde gerou a corruptela Mons Gibel. O nome do vulcão em siciliano é Mongibeddu.





As frequentes e por vezes dramáticas erupções, fizeram da montanha um tema recorrente na mitologia clássica, traçando-se paralelos entre o vulcão e vários deuses e gigantes das lendas do mundo romano e grego. Éolo, o rei dos ventos, teria confinado os ventos em cavernas sob o Etna. Segundo o poeta Ésquilo, a causa das erupções deve à prisão do gigante Tifão sob o vulcão. Outro gigante, Encélado, revoltou-se contra os deuses e foi morto e sepultado sob o Etna.

Diz-se ainda que Vulcano, Hefesto para os gregos, deus do fogo e da forja, tinha sua fundição sob o Etna e atraiu o deus de fogo Adrano para fora da montanha, enquanto os Ciclopes mantinham uma forja em que fabricavam raios para que Zeus os usasse como armas. Supõe-se que no submundo grego, Tártaro, encontrava-se abaixo do Etna. No mundo católico, acredita-se que o Etna entrou em erupção devido ao martírio de Santa Lucia fazendo com que os muçulmanos posteriormente a invocassem contra ameaças do fogo e relâmpagos.


4 comentários:

  1. Ciao Lucia,
    Tutto bene?

    Eu gostei muito que você escreveu sobre o vulcão Etna. Eu sou siciliano, e apesar de ser da província de Enna, eu posso ver o Etna da minha cidade. No inverno é bonito ver o vulcão coberto de neve. Também é bonito ver a erupção. Em 2008 estava em Catania, quando olhei para o Etna e vi toda a lava descendo a montanha. Um fenômeno maravilhoso.

    Un abbraccio,
    do Davide do Conecta ITALIA

    ResponderExcluir
  2. Ciao Lucia .
    Anche io sono Siciliano e vivo da molti anni nella regione Liguria . Grazie a nome di tutti i siciliani per il tuo post.

    un saluto antonio

    ResponderExcluir
  3. Davide: obrigado por sua visita ao blog e por me transmitir suas impressões sobre o Etna, que não tive oportunidade de ver pessoalmente. Deve ser muito bonito apreciá-lo. Abraços, Lucia

    ResponderExcluir
  4. Antonio: Grazie per la sua visita al blog. Ci sono tanto cose da parlare di questo bellissimo luogo che è la Sicilia, che purtroppo non ho potutto ancora conoscere. Saluto, Lucia

    ResponderExcluir

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.