03 dezembro 2011

Bressanone - speck, pão e vinho









Bressanone ou Brixen é uma das mais antigas cidades do Tirol sul, na região Trentino-Alto Adige. Conhecida especialmente por seus resorts, estações de esqui e vinhas, é um local turístico preferido por italianos e estrangeiros, tanto no inverno quanto no verão.




Durante o inverno a temperatura cai para menos de 2 graus centígrados, quando muitos turistas se dirigem às pistas de esqui de Plose e também aquelas dos Valles e Meransen. A estância de esqui em torno das encostas do Plose é a mais longa no Alto Adige.




A temporada de esqui começa logo no início de dezembro e dura até os primeiros dias de abril. No verão, o cenário alpino se torna ideal para caminhadas, trilhas, percursos de bicicleta, camping e ecoturismo.



Prihsna/Brixen/Bressanone 

Conquistada pelos romanos no ano 15 a.C. e depois pelo Duque da Bavaria, na antiguidade era chamada de Prihsna. Dominada pelos bispos através dos séculos, foi invadida pelas tropas de Napoleão em 1797. 

Nessa época, a cidade ocupada por 12.000 soldados propiciou a difusão de uma grande epidemia que dizimou muitas pessoas, obrigando Napoleão a retirar suas tropas.




Poucos anos mais tarde, Napoleão tentou retomar as terras. A tropa francesa foi vencida e Brixen voltou a fazer parte do Império Austríaco e posteriormente do Império-Austro Húngaro. 

Situada nos limites da Itália e Aústria, a região foi anexada ao Reino da Itália após a 1ª Guerra Mundial. Em 2001 a cidade de Bressanone celebrou seus 1.100 anos de história com um jubileu da cidade.




Centro Histórico

Com muitas tradições de sua cultura e histórias guardadas em seus museus, o centro histórico é protegido por muralhas. As entradas/saídas estão concentradas em três portas:
  • a Porta Säben ou Sabiona, que tem acima uma figura feminina tingida de vermelho, 
  • a Porta San Michele, que era o principal acesso ao Alto Vale Pusteria,
  • e a Porta Sole que permitia acesso à estrada de Bolzano.



A cidade tem ruas bem cuidadas e belas flores, que nos meses mais quentes preenchem tanto as sacadas das casas quanto os jardins que tem belas fontes nos canteiros.




Cortada pelo Rio Rienza, a cidade que tem raízes medievais e dominada pelos bispos durante séculos, tem estilo italiano com forte influência germânica onde predomina a língua alemã. As placas indicadoras de transito e de ruas são escritas em alemão e em italiano.



Museu da Farmácia

O Museu da Farmácia está situado em um sobrado de quase 500 anos. A farmácia que vem passando de geração em geração, desde 1787 funciona no mesmo local.

Cuidadosamente conservado, o museu mostra o desenvolvimento da profissão farmacêutica aos longo dos séculos. O Museu também oferece uma biblioteca para a pesquisa histórica e o arquivo da família Peer.



Palazzo Vescovile

O palácio foi uma das principais residências nobres do Tirol sul onde viveram os bispos. A construção de três andares em torno de um grande pátio, se tornou o Museu da Diocese e o Museu da arte Sacra que guarda uma coleção de presépios antigos com 5.000 peças. A coleção foi criada pelo bispo Karl Franz Lodron, também conhecido como Conde von Lodron, que viveu na cidade no início de 1800.



Catedral de Santa Maria Assunta

Assim como em outras cidades da Itália, Bressanone tem inúmeras igrejas. Entre elas a Catedral de Bressanone na Piazza Duomo que foi construída no século 12 e dedicada a Santa Maria Assunta. A ela estão agregados o Battistero del duomo di San Giovanni Battista e um antigo Claustro.



Sete igrejas

A partir da Igreja de São Cirilo começa a peregrinação às sete igrejas nas imediações de Bressanone, tais como La Mara, Scezze, Tecelinga, Telhas e Pinzago. Uma das mais bonitas, é a Abazzia Benedettina di Novacella, a alguns quilômetros do centro.




Castelos de Bressanone

Nos arredores de Bressanone há vários castelos, sendo alguns de propriedade particular. O Castelo Rodeneck é um dos mais poderosos de seu tempo e o Castelo Tauernstein é a atual casa do município.

Também importantes são os Castelos Reifenstein, Trostburg, Pallaus, Ratzötz, Hanberg, Krakofel, Köstlan, Trunt e Karlsburg. O Castelo da família Cusano, pertencente aos descendentes de Nicolau de Cusa, Duques de Bressanone e Bolzano, abrem o castelo à visitação pública somente no natal.



Mercadinho de natal

Famoso é o Mercadinho de natal de Bressagnone, um dos momentos mais animados da cidade. As bancas decoradas na Piazza do Duomo expõem os objetos natalícios e ideias de presentes típicos e originais da tradição sudtiroleza. Também se pode provar muitas especilidades do local onde há ainda grupos musicais e programa para as crianças.



Festa do Speck e o 
Mercado do Pão e do Strudel

A cada ano no outono acontece a Festa do Speck e o Mercado do Pão e do Strudel. Speck é o alimento mais precioso do Südtirol. De sabor distinto, o presunto defumado e curado representa o caráter da culinária do Alto Adige.

Com leve sabor e mais robusto, após três semanas de cura a seco, os presuntos são delicadamente levados ao processo de defumação em temperatura controlada. Esse processo lento permite que a fumaça penetre na carne.

O processo de envelhecimento é realizado em locais ventilados que literalmente deixam a atmosfera do Tirol do Sul circular em torno da carne por quase seis meses. Conforme os costumes do Südtirol, speck, pão e vinho é uma trindade santa.




No Mercado de Pães e Strudel os gourmets do Tirol sul apresentam inúmeras variedades dos saborosos e tradicionais pães e bolos do Tirol do Sul. Além da degustação pode-se aprender muito da cultura do pão e do strudel dessa região. 

O strudel é um tipo de doce em camadas e enrolado com recheio em seu interior, que se tornou conhecido e ganhou popularidade no século 18 durante o Império Habsburgo.

Strudel significa redemoinho e a origem da forma de trabalhar a massa e as inúmeras maneiras de preparo ainda é desconhecida nos dias de hoje. A receita mais antiga de que se teve conhecimento remonta a 1696. Frequentemente associada à cozinha austríaca,

Historicamente o strudel já era conhecido na antiga culinária árabe e turca. Na Turquia, a fina massa era recheada com diversos sabores e também sobreposta em camadas mas foram os húngaros, austríacos e alemães que aprimoram as receitas.



Strudel

Os vienenses foram os especialistas que difundiram e tornaram o Strudel conhecido pelo mundo. Na confeitaria austríaca, o strudel é diferente daqueles feitos em outras partes do mundo; a tradicional massa do strudel austriaco é muito fina e elástica. 

Feita de farinha de trigo com elevado teor de glúten, água, sal, açúcar, manteiga e algumas vezes acrescentados ovos, a massa é muito trabalhada, descansada e depois esticada até se tornar muito fina. 

Conta uma lenda, que um imperador austríaco exigente e perfeccionista ordenou ao seu cozinheiro que fizesse a massa tão fina que fosse possível se ler uma carta de amor através dela...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.