17 outubro 2010

San Gimignano, cenário da novela Passione




San Gimignano è uma das cidades mais pitorescas e sugestivas da Toscana, no caminho de Firenze para Siena. É toda fechada, com duplo muro e cercada de altas colinas, em um mar de oliveiras que cobrem uma pequena elevação e vegetação chamada de Val d'Elsa. Algumas das cenas da novela Passione da Rede Globo,  são paisagens de San Gimignano.






San Gimignano
tem origem muito antiga e até hoje conserva suas características do século 4. Situada sobre uma colina, é conhecida com a cidade das torres e foi declarada como patrimônio da humanidade pela Unesco.

No passado foi uma pequena vila etrusca e desenvolveu-se no período medieval, tendo recebido o nome do bispo de Modena, San Gimignano, que dizem ter salvo o vila das hordas bárbaras.  Em 1199 deixou de ser um feudo do bispo de Volterra e tornou-se independente, tendo passado anos depois ao controle da república fiorentina.






Torres:
Chamada de cidade das torres, originalmente eram 72 torres, que foram construídas entre os séculos 11 e 13. Hoje restam intactas apenas 13 torres, a maioria em torno da Piazza della cisterna.

A torre mais alta e chamada La Rognosa está ao lado do Palazzo del Podestá. Considerado um dos monumentos mais importantes de San Gimignano, em diferentes salas do palácio pode-se encontrar vários afrescos nas paredes, como o Cenas da vida privada. No lado direito do Palácio ergue-se a Grande Torre erguida em 1300.







Construções e monumentos: A cidade tem inúmeros monumentos, dentre eles a Igreja de Santo Agostino. No duomo construído em 1100 existem diversos afrescos nas paredes, como aqueles que contam a história do Velho e Novo Restamento e  pinturas do século 14 da Escola de Siena e do século 15 da Escola Florentina.

Em 1348 a população de San Gimignano foi reduzida drasticamente pela Peste Negra. Nos séculos seguintes San Gimignano superou o seu declínio e isolamento, quando sua beleza e importância cultural foram redescobertos. Uma das construções mais marcantes da cidade é o Palazzo Pratellesi, construído entre 1300/1400 e que hoje é usado como biblioteca.





As vielas, praças e lojinhas da cidade são encantadoras. Uma das praças mais frequentadas por moradores e turistas é a Piazza della Cisterna, que parece ter saído de um conto de fadas. Segundo contam o poço foi projetado em 1287 para abastecer a cidade. Atualmente tornou-se um ponto de encontro de turistas, que costumam jogar moedas para ter a sorte de retornar a San Gimignano.

A praça é um lugar perfeito para curtir um "dolce far niente", ou seja, apreciar o movimento degustando um sorvete ou um café expresso. Ainda no centro histórico é possível encontrar muitas peças de artesanato, vinhos, azeites e especialidades locais, como o doce típico chamado "panforte", o macarrão "pici" mais largo que o spaghetti e o açafrão.



Zafferano (açafrão): O açafrão extremamente puro de San Gimignano é produzido naturalmente sem o uso de qualquer produto químico em todas as fases do seu cultivo, secagem e conservação. Cultivado desde a Idade Média e considerado um dos melhores do mundo, é muito usado na culinária italiana.

Essa é  especiaria mais cara da gastronomia mundial. Custa cerca de US$ 75.000 o quilo, mas o preço é justificável. A plantação do açafrão é uma tarefa árdua, pois cada bulbo deve ser plantado manualmente, o que obriga o trabalhador rural a caminhar agachado centenas de metros. Após a colheita segue-se o paciente trabalho de remoção do pistilo da flor chamada de Rosa de Açafrão (Crocus Sativus Lennaeus).




Porta delle Fonti:
se abre para o campo e leva à antiga às colunas onde se retirava água para lavar roupa e lavar as casas. Durante a Idade Média a cidade foi muito rica devido ser uma rota de negociação e peregrinação. Eles usavam chumbo nas obras de arte para decorar as igrejas e mosteiros.







Encenações medievais: No terceiro sábado e domingo de junho, as ruas e praças de San Gimignano lotam de turistas para ver as encenações medievais. Com cavaleiros trajados, que desfilam personagens do Concurso Cultural, na tarde de domingo o festiva termina com um torneio cavalheiresco no Parco della Rocca. Além da bela e emocionante apresentação, há uma exposição de artes e ofícios que funciona junto com  a feira de alimentos e gastronomia, sendo uma boa oportunidade para conhecer os deliciosos vinhos.






Vernaccia:
San Gimignano é conhecida principalmente pela produção do vinho Vernaccia, que é um dos vinhos brancos mais conhecidos na Itália. Com uma cor amarelo dourado e um rico bouquet, é apropriado como aperitivo mas também acompanhando peixes. As origens desse vinho são muito antigas. Registros do século 13 que mencionam a produção deste vinho. 






Pratos tradicionais: Um dos pratos tradicionais da região é javali. Os doces mais tradicionais é o Siena e o panforte Ricciarelli, tendo ainda a Pinolata, que é a mistura dos pignoli (pinhões) com creme. Em épocas de colheita há também pratos feitos a partir de cogumelos e trufas aromáticas recolhidas das colinas próximas.





É nessa cidadezinha medieval, perdida nas colinas toscanas, que existe o melhor sorvete encontrado na sorveteria
mais famosa do mundo! É verdade!... Localizada na Piazza della Cisterna é na Gelateria di Piazza que Sergio Dondoli, maestro dos sorvetes e docente na Gelato University prepara os sorvetes mais incríveis!... Uma de suas especialidades é o sorvete de açafrão, logicamente plantado e colhido em San Gimignano. Entre tantos outros, é um sorvete de  textura muito delicada. 




Maravilhoso ainda é apreciar os campos de girassóis de San Gimignano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.