26 fevereiro 2013

Castelmola, uma das mais belas aldeias da Itália




Para os caminhantes os arredores de Taormina na Sicília são um belo paraíso com trilhas que levam até o  mar e a outras pequenas aldeias, entre elas a pitoresca Vila de Castelmola. Considerada uma das mais belas aldeias da Itália, com ruas estreitas, sinuosas e muitas lojas de artesanato, a pequena cidade tem panoramas espetaculares. 

 

 
 
 
 

Da praça de Castelmola tem-se uma esplêndida vista sobre toda a costa do Mar Jônico até a costa da Calábria. Apesar de muitas mudanças ao longo do tempo, Castelmola mantém uma magia contida em seus antigos e belos palácios que serviram de residência a muitos nobres,

Existem novas construções, mas a impressão é de que ali o tempo passa muito devagar. A cidade é pequena e poucos vivem nela durante todo o ano. Entre as ruas estreitas de paralelepípedos, gatos cochilam ao sol e velhinhos sentam para observar o mundo passar. 

 

 


Vino alla Mandorla: Local de cultivo de frutas cítricas, azeitonas, peras, uvas, criação de gado e ovelhas, as terras férteis da região produzem excelentes amendôas que tem inúmeros usos na cozinha, como no molho do macarrão, no peixe, salpicadas sobre sorvete ou granita, utilizadas em bolos e biscoitos ou a bebida feita de leite de amêndoa rica em proteínas e vitaminas.

Castelmola é especialmente conhecida por seu exclusivo vinho de amêndoas ou Vino alla Mandorla. Criado por Don Vincenzo Blandano em torno de 1700 através de antigas técnicas gregas de infusão, o proprietário da antiga Taberna San Giorgio oferecia o vinho como recepção de boas vindas aos seus convidados que subiam a colina de Mola. Ele chamava seu vinho de  "Blandanino", o licor de misteriosa cor âmbar que se tornou um dos sabores da Sicília. 
 

 
 

 
Bar Turrisi: À noite muitos turistas que se hospedam em Taormina procuram seus vários restaurantes, bares e pizzarias com sabor típico da Sicília. Uma excêntrica atração da cidade é o Bar Turrisi, com seu tema fálico dedicado a Príapo, deus grego da fertilidade e virilidade.

O tema homenageia os gregos, que iniciaram a colonização dessa região e construíram as primeiras fortalezas das quais pouco resta. Com esculturas, pinturas, móveis e outros adornos em forma fálica distribuídos em seus 4 pavimentos, o bar existe desde 1947 quando foi criado por Salvatore Turrisi.

Passado de geração a geração, a coleção de esculturas em forma fálica vão desde as maçanetas da porta de entrada até as canecas de cerveja. É considerado como um dos 10 bares mais exclusivos do mundo. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.