01 setembro 2011

Noto e seus notáveis tapetes de flores



Chamada na antiguidade de Netum, Noto foi declarada Patrimônio Mundial pela Unesco. Localizada na Sicilia, suas origens são bastante antigas. Segundo a lenda grega de Ícaro, Dedalus teria parado em Noto depois do seu vôo sobre o mar Jônico. Hércules também teria ido para Noto depois de sua sétima tarefa.  Leia mais sobre a lenda de Ícaro Click aqui




Considerada como a Capital do Barroco Siciliano, essa é uma cidade para ser visitada sem pressa. Somente assim é possível admirar as belas construções e apreciar a vida por ali, que transcorre num ritmo doce e lento.

Ao final da tarde, Noto reserva uma surpresa encantadora. Nesse período do dia, enquanto o sol se põe as belas construções adquirem um tom dourado. Tudo isso graças a uma equipe de arquitetos e  escultores que reconstruiram a cidade. 

Noto foi arrasada em 1693 por um violento terremoto de magnitude 7.4, a cidade inteira foi destruída. Logo após o desastre foi iniciado um novo planejamento urbano, que permitiu à cidade se tornar uma das mais belas do sul da Itália.   

 



Em Noto encontram-se 50 igrejas e 15 palácios aristocráticos, considerados como Flores do Jardim de Pedras. Na rua principal da cidade, a Via Vittorio Emanuele, estão localizadas as construções mais importantes, como a Catedral  ou Igreja Madre di San Nicolò. 

Símbolo da cidade, uma boa parte e o teto da Catedral desabou em 1996, o que exigiu um complexo processo de reconstrução. Somente em 2007, ou seja 11 anos após o colapso, a Catedral foi enfim reaberta. 







Também na Via Vittorio Emanuele encontram-se o Palácio Ducezio, o mosteiro, a Igreja do Santissimo Salvador, o Teatro e a Porta Reale. Por ser uma via fechada ao transito de veículos, é possível passear por ela tranquilamente e aproveitar para se deliciar com muitas iguarias nos bares e confeitarias. 




Achados arqueológicos revelaram muitos túmulos gregos que remontam ao século 2 e 3.  Fora da cidade encontra-se a Villa del Tellaro, um palácio da época romana.
 



Noto reserva surpresas agradáveis para aqueles que amam as paisagens e belezas naturais. O litoral possui belas praias que figuram entre as mais limpas da Itália, além dos padrões de preservação ecológica. Lindíssimas praias de águas cristalinas, como o Lido de Noto, Calamosche e San Lorenzo,  sempre estão lotadas de turistas.




Porém o que atrai mais turistas na cidades é a Infiorata, um evento realizado no mês de maio, quando a Via Nicolaci é coberta por pétalas de flores.






Realizado na cidade desde 1980, o Festival anual das Flores reúne jovens artistas de Noto, que usam flores, legumes e sementes para compor as obras que são esfumaçadas com café e farinha, o que dá destaque aos desenhos. 





Ao longo das ruas, tapetes de flores se transformam em verdadeiras obras de arte que encantam pela delicadeza e pela criatividade. Um júri seleciona e premia as melhores obras. 
   

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.