05 abril 2011

Vicenza, a cidade que vale ouro




Na região do Veneto, a pitoresca cidade de Vicenza, aos pés do Monte Berico, distingue-se pela profusão de construções renascentistas, especialmente desenhadas por Palladio, que foi um célebre arquiteto do século 16. 




Nascido em 1508 na cidade de Padova, Palladio trabalhava como escultor de pedras. Seu nome original era Andrea di Pietro dalla Gondola e recebeu o nome de Palladio quando entrou na academia do poeta italiano Giangiorgio Trissino, que supervisionou os estudos de Palladio na arquitetura. 




A grande cidade palladiana é hoje uma das mais ricas do Veneto e famosa no mundo inteiro por sua esplêndida e variada arquitetura. Fundada durante o período romano, a cidade tinha o nome de Vicetia. Mais tarde tornou-se Vicenza, uma dinastia da rica e poderosa família Della Scalla que governou a região por mais de 100 anos nos anos de 1260 - 1380.




Durante a Segunda Guerra Mundial a área de Vicenza foi um importante local de combate  e um centro da resistência italiana, tendo sido duramente danificada pelos bombardeios que destruiu muitos de seus monumentos e gerou mais de 2.000 vítimas entre civis.




Palazzo Chiericati: A principal rua da cidade é o Corso Palladio, uma avenida que atravessa a cidade onde estão os palácios mais notáveis, com seus pórticos e pátios internos. Palazzo Chiericati, um dos mais belos projetos de Palladio atualmente sede da Pinacoteca. 




Piazza dei Signori: Essa é a mais importante praça no centro da cidade, caracterizada pela suntuosa Basílica Palladiana. 




O antigo Palazzo della Ragione é revestido por uma nobre arquitetura do ano de 1500, sendo um dos projetos de Palladio que atesta as origens clássicas da cidade e sua ligação com Veneza.  




Na praça está também a alta torre de 1300 e a Loggia del Capitanio, uma das últimas obras incompletas de Palladio.



Teatro Olímpico: O Teatro Olímpico do século 16 foi construído  em madeira e estuco de acordo ao projeto inicial de Palladio, tendo sido a  última obra de Palladio e um dos edifícios mais bonitos da história da arquitetura. 




Esse foi o primeiro teatro coberto do mundo. O corpo principal representa um quadrado, tendo por trás as cinco ruas de Tebe, que foi criado por Scamozzi e ultrapassava as intenções originais de Palladio. O banco central, que normalmente eram reservados para os nobres, oferece uma ilusão de ótica, como se a rua fosse se afastando. 




La Rotonda: A Villa Almerico-Capra conhecida como La Rotonda, é uma das mais características e famosas construções de Palladio  que data de 1550, uma obra de arte em harmonia e beleza que predomina de sobre uma colina. 

A vila está a uns 3 km da cidade e de onde se pode avistar o panorama campestre da zona vicentina, graças às suas quatro fachadas simétricas e caracterizada por um átrio com uma escadaria e colunas. 

O nome Rotonda deriva do salão central coberto por uma ampla cúpula, que lembra o Pantheon de Roma. Construída para ser uma residência, seu proprietário jamais poderia imaginar que sua casa se tornaria um ícone para toda Europa.  O Villa Rotonda é uma villa-templo, uma abstração, e seus cantos estão orientados aos quatro pontos cardeais. 



Basílica do Monte Berico: Em Vicenza encontram-se diversas igrejas, porém um dos lugares de grande interesse é a Basílica do Monte Berico, que é um local de peregrinação de muitos fieis. 






Esse é um dos exemplos mais clássicos da arquitetura barroca do Veneto, tendo obras de arte muito importantes dos séculos 14 e 15. 




Segundo contam a construção da primeira igreja ocorreu devido à aparição da Virgem Maria, que cessou uma grave epidemia na cidade em 1428. Um longo corredor serve de acesso da cidade ao templo. 




Desde 1978 Nossa Senhora do Monte Berico é a santa padroeira da diocese de Vicenza, sendo a referência religiosa mais importante da região. 



Federico Faggin: Vicenza é uma das cidades mais ricas de toda a Itália, principalmente devido à produção de componentes de  computadores. Federico Faggin, nascido em Vcenza é o co-inventor do microprocessador Intel 4004, que estabeleceu as bases para a computação. Tocou  todas as vidas do planeta e mudou o mundo.



Exposição de ouro: Outro ramo que literalmente reluz em Vicenza são as joias feitas de ouro. A Exposição do Ouro de Vicenza é mundialmente famosa e acontece 3 vezes por ano.


 

25 comentários:

  1. A maioria dos meus parentes são daí.
    w il Bussolaro :)

    ResponderExcluir
  2. Alexandre Migliani cidade linda dos meus ancestrais.

    ResponderExcluir
  3. Cidade dos meus antepassados. Família Perin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meus antepassados TB é da família Perin, sera q somos parentes kkkk

      Excluir
  4. Cidade dos meus antepassados familia fenilli

    ResponderExcluir
  5. Cidade dos meus antepassados familia Vicentin

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Cidade da minha bisavó materna, Ana Madalenna, devemos ter parentesco

      Excluir
    2. Cidade da minha bisavó paterna, Ana Maddalena também! Com certeza somos parentes!

      Excluir
  7. Cidade dos meus avós paternos
    Bruttomesso
    E maternos, os Vendramini

    ResponderExcluir
  8. Meus avós são dessa região da família Rigon e Filiani ,muito linda cidade.

    ResponderExcluir
  9. Cidade dos meus tataravôs Ângela magni

    ResponderExcluir
  10. Cidade dos meus ancentrais, família Dellavia

    ResponderExcluir
  11. Dois dos meus tetravós vieram de Vicenza, espero um dia poder conhecer.

    ResponderExcluir
  12. Os meus tetravós que vieram de Vicenza se chamavam Pietro Zancan e Pierina Balzi.

    ResponderExcluir
  13. Esta cidade de Vicenza e do meu bisavô, quero saber um pouco da cidade, meu bisavô era de Enego Vicenza

    ResponderExcluir
  14. A família da minha mulher é de Mason Vicentino, un bello e piccolissimo paese vicino a Vecenza.

    ResponderExcluir

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.