Borgo Stretto
Borgo Stretto é rua mais cara em Pisa. Localizada no centro histórico e reservada apenas para pedestres, ao longo do percurso você encontra lojas de marcas renomadas, assim como bons restaurantes. Um detalhe interessante são seus pórticos, que permitem percorrer as lojas protegido do sol, da chuva ou da neve.
Piazza Garibaldi
No final do Borgo Stretto chega-se à Piazza Garibaldi, onde encontra-se uma escultura de Giuseppe Garibaldi junto ao prédio do Casino dei Nobili. A ponte Mezzo logo à frente liga a Piazza Garibaldi com a Piazza XX Settembre, do outro lado do Rio Arno.
Piazza XX de Settembre
Atravessando a Ponte di Mezzo, do outro lado do rio chega-se na Piazza XX de Settembre, onde encontra-se a Logge dei Bianchi e o Palazzo Gambacorti.
Ligados por um corredor suspenso, os dois palácios são muito antigos. A Logge dei Bianchi foi construída entre 1603/1605, tendo sido um mercado de lã e seda.
Ainda hoje é utilizada para feiras. O Palazzo Gambacorti pertenceu à aristocrática família Gambacorti, que foram grandes personagens políticos.
Palazzo Blu
A avenida Galileo Galilei acompanha toda a margem do rio, onde encontram-se belos palácios e outros pontos turísticos. Um deles é o Palazzo Blu, que deve seu nome à cor de sua fachada que permanece a mesma desde o século 18.
Atualmente ocupado por um museu e galeria de arte, nesse palácio estão expostas obras de pisanos em seu acervo permanente desde o século 14. A coleção de arte começou desde a fundação do Palazzo Blu na década de 1950.
Muitas outras foram sendo incluídas, como esculturas, quadros, moedas, artefatos, móveis antigos e peças de design moderno, se destacando no cenário artístico da Europa e do mundo.
Igreja Santa Maria della Spina
Também situada às margens do Rio Arno, a pequena Igreja Santa Spina tem grande importância para a cidade. Foi edificada como um pequeno oratório EM 1230, até que em 1322 começaram as obras de ampliação, que lhe deu o estilo gótico.
Por estar perto de uma antiga ponte, era chamada Igreja Santa Maria de Pontenovo. Porém em 1333 a igreja recebeu a relíquia de um espinho da coroa de Cristo, por isso seu nome foi mudado para Santa Maria della Spina, hoje exposto na igreja de Santa Chiara.
Devido à uma inundação no Rio Arno no século 15, a igreja perdeu parte de sua estrutura. Apesar de ter passado por várias restaurações, jamais foi reconstruída em seu tamanho original. Uma intervenção e modificação alterou suas proporções e forma.
As esculturas originais, feitas por grandes artistas no século 16, foram transferidas para o Museo San Matteo. Restam ainda as pequenas e delicadas esculturas de santos e anjos no topo dos tímpanos.
Igreja San Paolo Ripa d'Arno
Adiante da Porta Mare encontra-se a antiga Igreja San Paolo Ripa d'Arno. Fundada no ano 925, posteriormente foi ampliada com formas semelhantes ao Duomo, até ser concluída no século 14. Em seu interior há um sarcófago romano e lindos afrescos.
Igreja del Santo Sepolcro
Desse lado do rio também encontra-se a Igreja del Santo Sepolcro. Supostamente construída em 1113, impressiona por seu formato octogonal e por sua torre com cobertura cônica.
Segundo contam, para essa igreja foram levadas as relíquias da Primeira Cruzada. Os portais são decorados com cabeças de animais em mármore. O interior, restaurado em 1720 em estilo barroco.
Museo della Grafica / Palazzo Lanfrranchi
No Palazzo Lanfranchi está instalado o Museu de Artes Gráficas, que contém uma grande coleção de trabalhos gráficos, tanto modernos quanto contemporâneos.
Também é uma oportunidade para descobrir sobre as várias técnicas gráficas: gravura, xilogravura, litografia etc. Graças à constante atualização nesse ramo, no museu sempre há novidades nas exposições.
Giardino Scotto
No coração da Nova Cidadela, construída por Giovanni Domenico Scotto, encontra-se esse belo parque que mantém um teatro ao ar livre, um parque infantil e grandes áreas gramadas. Construída em 1440 às margens do Rio Arno, foi danificado durante algumas batalhas. Através dos tempos foi restaurado inúmeras vezes.
Esse é um ótimo lugar para um piquenique, para as crianças brincarem ou apenas para fazer um parada de descanso. Para os estudantes é o lugar ideal para ler e estudar. No verão é excelente para fugir do calor. Ocasionalmente há espetáculos e exposições teatrais.
Piazza Vittorio Emanuele
Uma das maiores praças de Pisa é a Piazza Vittorio Emanuele II, que homenageia o rei da Sardenha entre 1849 e 1861. Chamado pelos italianos de "Pai da Pátria", no passado a praça era atravessada por muralhas medievais.
Localizada em frente à Stazione Pisa Centrale, é um dos centros comerciais de Pisa. Nesse lugar acontece uma feirinha diária de alimentos tipicamente italianos, sendo também onde você pode experimentar um "verdadeiro café".
Murale tuttomondo
Não perca a chance de estar perto do Murale Tuttomondo. Criado por Keith Haring em 1989, a pintura feita em 4 dias na parede externa da reitoria da igreja de Sant'Antonio Abate.
Com 180 metros quadrados, sendo 10 metros de altura por 18 metros de largura, essa foi a última obra pública do artista americano antes de sua morte, bem como a única projetada para ser permanente.
Com ajuda de alguns de seus alunos, o artista que morreu aos 32 anos, retratou figuras humanas e de animais entrelaçadas para simbolizar a paz e a harmonia do mundo.
Stazione Pisa Centrale
Adiante da Piazza Vittório Emanuele II encontra-se a Pisa Centrale, uma estação de onde partem e chegam trens para diversas cidades da região. Se você estiver hospedado em Pisa e quiser ir a Firenze, a viagem é de apenas 1 hora e poucos minutos.
Corso Italia e comprinhas
Mas se o que você quer é fazer umas comprinhas, o Corso Itália é o lugar certo. Principal rua comercial de Pisa, nessa rua há uma série de lojas renomadas, lanchonetes e cafés. Também há feiras aos montes. Reservada apenas para pedestres, ela começa na Piazza Vittorio Emanuele II e segue em direção à Ponte di Mezzo.
Na Piazza Vittorio Emanuele II, barraquinhas de comidas típicas italianas encantam os turistas. Na Piazza delle Vettovaglie, feiras de frutas e de roupas enchem as ruas. Nos fins de semana, as pequenas ruas do centro histórico também são tomadas por vendedores que expõem artesanato.
Restaurantes são muitos. Não perca um prato famoso: o Pappardelle al cinghiale, uma massa com molho de carne de javali. Na verdade, a carne de javali é muito comum em muitos pratos da Toscana. Também não perca a chance de experimentar a Torta ai pinoli di San Rossore. Aliás, os pinhões do Parque San Rossore são típicos e encontrados só nessa região...
Obrigado pela visita!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço por sua visita e seus comentários