09 julho 2011

Guardia Perticara, terra das casas de pedra



Guardia Perticara é um antigo vilarejo na região da Basilicata. Achados arqueológicos revelam que a cidade foi habitada na Idade do Ferro. 

Assolada por uma epidemia em 1657 e por um violento terremoto de 1980, a cidade medieval teve uma drástica redução de habitantes, mas de suas estruturas medievais ainda preserva os magníficos portais, igrejas antigas e edifícios históricos.




Chamada de " Terra das casas de pedra", a pedra de Gorgoglione dá vida e profundidade para portais, escadas, arcos, sacadas e varandas de ferro forjado e carrega o perfume de madeiras que se sente ao passar pelas ruas estreitas.




As pedras trabalhadas por mestres artesãos ao longo das ruas, como a Via Marconi, pode-se ver nas casas de paredes de pedra com azulejos antigos, painéis nas janelas e detalhes arquitetônicos de uma sabedoria secular construtiva.




Considerado um dos locais mais belos da Itália, a cidade é humilde, simples e inspira confiança. Cidade dos biscoitos típicos como o "strazzatella" e "Chizzola", entre as maravilhas da culinária local estão as massas "ferricelli ou fusili" com molho de carne e torresmo.




Além do excelente azeite extra-virgem de castanha, na cidade brotam espontaneamente o alcaçuz ou liquirizia e ervas em geral. As plantas do alcaçuz são oriundas da Europa Meridional e há séculos são utilizadas nos países mediterrâneos por suas propriedades medicinais e aromáticas.




Há mais de 3 mil anos os médicos chineses já utilizam o alcaçuz para tratar distúrbios do fígado e ainda hoje continua sendo um remédio popular. O principal ingrediente ativo do alcaçuz é a glicirrizina, uma substância doce, branca e cristalina. Em estado puro, é 50 vezes mais doce que o açúcar  o que dá ao alcaçuz um gosto doce e agradável.

Usado como realçador do sabor de doces, é amplamente utilizado na aromatização de cervejas, gelatinas e produtos de sobremesa. Também usado nas misturas de tabaco para dar sabor, charutos e cosméticos, pesquisas confirmaram que o alcaçuz impede o desenvolvimento de bactérias e do tártaro dos dentes, ajudando a evitar a cárie dentária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.