14 setembro 2010

Resumo da história da Itália




A região hoje ocupada pela Itália foi o berço de várias culturas e povos. Historicamente, a Itália teve a influência de etruscos, gregos e celtas antes de ser unificada em 262 a.C. pelo domínio romano. Entre os diversos povos da antiguidade, os Lígures, os Venetos e os Celtas se concentraram no norte; os Latinos e os Etruscos Samnitas se concentram no centro; e as colônias gregas dominaram no Sul - a Magna Grécia. Na Sardenha, floresceu a antiga civilização dos Sardos.

Os Etruscos, a partir do século 8 a.C., influenciaram Roma e sua civilização, que também sofreu influência de outros povos itálicos, da Grécia e de outras regiões do Mediterrâneo Oriental, como a Palestina - berço do Cristianismo; a Síria, Fenícia e Egito. Graças ao império, Roma difundiu a cultura Heleno-romana pela Europa e pelo Norte de África que foram os limites de sua civilização.


Durante a Idade Média, a Itália foi dividida em vários reinos e cidades-estados, como o Reino da Sardenha, o Reino das Duas Sicílias e o Ducado de Milão. Em 1861, durante o Renascimento, a Itália foi unificada, sob o comando do Rei da Sardenha Vittorio Emanuele II da casa de Sabóia. Após a queda do Império Romano do Ocidente, o território foi dividido em vários estados, entre eles os Estados Pontifícios, que resistiram até a tomada italiana de Roma em 1870, que depois foi reconstituído, como o Vaticano no coração da capital italiana, sendo um estado independente. Outro estado independente dentro da Itália é a República de San Marino.


Em 1866, após a guerra, a Itália adquiriu o Veneto do Império Austríaco. Mas mesmo após a conquista de Roma em 1870, faltava ainda as chamadas terras irredentas: o Trentino, Trieste, a Ístria e a Dalmácia que os nacionalistas clamavam como pertencentes à Itália. Estas regiões foram anexadas à Itália depois dos tratados de paz após a 1a. Guerra Mundial.

Nos anos 1920, a Italia tornou-se uma ditadura fascista sob o comando de Mussolini, que envolveu a perda de liberdade política dos italianos durante 20 anos. Aliada da Alemanha que foi derrotada na 2a. Guerra Mundial, após o fim da guerra em 1946, um referendo estabeleceu o abandono da monarquia como forma de governo, adotando uma República Parlamentar. Houve eleições e a elaboração de uma nova constituição que passou a vigorar em 1948.



5 comentários:

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.