19 outubro 2012

Centuripe, um charme na "varanda da Sicilia"



Centuripe é uma pitoresca cidade situada numa região montanhosa da Sicilia, que teve grande importância desde os tempos remotos por sua localização estratégica. Chamada de "Varanda da Sicília" oferece uma maravilhosa vista panorâmica de 360 graus de toda a região, especialmente do Monte Etna onde um vulcão fumegante está em constante erupção.

 


De origem muito antiga, Centuripe contém um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo do período helenico e romano. Roteiro imperdível para quem visita a Sicilia, o lay out da cidade surpreende quando visto em mapas geográficos. Embora o traçado urbano tenha sido feito acompanhando o contorno da montanha, criou uma forma humana. Talvez seja a única cidade do mundo com tal formato.


 
 
 
 


Habitada há mais 4000 anos por antigos povos, os gregos viveram nessas montanhas que eles chamavam de Kentoripai. Parte das muralhas defensivas ainda cercam a cidade assim como ruínas e sítios arqueológicos que estão espalhados em diversos pontos e nas imediações. 

Dominada por tiranos durante muitos anos, a cidade foi libertada pelos romanos tornando-se uma das mais importantes cidades da Sicília. A descoberta de muitas moedas kentoripai evidenciam a riqueza da cidade. Cunhadas em bronze com a cabeça de Zeus ou Júpiter coroado de louros com a inscrição Kento-Ripinon, as moedas eram uma demonstração de prestígio e prosperidade da cidade.
 


Em meados dos anos 1200 a cidade foi invadida e arrasada pelos duques da Suábia; os moradores que não foram mortos fugiram deixando a cidade abandonada por mais de 100 anos. Quando ocorreu uma violenta erupção do vulcão Etna em 1408, muitas pessoas provenientes da Catânia buscaram refúgio em Centuripe dando vida a cidade que se expandiu nas áreas rochosas. 





No Museu Arqueológico há inúmeras expressões artísticas em cerâmica trabalhadas em múltiplas cores, além de esculturas e outros fragmentos de sua história. Em museus de diversos países há várias peças arqueológicas que foram encontradas em Centuripe.  

 


Embora a cidade seja pequena, existem várias igrejas. Os principais eventos religiosos estão concentrados na Igreja Matriz construída em 1600. Em setembro é celebrada a festa do padroeiro San Prospero que anima a cidade com muitas celebrações, comidas e músicas. Na Semana Santa a manifestação de fé leva muitos fieis a percorrer as ruas da cidade. As celebrações encerram no domingo de páscoa. Outro evento de destaque é a Festa de San Giuseppe. 



No alto do Monte Calvário há uma pequena capela que foi construída em 1927 com a ajuda do povo da cidade. Todo material da construção foi levado pelas mãos das pessoas que subiram o caminho íngreme até o topo. Dentro da igreja há uma pintura de Nossa Senhora e de Jesus Crucificado. Sempre em maio a igreja é aberta aos fieis para a Festa da Exaltação da Cruz. 

 
 


Durante a Segunda Guerra Mundial, devido aos severos ataques a cidade ficou quase totalmente destruída. Ao longo do tempo de restauração pequenas casas foram construídas geminadas, com vários andares e algumas com terraços. Alguns pontos só podem ser acessados caminhando entre muitas ruelas estreitas e escadas. Misturando-se aos antigos prédios, a multiplicidade de cores das novas construções concederam um certo charme à cidade. 
 
 


Centuripe é um local de muito folclore, festas e eventos esportivos. Durante a Sagra dell'arancia rossa além de deliciar o saboroso fruto, nos diversos stands pode-se degustar sucos, tortas e outras iguarias feitas com as laranjas de polpa vermelha. As estreitas e sinuosas estradas que dão acesso à cidade são ladeadas por extensos pomares de cítricos, dando-lhes o perfume das delicadas flores de laranjeiras. 


5 comentários:

  1. *Olha, Lúcia, não sei bem o porquê, mas ...

    subitamente, comecei a interessar-me pelas

    coisas da Itália !(*Acho que é o meu desejo

    inconsciente de namorar um italiano ! Risos).

    *Aqui na minha cidade tem um curso de Italiano

    que comentam ser MUITO BOM !!! *Verei isto.

    *Falando de Centuripe ... senti vontade

    de conhecer a capela que se localiza no alto

    do Monte Calvário !!! (*Quem sabe , um dia,

    no mês de Maio, participarei da Festa da

    Exaltação da Cruz ?! Por que não ?!?!?!

    Hehehe.)

    *Lúcia, sigo mais este teu blog !

    (*Daqui a pouco estarei seguindo todos os

    teus blogues !!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk).

    ResponderExcluir
  2. *Nossa ! O.O

    Neste teu blog o comentário não é moderado ! O.O

    ResponderExcluir
  3. Minha Querida. Achei muito curioso o fato de você dizer que foram construídas muitas casas germinadas. Que eu saiba somente sementes germinam. Casas podem ser geminadas (de gêmeas).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão Edison. Errei na escrita. O correto é "Geminada". Fico muito grata por me alertar sobre o erro. E sempre que notar "i miei sbagli", me corrija tá??? Conto contigo. Um grande abraço.

      Excluir
  4. É' muito interessante! A Sicília é' maravilhosa cheia de lugares lindos para visitar.
    Se você quiser descobri-los comigo pode me contactar.. Eu sou guia de Palermo e Sicília!!
    www.guidepalermo.com

    ResponderExcluir

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.