15 dezembro 2010

Agnone terra dos sinos




Agnone é uma cidade que foi fundada na época medieval. Localizada nas altas montanhas da Região de Molise,  pontilhadas por pequenos vilarejos, do alto tem-se uma vista deslumbrante. 

Devido ao seu relevo particular, nas montanhas de Molise através da história aconteceram muitos confrontos, o que acabou dando origem a pequenas aldeias fortificadas. Quatro delas foram incluídas na lista das aldeias mais bonitas de Itália.






Pouco conhecida pelo turismo internacional e até mesmo pelos italianos, a região de Molise tem um clima ameno no verão, o que atrai os fanáticos por treking e aqueles que querem fugir do calor das grandes cidades. 

No inverno, a temperatura muito baixa atrai aqueles que praticam esportes de inverno. Em Molise estão as cidades que são consideradas as recordistas de baixas temperaturas dentre todas outras cidades italianas. 


 



Com ruas e becos estreitos, o melhor de Agnone é andar devagar apreciando cada detalhe. A pressa ainda não chegou por lá. Sem muitos ruídos, quase não se vê a população andando pela cidade, exceto em dias de mercado.






Conhecida há mais de um século pela fabricação de sinos, os artesãos de Agnone são especialistas na fabricação de diversos artesanatos e joias. Devido à sua arquitetura e seus excelentes artesãos, a cidade é chamada "Città delle Arti".  






Com sua arquitetura medieval, ainda que a cidade seja pequena, nela encontram-se 14 igrejas. Uma delas é a Igreja de San Marco, com um portal renascentista destacado por um leão de cobre. 






San Marco é uma igreja decorada com incríveis obras de arte. Seus altares são ricamente decorados, tendo uma belíssima pintura da "Sacra Famiglia" ou Sagrada família. A igreja do Corso Garibaldi é ladeada por casas antigas, com leões de pedra perto das portas.





Mas o que dá destaque à cidade é a "Pontifícia Fonderia Marinelli", uma antiga fábrica de sinos, que funciona em Agnone por quase um milênio. É considerada como uma das mais antigas empresas do mundo, onde a família Marinelli tem mantido a fundição nos últimos 1000 anos. 






Seus sinos estão presentes no Vaticano. O mais recente produzido foi colocado na Torre inclinada de Pisa. É uma réplica do sino do século 17, que foi danificado durante os bombardeios da Segunda Guerra Mundial. 






Além da fundição dos sinos, também produzem a fundição de portais de bronze, baixos-relevos, artefatos para igreja e restaurações de sino. A fábrica mantem um museu, onde estão sinos com quase 1.000 anos de antiguidade e outros mais recentes.  






A fundição produziu os maiores sinos do mundo, que estão espalhados em várias cidades, como no Edifício das Nações Unidas em Nova York, Pequim, Jerusalém, St. Peters Square e outros. 






Em agosto se realiza a Fiera delle Arti e Mestieri Antichi - Feira de Arte e Antiguidades Feira de Artesanato de Agnone, numa grande área da cidade velha onde estão as casas dos artesãos que podem mostrar seus trabalhos. Artesanatos na feira incluem materiais de ourives, ferro forjado, rendas, bordados e outros. Na parte antiga da cidade está o Nuonno Palace.






Mas é na véspera de Natal que a cidade literalmente pega fogo. O "Carnevale Agnonese" mantém a tradição " Ndocciata ", é um desfile com enormes tochas artesanais feitas em nove bairros diferentes. Acompanhado pelo som das gaitas de foles, a procissão termina com uma fogueira chamada "Fogueira das Brotherhood" na Piazza Plebiscito. 






As pessoas que transportam as tochas usam um vestuário com capuz ou chapéu preto, uma tradição desde o vestuário antigo da tribo Samnitas, como uma forma tácita de humildade. 

O Festival tem suas raízes nas eras das tribos Samnitas tribos que usavam as tochas como fonte de luz durante as mudanças estratégicas tribais que ocorriam no período noturno. 






A tradição foi transmitida aos agricultores, que nos anos 800 iluminavam os caminhos para chegar às igrejas na noite de natal. Também serviam para espantar as bruxas. 

Atualmente a iluminação da fogueira na praça simboliza um encontro em que as pessoas queimam as coisas negativas e marca uma renovação para o próximo ano novo...






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.