09 dezembro 2011

Perugia, a cidade com sabor de chocolate



De origem etrusca e situada no coração da Itália, Perugia é a cidade mais importante da Umbria. Situada numa posição elevada do Vale do Tibre, era chamada na antiguidade de Perusia e foi a cidade mais importante da Etrúria.

Controlada pelos romanos no século 4 a.C., tornou-se propriedade da igreja no século 8. Além de sua fantástica história, Perugia é o reduto das artes e berço de grandes artistas. A cada ano a cidade recebe  estudantes do mundo inteiro em suas universidades e nas academias de arte e música. 

 







A cidade dos chocolates: Perugia é conhecida por seu famoso chocolate, o Bacci Perugina que nasceu da idéia de misturar chocolate com avelã e do slogan: "Quem ama, beija! Os deliciosos bombons recheados de avelã e envoltos em um romântico papel, que traz internamente uma mensagem de amor e paixão, logo se transformou na tradução de amor e afeto.


Lançado no Dia dos  Namorados, os chocolates acabaram se transformando em presentes. Cada chocolate traz uma mensagem diferente, com provérbios, reflexões, aforismos e pensamentos em sete linguas diferentes (italiano, inglês, alemão, francês, grego, espanhol e português), que se tornou objeto de coleção.


O famoso chocolate nasceu de uma história de amor. Luisa Spagnoli, que criava chocolates, mantinha um romance em segredo e enviava chocolates com bilhetinhos de amor ao seu amado Giovanni. Passado alguns anos de amor secreto, Luisa faleceu e Giovanni resolveu criar o chocolate Baci - beijo em italiano - em homenagem a sua amada.

A empresa que nasceu em 1907 para produzir inicialmente apenas amêndoas açucaradas, conquistou o mundo. No Museu Histórico dos chocolates Perugina há lendárias máquinas e história de seus produtos.  






A cada em agosto é realizado o Eurochocolate, um festival anual de chocolate que se estende pelas praças e ruas de Perugia. É um dos maiores festivais da Europa que durante 10 dias atrai os gulosos degustadores de chocolate e venda de muitas opções.  O Festival que reúne escultores de chocolate, criou o mapa da Itália em chocolate com os monumentos característicos de cada região.

Em 1999 a Perugina exibiu na cidade o maior bombom do mundo, pesando 400 quilos e saboreado festivamente por 28.000 pessoas. Em 2003, foi construído o maior bar de chocolate do mundo, com 7 metros de comprimento por 2 metros de altura e feita com quase 6.000 kg de chocolate e milhares de avelãs.


 








Cidade Alta/Cidade Baixa:  Dividida em dois planos - Cidade alta / Cidade baixa - existem diversas escadas rolantes que ligam as duas partes da cidade. Também tem o Mini Metrô, um sistema de transporte ágil e de dimensões reduzidas, com várias estações que permitem acessar o centro histórico onde o tráfego de veículos é limitado. E o melhor, dispensa o esforço de subir ou descer as longas escadarias.










Centro histórico: Fechado ao trânsito de veículos, o Corso Vannucci é a principal via de acesso ao centro histórico onde estão as atrações mais marcantes da cidade, tal como a Catedral de San Lorenzo, o Palazzo dei Priori e a Fontana Maggiore. A grande Praça 15 de novembro é o reduto de jovens e ponto de encontro, onde estão muitos bares, restaurantes, cafés e elegantes lojas. É o ponto mais animado da cidade.






Catedral de San Lorenzo: Desde a criação do bispado, a catedral existiu em locais diferentes até ser construída no local definitivo em 936. A atual catedral dedicada a San Lorenzo levou quase 150 anos para ser concluída e mesmo assim a decoração externa em losangos de mármore branco e rosa nunca foi concluída.

Nesta catedral está o Anel Santo que, segundo a lenda, foi
oferecido por São José à Virgem Maria em seu casamento. Ao contrário da maioria das catedrais, essa Catedral não tem fachada. Em um dos lados voltados para a praça há uma galeria de arcos chamada Loggia di Braccio, por ter sido  encomendada por Braccio da Montone em 1423.


 



Há várias igrejas em Perugia, entre elas a Basílica di San Domenico. Construída nos anos 300, é a maior de toda a Umbria. Originalmente era uma igreja gótica com grandes vitrais, mas foi totalmente reestruturada em 1632. O monumento mais importante conservado dentro da basílica é a tumba do papa Bento XI morto em Perugia em 1304.





Palazzo dei Priori: Ao lado da Catedral estão o Palazzo dei Priori e a Fontana Maggiore. O Palazzo dei Priori - Câmara Municipal - é protegido pelos dois símbolos da cidade, o Grifo - uma criatura lendária de corpo de Leão com cabeça e asas de águia. A Sala dei Notari é onde antigamente aconteciam as Assembleias do Povo.  




A Fontana Maggiore foi construída em 1277 pelo renomado escultor Nicola Pisano e seu filho Giovanni Pisano, que tinham um estilo muito original. Nas laterais da fonte há esculturas que representam profetas, cenas do Gênesis, eventos da história romana e os signos do zodíaco. A fonte fazia parte de um programa que visava a autonomia da comunidade quanto à distribuição de água.

 









Portas da antiga muralha: Arco Etrusco ou Arco di Augusto é uma das sete portas da antiga muralha construída pelos Etruscos um pouco antes da cidade ser dominada pelos romanos. É um dos monumentos etruscos mais bem conservados e um ícone de Perugia. Na lateral do arco é possível ver uma inscrição feita em época romana.

A Porta Marzia é um dos acessos da antiga muralha etrusca que circundava Perugia e que posteriormente foi aproveitada para a construção da muralha externa da Rocca Paolina. Ela foi desmontada e deslocada para fazer parte do novo projeto.





Rocca Paolina: A Rocca Paolina é uma antiga fortaleza construída a pedido do Papa Paolo III, por isso tem o nome de Paolina. Foi desenhada por Antonio da Sagalo - o Jovem, devido a uma revolta dos peruginos contra a imposição de uma taxa sobre o sal ocorrida na cidade, conhecida como Guerra do Sal.
    

Nessa época toda a Umbria estava sob domínio do poder papal. A intenção do papa era se proteger e criar um refúgio
eficiente. Para construí-la foi necessário destruir centenas de casas, monastérios e igrejas, além de propriedades da Família Baglioni, que era odiada pelo Papa.

Após a unificação da Itália, a fortaleza foi desativada e parte foi destruída. Da estrutura antiga é possível visitar a cidade subterrânea, um impressionante percurso que sobreviveu à destruição da fortaleza.

 




Hipogeu: Descoberto em 1840, o Hipogeu dei Volumni é um túmulo subterrâneo etrusco localizado nos arredores de Perugia, sendo um dos monumentos mais importantes que sobreviveu da antiga Etrúria. Faz parte da Necrópole del Palazzone, agora um parque arqueológico que inclui também um Antiquarium.

Escavado profundamente na terra, chega-se ao
fundo por meio de um lance de escadas acrescentado posteriormente. Uma tumba subterrânea reproduz a estrutura arquitetônica de uma casa romana. O nome da rica família Velimna - Volumni, em latim pode ser deduzido das inscrições nas urnas cinerárias e no batente da porta da entrada.

O teto da câmara central imita um telhado de madeira em duas águas. As outras tem os tetos com
medalhões esculpidos com a cabeça da Medusa, um motivo que se repete nas urnas cinerárias encontradas no hipogeu. Outras cenas decorativas mostram a vida após a morte. Pintado no centro do pedestal está a porta para o Hades, ladeada por dois gênios alados.


 


Artes de Perugia: Perugia teve uma rica tradição de arte e artistas, tendo uma das mais importantes da academias da Itália: a Academia de Belas Artes Pietro Vanucci. O pintor Pietro Vanucci, chamado de Pietro Perugino, viveu em Perugia de 1446/1523 onde criou algumas de suas obras-primas.

Perugino foi um dos maiores pintores de sua época, tendo criado importantes obras na Capela Sistina. Foi mestre de Raffaello Sanzio da Urbino, conhecido apenas por Raphael, que nasceu na Úmbria. Junto com Michelangelo e Leonardo da Vinci formava a tradicional trindade de grandes mestres da pintura em seu tempo. Bernardino di Betto também nasceu em Perugia e foi um assistente de Perugino. Era chamado pelo apelido Pinturicchio devido à sua baixa estatura e era o nome que ele usava para assinar suas obras.  

 



Universidade de Perugia: Sendo um importante centro cultural, a famosa Universidade de Perugia fundada em 1308 já na época medieval ensinava artes, medicina e direito. Hoje oferece cursos nas diversas áreas do conhecimento.
Também em Perugia está a maior universidade da Umbria, a Universidade Italiana para Estrangeiros, com estudantes de todo o mundo para estudo da língua e cultura italiana. Criada no século passado, tem por objetivo difundir a civilização e o patrimônio artístico da Itália. Por ser um ponto de encontro de culturas diferentes, tornou-se um ícone de formação intercultural.


Universidade de Sabores: Em Perugia funciona a Universidade de Sabores, um centro de educação e formação profissional em alimentos. O  objetivo é descobrir e pesquisar métodos de cozimento, implementação de tecnologia na cozinha e novos sabores.

A ideia de juntar vegetais, ervas, temperos, queijos, bacalhau, presuntos, pesto e outros deu origem a diversas descobertas, entre as quais do Sorvete Salgado. A ideia é romper com tabus que limitam a criatividade, para atender ao refinado paladar italiano que consome mais sorvete do que as massas.


 
 

3 comentários:

  1. Adorei conhecer um pouco mais está cidade. Estive por lá em 2013 em um tou pela Europa, contudo as explicações dadas pelo guia local não foram suficiente, até mesmo por causa do tamanho do grupo. Então deixei para pesquisar mais no termino da mesma. E fiquei muito satisfeita com as explicações dads e das fotos mostradas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. De todos os passeios que fiz pela Itália, Peruggia foi o que mais me encantou. Respira-se História por todos os lugares. Linda, belíssima, uma das minhas mais doces recordações de viagem...

    ResponderExcluir
  3. Olá, boa noite!

    Estou indo morar em Perugia em março de 2016. Ainda não sei onde trabalhar, mas como sou cidadã e falo italiano acho que será mais fácil. Você pode me indicar, por favor, um bairro que seja movimentado e seguro, com bom acesso ao transporte público? Queremos gastar (eu e meu marido) até 350 euros por mês em algum apartamento que pode ser pequeno, mas que seja mobiliado.

    Obrigada. bjos

    ResponderExcluir

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.