22 fevereiro 2022

Ferrara, joia do renascimento 9.5 - Igrejas de Ferrara





Observando de um modo leigo, todas as igrejas de Ferrara parecem iguais. Percebe-se que, embora tenham sido construídas em épocas muito diferentes, quase todas seguem o mesmo padrão, diferenciando uma de outra apenas por pequenos detalhes. 


Igreja San Domenico (ano 1274) 

Reconstruída em 1726 junto à Piazza Sacrati, foi no passado um Tribunal da Santa Inquisição. Segundo uma lenda, nessa igreja ocorreu a exorcização do Mago Chiozzino.



Igreja San Paolo  (ano 1295) 

Situada a pouco metros da catedral no Corso Porta Reno, ao longo dos séculos passou por várias reconstruções. O mosteiro foi reconstruído após o século 15 em estilo renascentista. Durante a ocupação napoleônica o mosteiro foi convertido em prisão, permanecendo assim té 1912.



Oratorio Annunziata (ano 1376 ) 

Situado na Via Borgo di Sotto, esse oratório também chamado Oratório Sant'Apollinare ou Oratório della Morte é muito simples, mas tem em seu interior maravilhosos afrescos e obras artísticas. É considerada uma das igrejas mais antigas e belas de Palazzolo. Atrás do altar existe um afresco representando a Ressurreição.

Basílica San Giorgio (1485

Situada fora das muralhas, a basílica foi fundada encima de outra igreja que já existia desde o século 7, durante o primeiro assentamento de Ferrara. A fachada austera não dá pistas das interessantes pinturas em seu interior. À esquerda da entrada encontra-se um importante grupo escultórico de 1400 em terracota policroma e ao lado esquerdo estão os claustros. Destaca-se a magnífica torre de sino. 



Basílica de San Francesco (ano 1494) 

Essa igreja foi construída encima de outra pré-existente. Usada pelos padres franciscanos, seu projeto foi uma das melhores realizações do famoso arquiteto Biagio Rossetti. Situa-se no Piazzale San Francesco e Via Savonarola.   




Igreja San Benedetto (ano 1496) 

Nessa igreja em 1612 foi sepultado Ludovico Ariosto, cujos restos mortais foram transferidos para a Biblioteca Ariostea em 1801. Situada no Corso Porta Po, foi totalmente destruída durante os bombardeios da Segunda Guerra Mundial e totalmente reconstruída. 



Chiesa Santa Lucia (ano 1537) 

Situada na Via Ludovico Ariosto, foi construída junto com ao Mosteiro dominicano, que após restauração passou a ser ocupado pela Universidade de Ferrara.



Chiesa del Gesù (ano de fundação 1570) 

Construída nas proximidades do castelo na Via Borgo Leoni, antes era chamada San Michele del Gesu, até ter seu nome abreviado para Chiesa del Gesù. 




Chiesa di San Carlo (1612) Edificada entre 1612/1623 

Construída no local onde existia um antigo oratório destruído, esse é o único exemplo de arquitetura propriamente barroca. Sua fachada tem colunas, nichos com esculturas e um lindo portal.



Chiesa San Maurelio (ano 1612

Mais conhecida como Igreja dos Capuchinhos, situa-se no Corso Biagio Rossetti nas proximidades do Palazzo dei Diamanti. 



Chiesa Santa Francesca Romana (ano 1619) 

Situada na Via XX settembre, essa antiga igreja foi reconstruída em 1872 e teve restaurada sua fachada em 1929. 



Santa Maria Pietà ou Dei Teatini (ano 1622

Também chamada Dei Teatini, ocupa uma grande área e tem linhas arquitetônicas austeras. Foi construída entre 1622 e 1635, a fachada de tijolos é inacabada, mas seu interior possui uma decoração elegante. Destaca-se o retábulo 'Purificación de la Virgen', realizado por Guercino en 1634.



Chiesa San Giuseppe, Tecla e Santa Rita de Cascia (ano 1671) 

Situada na via Carlo Mayr, próxima ao Monsteiro de Corpus Domini. O interior dessa igreja é muito simples, mas conserva elementos cenográficos típicos do período Barroco: em determinadas horas do dia um facho de luz ilumina a pintura de São Sebastião, colocada na contra fachada ao nível do coro.   



Chiesa Santa Maria del Sufraggio (ano 1623) 

Situada na estreita Via San Romano, essa igreja tem uma bela bela decoração interna, com afrescos e vitrôs coloridos. O órgão monumental da contrafachada é de 1551, uma obra-prima que veio do Mosteiro de Sant'Antonio in Polesine. 

Chiesa San Girolamo ou São Jerônimo (ano 1703) 

Dedicada a São Jerônimo, protetor contra os raios, essa igreja situada na Via Savonarola tem na fachada as imagens de Santa Teresa e San Giovanni. Em seu interior estão diversas obras de arte. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.