24 novembro 2019

Napoli 23 Fuorigrotta





Fuorigrotta ou Forerotta, como é chamado pelos napolitanos, é um bairro na periferia de Nápoles considerado o mais populoso da cidade. Fruto da urbanização do final do século 19, a partir da construção do túnel Quatro Giornate e da ferrovia Cumana em 1889 o bairro se tornou uma referência para a realização de feiras, eventos esportivos e culturais, assim como criou diversos locais de diversão.





Mostra Oltremare

Diferente de outros bairros, em Fuorigrotta há largas avenidas, construções modernas e muitas áreas verdes. Uma delas é a Mostra Oltremare, um amplo espaço onde se encontram construções de interesse histórico e arquitetônico. 






Pavilhões modernos são utilizados para feiras e convenções, havendo também um aquário tropical, uma área arqueológica e jardins com uma grande variedade de espécies de árvores, espécies mediterrâneas e tropicais importadas.





Criada como temática universal, a Mostra foi construída durante o período do fascismo, para celebrar a expansão colonial da Itália fascista. A arquitetura deslumbrante do cubo dourado, o teatro Mediterrâneo e a Fontana dell' Esedra são seus destaques.






Com seus três elementos água, luz e som, a Fonte é a atração mais admirada da Mostra d’Oltremare. Variando a altura dos jatos sincronizados com as luzes e com a música, o fabuloso espetáculo ocorre nos finais de semana. 






Composta por 76 banheiras decoradas com mosaicos, o projeto da fonte foi iniciado em 1938, época em que o regime fascista desejava celebrar o colonialismo italiano. Inspirada nas fontes de Reggia di Caserta, na decoração foram usadas figuras de animais, vegetais e figuras humanas. 






Nas instalações há também um parque de cultura e lazer, uma piscina olímpica e outros locais para eventos culturais. A Arena Flegrea, um amplo teatro ao ar livre, é a mais antiga de seu tipo na Itália, onde são realizados numerosos festivais. 





Edenlandia /Zoologico

Junto à Mostra Oltremare encontra-se a Edenlândia - o parque de diversões mais antigo da Itália, um Zoológico, o Maxicinema e o Teatro PalaPartenope - um espaço para realização de concertos e shows musicais.





Termas romanas

Fuorigrotta é traduzido como "fora da caverna", uma referência ao fato de que, desde a época romana estar conectado por uma ou mais cavernas de Mergellina. As principais ruas e avenidas do bairro tem o nome de personagens e eventos da roma antiga, como Augusto Avenue, Via Giulio Cesare, Via Caio Duilio etc. 

Há vestígios arqueológicos da época romana, como na via Terracina onde estão as antigas termas romanas do século 2. Embora sejam pouco visitados, restos de mosaicos com azulejos pretos e brancos descrevem temas mitológicos e revestimentos de mármore. 

Uma antiga estrada romana Basolata, que corre paralela à via Terracina, é visível dentro da área da Mostra Oltremare. Ladeada por um templo romano, outro belo trecho encontra-se dentro do zoológico. 





Universidades

Por sediar importantes e renomadas universidades, Fuorigrotta é chamado distrito universitário. No bairro estão diversas faculdades, tal como a Faculdade de engenharia, de matemática, física, química, biologia e economia, a Faculdade de Ciências motoras da Universidade Parthenope, o Instituto do motor e o Instituto da pesquisa na combustão, a sede operacional do Observatório Vesúvio e o PICO ou Palácio da Inovação e do Conhecimento.

Em Fuorigrotta também encontra-se os laboratórios e Centro de Vigilância do Vesúvio, que é o mais antigo observatório vulcanológico do mundo. Fundado pelo rei Ferdinand I de Bourbon em 1841, um de seus diretores Luigi Palmieri foi o inventor do primeiro sismografo elettromagnetico em 1856. Hoje o antigo centro de observação mantém um museu e uma biblioteca histórica, enquanto os laboratórios encontram-se em Fuorigrotta. 





 Igreja San Vitale

A Igreja de San Vitale erguida no século 14 foi demolida para dar lugar a reurbanização da cidade e reconstruída onde se encontra. Como prova de sua antiga glória, em seu interior estão duas grandes pinturas representando o triunfo de Davi e o triunfo de Judith. No passado essa igreja guardava os restos mortais do poeta Giacomo Leopardi, até serem transferidos para o Parque Virgiliano de Piedigrotta. 





Arquivo histórico da Canção Napolitana

Na Via Guglielmo Marconi encontra-se o arquivo histórico da canção napolitana e o Centro de produção da TV RAI. Reunindo mais de 50.000 títulos de canções napolitanas, a RAI coleta, documenta e disponibiliza ao público um grande repertório napolitano. Mesmo que o visitante não saiba o título da canção ou nome do cantor, existem guias digitais que permitem reconhecer ou pesquisar qualquer produção artística.



                        

(Gigi D'Alessio / Gigi Finizio/ Sal da Vinci / Lucio Dalla)




Stadio San Paolo

A partir da década de 1960, com a construção do Politécnico, CNR, Tv RAI e do Stadio San Paolo, renovado na década de 1990 por ocasião da Copa do mundo de futebol, Fuorigrotta ganhou uma nova aparência.

Centro de esportes multi-uso, o estádio inaugurado em 1960 tem capacidade para 60.000 espectadores. Durante a Copa do Mundo de 1990 o estádio recebeu algumas delegações e sediou alguns jogos, principalmente o jogo entre Argentina e Itália. 






Para os napolitanos, futebol é alegria, é paixão, é a fé que traz a vitória. Com quase 100 anos de história, o SSC Nápoles teve início em 1926, quando Giorgio Ascarelli decidiu formar um time de futebol único para a cidade. Antes a alegria da cidade era dividida na esteira de várias equipes.

A equipe napolitana nascente escolheu o azul como uma cor social em homenagem à família Bourbon. No primeiro brasão de armas aparece um cavalo desenfreado, símbolo de Napoli durante o reinado das duas Sicílias. 






Durante um campeonato decepcionante da equipe napolitana, um fã gritou exasperado: essa equipe parece um burro reclamando sobre trinta e três feridas para a cauda fumegante... A partir disso, o cavalo foi transformado pela expressão do povo em "ciucciariello". 

Em 1984 Maradona elevou o Napoli para outra dimensão; vieram dois títulos históricos da liga, uma Taça Uefa, uma Copa da Itália e uma SuperCopa. Para os napolitanos, o Scudetto foi uma oportunidade para poder soltar um grito. durante muito tempo preso na garganta: Viva Napoli! E assim, Maradona se tornou um ídolo venerado para sempre... 










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.