12 dezembro 2019

Milano 13 Parco Sempione




                                   Parco Sempíone

Atrás do Castelo está o Parque Sempione, uma extensa área verde que na antiguidade foi uma floresta e depois transformado em jardim do castelo. Após a morte do último duque Sforza no início dos anos de 1500, os jardins ficaram abandonados.

O parque foi reconstruído entre 1888/1894 quando foram incluídas as vias transitáveis, o lago, a biblioteca e os jardins projetados em estilo inglês. Além de ser um lugar agradável para passear, há outras atrações, como a Torre Branca com mais de 100 metros de altura.

Quem curte design de móveis e decoração não pode perder as exposições da Triennale di Milano. No local há  exposições e eventos que tratam do design contemporâneo italiano, de arquitetura, planejamento urbano e artes em mídia. No museu há uma coleção de peças que recontam a história do design italiano, que se tornou celebre e reconhecível em todo o mundo.





                                     Arco della Pace

Faz parte da moldura do parque o "Arco della Pace", cujas obras foram iniciadas em 1807 para celebrar as vitórias de Napoleão. Na época chamado de "Arco delle Vittorie", mas diante da derrota de Waterloo o arco permaneceu inacabado. 






A obra só foi concluída durante o domínio do Imperador Ferdinando I da Áustria. Atualmente o arco triunfal marca o centro da praça e a melhor visão que se tem do arco é de longe, de preferência pela lateral do parque onde é possível ver a "Biga da Paz" acima do monumento.





Basilica S.M. delle Grazie
"Última Ceia" de Leonardo da vinci

Bem próximo ao castelo encontra-se a Basílica de Santa Maria delle Grazie, uma impressionante obra construída originalmente a partir de 1466. O Duque Ludovico il Moro era apaixonado pela basílica, por isso decidiu acrescentar novas áreas à igreja e quis embelezar o refeitório. Para isso ele encomendou a Leonardo da Vinci o afresco da "Última Ceia", que é uma das mais famosas obras do artista e de Milão.






Os anos em que Leonardo da Vinci passou na corte de Milão ficaram marcados na história da arte como o ápice de sua trajetória artística,  mas a lentidão do artista na obra encomendada tornou-se uma lenda. 

Às vezes o artista passava um dia inteiro pintando, mas às vezes passava vários dias sem tocar nos pinceis. Conta-se que o próprio duque, que tinha formação em artes, teria ajudado a finaliza-la.





As obras do afresco foram feitas entre 1495/1498, tendo como ponto focal os gestos e olhares dos apóstolos, cada um caracterizado com a reação diante das palavras de Cristo: "Algum de vocês vai me trair." 

Devido ao material utilizado e à umidade, após 20 anos de sua conclusão a obra começou a deteriorar. Quando a cidade esteve sob o domínio de Napoleão o refeitório foi usado como estábulo. Várias restaurações foram feitas para preservar a famosa obra que já esteve em risco de desaparecer.

Em 1943 o complexo quase foi totalmente destruído devido aos bombardeios da Segunda Guerra Mundial. As paredes laterais do refeitório não resistiram e desmoronaram, mas milagrosamente a parte onde está a "Santa Ceia" ficou de pé...





                     Museu de Ciência e Tecnologia

Este é um dos maiores museus de tecnologia e ciência do mundo, possuindo várias seções como a oficina do relojoeiro, os antigos computadores, acervo histórico, um galpão com barcos, protótipos, um pátio com locomotivas, aviões, um submarino e tudo o quanto se possa imaginar em questão de ciência e tecnologia.





                                   Leonardo da Vinci

O museu retrata fielmente a genialidade do grande mestre da pintura, que tinha múltiplos interesses além de sua arte. Reverenciado pelos milaneses através dos tempos, Leonardo da Vinci dividia seu espírito criador com a pesquisa científica.  

Por ser solitário, da Vinci ficava horas escrevendo suas ideias. Isso explica porque muitas vezes demorava para entregar seus trabalhos de pintura. Tinha o hábito de escrever de trás para frente e ninguém conseguia decifrar o que estava escrito. 

Talvez fosse pelo medo de ser confundido com um bruxo. Ainda mais porque costumava desenhar asa delta, helicóptero, bicicleta e outras coisas desconhecidas e que só viriam a ser inventados muitos séculos depois. Ele era sobretudo um visionário, muito adiante de seu tempo. Certa vez disse: 


"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa,
nunca tem medo e nunca se arrepende ".  
( Leonardo di Ser Piero da Vinci  )



mapa do centro de Milano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.