24 junho 2023

Pisa, a cidade do saber 4

 


Piazza dei Cavalieri 

Outro local de encontro dos estudantes em Pisa é a Piazza dei Cavalieri, que é uma das principais praças da cidade. Construída na idade Média, essa antiga praça foi reconstruída pelo arquiteto Giorgio Vasari em 1558, época em que os antigos prédios foram demolidos. 

Nos tempos antigos, representava o centro do poder civil. Conhecida como Piazza delle Sette Vie ou Praça das Sete Ruas, foi no passado onde as pessoas se reuniam para discutir os problemas da cidade e as vitórias de seus guerreiros. 

Destaca-se no centro da praça a escultura em homenagem ao Grão Duque Cosimo I di Medici, mestre da Ordine dei Cavalieri. Muitas mudanças ocorreram na praça ao longo dos séculos, que hoje é palco de diversos eventos da cidade, porém ainda é possível admirar os belos palácios que circundam a praça.



Palazzo della Carovana 

Università Normale di Pisa

Ao redor da praça encontram-se prédios de grande valor cultural, tendo maior destaque o Palazzo della Carovana, que hoje é a sede da Scuola Normale Superiore di Pisa, que foi fundada por Napoleão Bonaparte.  

Chamado no passado Palazzo degli Anziani, a bonita fachada é decorada com figuras alegóricas, símbolos do zodíaco e desenhos de plantas. Destacam-se os brasões dos Medici e dos Cavalieri e a galeria dos bustos de mármore dos grão-duques Medici. 

Erguido em 1562 por Giorgio Vasari, o nome do palácio deriva dos três anos de noviciado dos novos adeptos, que seguiam um curso preparatório chamado "La Carovana".

A partir do século 16 o palácio tornou-se a sede da Ordem dos Cavaleiros de Santo Stefano, que foi criada pelo pelo Grão-Duque Cosimo I di Medici, para defender a cidade das invasões turcas. 



Igreja de Santo Stefano dei Cavalieri

Projetada entre 1565/1569, essa é a única igreja de Pisa em estilo renascentista. Nela estão as bandeiras navais turcas capturadas pelos Cavaleiros de Santo Stefano, durante a batalha naval de Lepanto em 1571. No teto estão seis pinturas em madeira retratando episódios de eventos históricos enquanto a ordem militar estava ativa. 



Palazzo dell’Orologio

Nesse antigo edifício medieval residia o Capitano del Popolo, que pertencia desde 1357 à família Gualandi. Entre 1605-1608 foi feita a fusão dos dois edifícios vizinhos, através de um arco central com o relógio. 

A partir de 1566, o palácio passou a ser usado como a enfermaria da Ordem dos Cavaleiros de Santo Estevão. Na época era chamado Palazzo del Bonomo. O relógio e o sino foram acrescidos em 1696.

Originalmente chamada Torre dei Gualandi, ficou conhecida como Torre della Muda, porque ali eram colocadas as águias durante o período da muda das penas, época em que elas ficavam caladinhas.

Em 1970 o prédio foi adquirido pela Scuola Normale Superiore di Pisa. Nessa época foi construída uma passagem subterrânea, que passou a ligar o prédio ao Palazzo della Carovana, sede da escola. 



Torre della Muda

Segundo contam, essa torre foi cenário para uma abominável história, que foi retratada em diversas pinturas e esculturas. A história envolve Ugolino della Guerardesca, um fidalgo e político pisano, que foi acusado e condenado pela traição e conspiração contra o governo de Pisa.

Citado na "Divina Comédia" de Dante Aleghieri, diz-se que ao ser aprisionado na Torre della Muda junto com seus filhos e netos, todos esperavam que a prisão fosse temporária, mas não foi isso que aconteceu.

Depois de algum tempo sem comida as crianças faleceram. Desesperado e esfomeado, Ugolino ainda tentou comer os cadáveres dos próprios filhos. Ao final, ele também faleceu... 



Palazzo del Collegio Puteano

Esse palácio ocupa grande parte da praça. Situado junto à Igreja de San Rocco, sua forma atual foi concluída em 1549. foi construído entre 1594 e 1598. A fachada é embelezada com afrescos alegóricos.

Por muito tempo foi ocupado pelos Cavalieri di Santo Stefano. Após a supressão da Ordem, o colégio foi fechado em 1925, sendo reaberto posteriormente para servir como Casa do Aluno da universidade di Pisa. Atualmente é a sede do centro de pesquisa de matemática e pousada. 

Descrita em documentos desde 1028, a Igreja de San Rocco foi reconstruída em 1575, época em que foi concedida à Ordem de San Rocco. Em seu interior há afrescos do século 13. No teto aparece a figura de San Rocco protegendo a cidade da peste. 



Palazzo della Canonica 

O Palazzo della Canonica edificado em 1566, visava reunir as estruturas existentes em um único edifício. Assim o Grão Duque Cosimo I di Medici decidiu doar os edifícios medievais para construir os alojamentos para os cavaleiros-sacerdotes da Ordem dos Cavaleiros de Santo Stefano. 

Projetado por Giorgio Vasari, a ideia era tornar as fachadas externas regulares e harmoniosas. As obras duraram mais de 40 anos. Ao final a obra resultou num grande complexo com fileiras de janelas alinhadas nos vários andares. 

Entre 1604 e 1607 foram construídos os quartos acima da casa conhecida como casa de bola e barbante. Entre 1690/1692 o interior do edifício foi restaurado e novas alterações foram feitas em meados do século 19. 



Palazzo del Consiglio dei Dodici

Ao lado do Palazzo della Canonica está o Palazzo del Consiglio dei Dodici, cujo nome mudou de acordo com o judiciário que abrigava. A fachada tem um reboco de gesso rosa com decorações de mármore branco. Dentro há obras como o busto de Fernando I e o fragmento de um afresco da Assunção, feito pela escola de Domenico Ghirlandaio.


Continua no post Região Toscana Pisa 5 ...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.