29 março 2011

Cascia, a cidade de Santa Rita





Cascia, na região da Umbria, é a cidade natal de Santa Rita de Cascia nascida em 1381. A cada ano em 21 e 22 de maio acontecem celebrações e ritos que atraem gente do mundo inteiro. Nascida no dia 22 de maio de 1381 em Rocca Porena, um pequeno povoado de Cascia, seus pais eram idosos e seu nascimento foi um milagre.

Rita de Cascia tinha grande desejo de consagrar-se à vida religiosa, mas seus pais optaram em casá-la com um homem
violento e envolvido em crimes. Através de muitas orações ele se converteu, mudou totalmente a sua vida e durante o matrimônio tiveram 2 filhos. Anos depois, os antigos inimigos do marido o mataram e seus filhos alimentavam o desejo de vingança. Mas Rita rogou a Deus que retirasse esse desejo do coração de seus filhos ou os levasse para o céu.






Em menos de um ano os filhos de Rita morreram e sozinha no mundo Rita decidiu entrar no mosteiro de Santa Maria Madalena. Porém, sendo viúva e não sendo virgem, não foi aceita. Certo dia ouviu um chamado por seu nome e, ao atender a porta, ela viu seus santos protetores: Santo Agostinho, São Nicolau Tolentino e São João Batista. Acompanhando os santos ela chegou e entrou junto com eles no convento.

Na manhã seguinte as freiras ficaram surpresas ao encontrar Rita rezando na capela, embora todas as portas
estivessem trancadas. Para colocar em prova a sua vocação, a madre superiora a incumbiu de regar um galho seco por 2 vezes em todos os dias. Obediente, Rita cumpriu a missão mas teve tanto carinho que a videira floresceu. Em suas orações Rita pediu a Jesus que permitisse sentir a dor de sua crucificação, logo um espinho se destacou da coroa de Cristo e atingiu sua fronte, transformando numa fétida ferida.






Em 1450 o Papa Nicolau V proclamou o Ano Santo e Rita queria participar para pedir perdão de seus pecados, porém a ferida fétida a impedia. Ela rezou e pediu a Jesus que a curasse para ir a Roma e logo ficou curada. Depois de muitos anos em seu leito de morte ela pediu a uma amiga que buscasse em sua casa em Roccaporena uma linda rosa. Todos pensaram que Rita estava delirando já que era época de um inverno muito rigoroso. Mas para espanto de todos no jardim da casa uma linda rosa havia florescido. Ao receber a rosa, Rita faleceu aos 76 anos de idade.




O Santuário de Santa Rita em Cascia recebe milhares de fieis todos os anos, principalmente em 22 de maio no dia consagrado à santa cujo corpo permanece intacto na cripta dedicada a ela. Foi canonizada e declarada santa pelo Papa Leão XIII em 1900. Muitos fatos extraordinários e milagres de Deus são atribuídos à intercessão de Santa Rita conhecida como a Santa dos assuntos impossíveis. 









A cidade de Cascia, como todos os centros da Umbria, é de origem muito antiga. Fundada antes do nascimento de Roma foi um centro romano de grande importância. Desta fase se tem o esplêndido templo de Villa S. Silvestro e outros achados arqueológicos conservados no Museu do Palácio Santi.

A cidade viveu seu período de máximo esplendor na Idade
Média e, pela arquitetura desta fase, Cascia tornou-se uma cidade artística. Dessa época são as igrejas góticas de San Francesco e de Sant'Agostino, ambas edificadas no 1300. A colegiada de Santa Maria edificada pelos Longobardos conserva um crucifixo linear de 1400. Atualmente Cascia possui um visual moderno, tendo se organizado para viabilizar e receber milhares de pelegrinos devotos de Santa Rita que visitam a cidade.



6 comentários:

  1. Cibele, obrigado por sua visita e seus elogios. Volte sempre. Abração. Lucia

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Srª Lúcia, boa tarde. Se for possível gostaria de uma ajuda sua, explico: minha mãe é fervorosa devota de Santa Rita de Cássia e aos 76 anos está com planos de visitar o Santuário em Cascia este ano, peço-lhe a gentileza de nos enviar, caso tenha, algumas dicas ou sugestão de hotéis, contatos locais etc...Muto obrigado pela atenção..Guilherme Sette- Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme, também sou muito devota de Santa Rita. Cascia está numa região montanhosa da Umbria e o meio mais fácil para pessoas idosas é através do ônibus que parte da estação em Roma. Além da viagem ser mais confortável, evita as baldeações. A viagem de ônibus de Roma a Cascia dura em média 3 horas. Os ônibus saem de Roma por volta das 7:00 horas da manhã e retorna de Cascia antes do final da tarde. Outra opção é utilizar o trem que parte de Roma até Spoleto, mas teria que completar o percurso pegando um ônibus. Já ouvi falar que essa opção é mais complicada. Há ainda a opção de alugar um carro em Roma, porém esteja preparado para gastar uma boa grana. Desejo-lhe uma boa viagem. Abraço, Lucia

      Excluir
    2. Há bons hotéis no centro de Cascia e seu agente de viagens pode fazer a reserva antecipada. Infelizmente não tenho contatos a quem poderia recorrer, mas tenha certeza de que a cidade é bem preparada para receber turistas que lotam a cidade durante o ano inteiro. Além dos guias turísticos, os moradores são muito gentis. Abraço, Lucia

      Excluir

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.