15 dezembro 2010

Calabria, berço das civilizações


A Calábria antigamente Brutium, é uma região do sul da Itália, berço de antigas civilizações, que deu o nome Itália ao país. Antigamente somente a Calabria se chamava Itália em homenagem ao seu rei: Italo. Situada no Mar Mediterrâneo, a Calábria é uma peninsula com altas montanhas e um mar de uma cor incomparável, que compõem um cenário imerso em cultura milenar.


As montanhas da Calabria formam os três parques nacionais: o Pollino, o Sila e o Aspromonte, que formam lindos bosques e florestas. No interior da Calabria estão espalhadas muitas aldeias, normalmente situadas nos cumes das colinas. De um lado as praias banhadas pelo Mar Tirreno; do outro as praias do Mar Jonico. São praias extensas e limpas, muito preferidas pelos turistas no verão. No inverno, são os aventureiros alpinistas para aproveitar a neve nas montanhas.

Conquistada e dominada por inúmeras culturas, como os normandos, os romanos, aragoneses etc., seus vestígios estão presentes nos monumentos históricos e nas ruinas arqueológicas. A Calábria tem um patrimônio artístico rico com palácios, igrejas, castelos e obras de arte como os Bronzes de Riace, as telas de Mattia Preti e o monumento Bizantino mais famoso da região, e a encantadora Cattolica de Stilo.


Os Bronzes de Riace são estátuas de bronze encontradas no Mar Jônico e estão no Museu de Reggio Calabria. São obras de arte datadas do século 5 ac . Dada à sua geometria idealizada e anatomia impossível, apesar do aparente realismo, uma delas se atribui ao Fídias, considerado o maior escultor da Grécia Antiga.

O patrimônio artístico da região está presente nas esculturas de madeira, cerâmica, manufatora de ouro, de ferro forjado e pedra. A Calabria também é marcada por uma forte tradição e folclore; que mistura catolicismo com o mundo clássico pagão e da Idade Média. São muitas festas populares com produtos típicos como os cogumelos, as castanhas e colheita da uva. Além disso, fruto de tradições gregas e albanesas e de comunidades que vivem nesta região, mantem vivos, o idioma e os hábitos.

video

4 comentários:

  1. Olá Lucia .! Estava eu procurando algo sobre uma das minhas raízes genealógicas , cujo avô meu ( Luigi Martucci ) é oriundi ai desta região , a Calábria , tendo sido imigrante e desembarcado aqui no Brasil creio eu por volta do fim do século passado entre 1898 e 1902 , e tendo estabelecido como carpinteiro no bairro do Brás em SP , assim sendo coloco esse comentário para dizer que achei bacana essa sua postagem .!

    ResponderExcluir
  2. Meu bisavô Mario Diogo Viscola Papaléo imigrou com seus dois irmãos no início do século XX da Calábria. Ele se estabeleceu no estado do Pará, cidade de Óbidos, e seus irmãos na cidade do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.