15 dezembro 2010

De onde surgiu o nome Itália?



E de onde surgiu o nome Italia?

Os romanos antigos chamavam de Itália o sul da península Itálica ou Apenina, que significava terra de bois ou terra de pastos. Quando a hegemonia etrusca estava diminuindo com a expansão dos latinos, os povos do Sul, em particular os oscos, úmbrios e outros povos do centro e do sul, possuíam um numeroso rebanho bovino.

O gado vacum era tão importante para esses povos etruscos, que adotaram como emblema a imagem de um touro jovem, que apareceu em algumas moedas da época, com o nome de Vitalos. Em pouco tempo converteu-se em Italos, nome com que se denominou as tribos do Sul e incluiu também os latinos. Até meados do século I, o nome Itália era usado em latim para designar a Península, e Itali-orum para designar o povo, que ao final deu ao país, o nome de Itália

2 comentários:

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.