18 novembro 2011

Isernia, cidade dos primeiros habitantes da Europa




Isernia na região de Molise tem uma fascinante história que se perde na virada do tempo. Considerada a primeira capital da Itália, estudos arqueológicos confirmam que a área foi habitada desde a era paleolítica.

Foi nessa localidade que surgiu a comunidade dos primeiros habitantes na Europa. A cidade situada em um vale entre duas montanhas,  guarda os restos de uma cidade dos Samnitas que remontam a 295 a.C. Ali foram descobertos antigos teatros, pórticos e templos.

 
 

 
Cidade de Nero: A cidade, que foi no passado um importante centro romano, também foi onde nasceu Lúcio Domício Aenobarbo que, depois de adotado, recebeu o nome de Nero Claudius Caesar Drusus Germanicus - o famoso Imperador Romano Nero.
 
Embora haja outras hipóteses, o Imperador Nero ficou marcado na história por ter provocado o grande incêndio de Roma no ano 64. Muitos também associaram seu governo a um período de tirania, extravagância e muitas execuções, incluindo a execução de sua mãe Agripina.
 
No entanto o Imperador Nero tinha aversão às guerras e grande habilidade para negociar a paz com os seus opositores. Enquanto a corte se desdobrava para atender aos seus caprichos, Nero era detestado por grande parte da população.

Segundo alguns autores, ele sequer soube dos muitos feitos que lhe foram atribuídos. Seu grande pecado foi deixar-se dominar pela ambição da grandeza e do poder. De sua história há muitos monumentos arqueológicos.
 


 
 
 
Ponte Cardarelli: Um dos grandes destaques da cidade é a Ponte Cardarelli.  Construída em 1887, a ponte é um importante acesso à cidade.  Medindo 57 metros de altura e 130 metros de comprimento, ela traz uma sensação de deslumbramento quando apreciada através do vale.
 
Durante a Segunda Guerra Mundial, bombardeios aéreos mataram 1/3 da população de Isernia e destruíram mais da metade da cidade. Muitos monumentos sofreram grandes avarias, dentre eles a Ponte Cardarelli que foi reconstruída após a guerra com as mesmas características originais.
 
 
 
 
 
 
Centro histórico: O centro histórico ainda mantém intacta a estrutura do mapa da cidade romana, com uma infinidade de becos e pequenas ruas. Situada numa região propensa a terremotos, em sua história a cidade já enfrentou a destruição de muitos monumentos e construções históricas devido a abalos sísmicos.
 


 
 
Fraterna Fontana: A fonte, que remonta ao século 13,  é o monumento mais famoso da cidade. Foi construída no período romano e dedicada ao Papa Celestino V que nasceu em Isernia. Dizem que as pedras da fonte vieram da área onde morou a família de Pôncio Pilatos, que também era natural de Isernia.

Pôncio Pilatos é citado na bíblia como o responsável pela tortura e morte de Jesus Cristo, já que na época ele lavou as mãos diante da condenação. Como prefeito da Judéia, Pilatos tinha o poder de interferir nos julgamentos, mas nada fez. 

Na época a Palestina passava por momentos de violência, o que levou ao julgamento das questões com extremo rigor. Muitas lendas dão conta de que Pilatos acabou se convertendo ao cristianismo junto com sua esposa Prócula, que é venerada como santa na Igreja Ortodoxa. Depois do seu suicídio, muitos disseram que a culpa pela morte de Jesus o perseguia.
 






Castelos: Nas imediações da cidade há muitos castelos que existem desde a Idade Média. Alguns permanecem fechados ou são de propriedade privada e só podem ser admirados na parte exterior. Uma dessas construções gigantescas é o Castello di Pescolanciano. Outra é o Castello Pignatelli di Monteroduni.






Palácios: Há inúmeros palácios antigos, que serviram de residência para famílias nobres, como o Palácio San Francesco construído em 1222, o Palácio Pansini construído no ano 800, o Palácio D'Avalos construído em 1694 e os Palácios De Lellis, Jadopi, Pecori, Marinelli, Milan, Cimorelli, Mansini, Orlando, além do Palácio Episcopal e o Palácio da Universidade, alguns totalmente restaurados.





Cattedrale di San Pietro: A Cattedrale di San Pietro, na bela Piazza Andrea d'Isernia tem uma bela vista sobre o Vale do Sandro e do Mainarde. Originalmente foi construída no local de um templo pagão, mas depois de ser destruída pelo terremoto em 1805, foi reconstruída no estilo neoclássico. À esquerda da igreja há uma enorme campanário, que foi construído sobre as ruínas do fórum romano, com quatro estátuas romanas nos cantos.


 





Santuário da Madonna Addolorata di Castelpetroso: Em Isernia está o famoso Santuário da Madonna Addolorata di Castelpetroso, onde supostamente a Virgem Maria teria aparecido para duas pastoras de ovelhas. O santuário tem sete capelas que representam as sete dores da Virgem com uma cúpula de 54 metros de altura.
 


Abadia medieval de San Vincenzo di Volturno
 



Ermida dos Santos Médicos Cosimo e Damiano: Outro local de peregrinação é a Ermida dos Santos Médicos Cosimo e Damiano. Contruída no topo de uma colina, a ermida é um destino para os peregrinos no mês de setembro.

Essa ermida fica sobre as ruínas do templo onde era adorado Príapo, deus da virilidade na mitologia grega. No passado haviam procissões que usavam símbolos fálicos nas celebrações, que também está presente na torre da igreja.





Arte da renda de bilro: Uma das tradições de Isernia é a produção de rendas feitas sobre o tombolo. A arte da renda de bilro data do início de 400 e, segundo a tradição, foram as freiras espanholas do convento beneditino de S. Maria delle Monache que difundiram a arte em 1503.

As rendas de Isernia são famosas em todo mundo devido ao fino acabamento que a torna muito elegante. Na pequena praça, ao lado do centro histórico, as senhoras tilitam magistralmente os bilros...


 

2 comentários:

  1. Quantas maravilhas que existe em Itália lugares Históricos facinante sou apaixonada pela História,culturais do mundo!!!eu preciso conhecer este bello lugar estou super encantada obrigado meu Deus por tantas maravilhas...

    ResponderExcluir
  2. Olá Izilda: Obrigado por sua visita e seu comentário. A Itália é realmente fascinante e se tiver a oportunidade de conhecê-la mais de perto ficará mais apaixonada ainda. Abraço, Lucia

    ResponderExcluir

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.