19 outubro 2010

Marostica, cidade do jogo de xadrez humano




Marostica, na região do Veneto, é famosa por um jogo de xadrez humano, que acontece na cidade todo mês de setembro com trajes históricos e representações. Todas as peças são representadas por pessoas e até os cavalos são reais. As partidas se desenvolvem nos movimentos de famosas disputas de xadrez, que pode contar com cerca de 550 figurantes em 2 horas de espetáculo.









A origem da tradição remonta ao ano de 1454, quando dois nobres guerreiros se apaixonaram pela mesma mulher e então a disputariam num duelo sangrento – como de costume na época. Ocorre que o pai da moça não queria tornar-se inimigo de quem perdesse a disputa e nem que alguém morresse por isso. Logo propôs aos dois guerreiros que se enfrentassem em uma partida de xadrez e até ofereceu a mão da outra filha para quem perdesse o desafio. Também decidiu-se que a partida seria disputada com verdadeiros soldados, cavalos e nobres representando o rei e a rainha. E a tradição é mantida até os dias de hoje.






De natureza agradável, Marostica é um lugar pitoresco com a planície localizada com o Veneto de um lado e morros verdes ao norte. A colina Marostica tem um grande castelo com muros defensivos descendo a ladeira que envolve a cidade. Outro evento organizado em Marostica é um festival de cerejas em Maio e Junho.





video
Video do jogo em Maróstica

Um comentário:

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.