23 junho 2012

Termoli, o premiado resort do Adriático


 
Conhecida por suas belas praias e antigas fortificações, Termoli é um resort de destaque na região de Molise devido à qualidade e pureza de suas águas no Mar Adriático. Das praias ao norte se tem uma bela vista da velha cidade e as praias ao sul são mais apropriadas para os esportes aquáticos. 
 
 
 
 

Praias premiadas: As praias limpas e de águas cristalinas deram diversas vezes a Termoli o título de Bandeira Azul,  uma premiação que dá destaque às cidades litorâneas que apresentam educação ambiental, boa gestão de resíduos, reciclagem e acessibilidade à praia. 

 
 
 
 
 
Centro histórico: O centro histórico está situado sobre a colina cercada por uma muralha que se projeta sobre o mar. A antiga vila com suas vielas e ruas estreitas são um labirinto que reconta sua história.
 
Intensos  combates durante a Segunda Guerra Mundial causaram destruição na cidade. Muitas casas foram reconstruídas e repintadas em cores pastel, o que tornou a cidade visivelmente atraente.

 
 
 

 
Castello Svevo: Vista do mar a pitoresca cidade tem em destaque o Castello Svevo; um símbolo de Termoli. Construído no ano de 575 sobre as ruínas de um antigo templo pagão, a arquitetura simples e desprovida de ornamentos sugere que tenha servido no passado apenas com caráter defensivo. Atualmente serve para iniciativas artísticas e culturais e tem sido aberto para a celebração de casamentos.  
 
 
 
 


Igrejas: A Basílica de Termoli construída em 1037 está ligada às suas origens. Restaurada várias vezes, a fachada voltada para o leste. De acordo com as tradições antigas e com um significado teológico, o sol nasce e inunda de luz todo o interior da igreja através da rosácea da fachada, um símbolo da luz divina.

À direita da Catedral, a pequena Igreja de Sant'Anna foi originalmente dedicada a São Roque e atualmente tem sido usada como o batistério. Essa igreja tem uma curiosidade: por ter pertencido à Irmandade da Boa Morte, nela é preservada uma gravação numa caveira.

A veneração a San Basso sempre esteve ligada ao mar e à pesca, por isso os pescadores levam uma gravura do santo no barco invocando força e coragem para enfrentar a grande incógnita do trabalho diário e seus frutos.


Celebrado em 04 de agosto, os pescadores fazem uma procisão de barcos no mar em homenagem a San Basso na véspera. San Timóteo foi martirizado durante o "Catagogia", um festival pagão dedicado aos deus grego Dionísio.  Os restos mortais de San Basso e San Timoteo estão na Catedral. 


 
 

Sabores e belezas do mar: O trabocco é um símbolo das praias de Termoli. Utilizado pelos pescadores para guardar material de pesca, antigamente muitos trabucos pontilhavam a costa da praia de Santo Antônio até a foz do rio Biferno. Hoje existem apenas dois que fazem parte do roteiro turístico da cidade.

A culinária termolese tem um sabor genuíno e está ligada ao marisco e peixe fresco combinados ao azeite da região além de temperos típicos. Nos restaurantes não faltam opções de saborosos pratos de peixes do mar, como o Scapece de anchovas frescas. Também há incríveis opções de bacalhau e carnes vermelhas, tudo regado ao bom vinho de Molise.

Os bons gourmets termoleses são profundos conhecedores do verdadeiro peixe fresco e com isso garantem um sabor diferenciado de seus pratos. Mãos hábeis e tradições antigas preparam iguarias que tornam-se pecados da gula, pois é difícil resistir ao sabor e aroma de todas as delícias servidas durante o jantar. 


No passado Termoli era apenas um porto de pesca. Atualmente é o único porto da região de Molise de onde partem barcos de pesca, barcos turísticos para as Ilhas Tremiti e navios de passageiros para a Croácia. 
 


 


Centro moderno da cidade: Por trás da antiga vila se abre o centro moderno da cidade, com largas avenidas, praças e prédios modernos de construção recente. Ali encontram-se muitas lojas de grife além do parque da cidade, que abrange uma vasta área que torna-se mais animada durante o verão devido ao ar fresco das árvores. Dentro do parque há uma verdadeira pérola: o Teatro Verde que tem uma estrutura que proporciona uma acústica ideal.



 
Fiat Powertrain: Na área industrial de Termoli há várias indústrias, entre elas a Fiat Powertrain onde são produzidos os motores automotivos Fire e Multiair. O sistema MultiAir ganhou o prêmio Engine of the Year 2010 e 2011, o Oscar dos motores.

A revolucionária tecnologia da Fiat Powertrain recebeu o reconhecimento por estar alinhada com os desejos do consumidor: perfeita união entre potência, economia de combustível e aumento de torque, mas principalmente pela redução na emissão de poluentes no meio ambiente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.