26 abril 2011

Arezzo, onde a vida é bela



Arezzo, na região da Toscana, está sobre uma colina e ainda conserva a sua identidade e aparência medieval. Conquistada pelos romanos em 311 a.C. Arezzo era um importante polo militar romano e foi uma considerada uma das 12 cidades etruscas mais importantes. Invadida por Napoleão e alvo durante a Segunda Guerra Mundial, é uma região produtora dos melhores vinhos Chianti.







Ao redor da Piazza Grande, a arquitetura medieval é testemunha da rica história de Arezzo. Casas comuns de 1200 e
1300 ao lado de nobres casas com torres, o Palazzo della Fraternidade dei Laid com a sua fachada gótica, a Igreja de Santa Maria della Pieve, o Palazzo del Tribunale tribunal, e o Logge del Vasari. No primeiro domingo do mês, na Piazza Grande, acontece uma tradicionalíssima feira de antiguidades, que reúne expositores e artistas.





O Logge del Vasari é uma casa antiga reconstruída em 1547 por Giorgio Vasari, com afrescos feitos por ele, que agora é
um museu. As principais salas foram decoradas por Vasari de forma ilusionista. Na sala de visitas Vasari pintou a jornada da vida de um artista, com as virtudes artísticas protegidas pelos deuses da Antiquité, representados como corpos celestes.


Arezzo foi cenário para algumas partes do filme 'La Vita è Bella', de Roberto Benigni. É o lugar em que vivem os
personagens principais, antes de serem enviados para o campo de concentração nazista. Para que o filho não perceba os horrores que acontece, o pai, inteligente e espirituoso, faz que o filho acredite que estão participando de uma gincana.





Outra manifestação pitoresca e tipica em Arezzo é a Giostra del Saracino, promovida sempre em junho e em setembro.
Realizada na Piazza Grande, a giostra é uma competição equestre muito peculiar. A festa tem mais de um século e, além de um desfile histórico com mais de 350 personagens, o objetivo é atingir o escudo do busto de um cavaleiro colocado no centro da praça e que representa um saraceno armado. Ganha a disputa o casal de cavaleiros que acumula mais pontos atingindo o escudo. O prêmio é uma lança de ouro.



12 abril 2011

Padova, a cidade de Santo Antonio



Padova, localizada na região do Veneto, é uma cidade encantadora que tem um charme próprio. Chamada pelos romanos de Patavium, dizem que Padova é a cidade mais antiga do norte da Itália.

Com um aqmplo roteiro turístico, que inclui arte e cultura com os afrescos de Giotto, belos palácios, museus e magníficas igrejas, Padova é também uma proposta gastronômica e naturalista. 






Com traçado urbano irregular, Padova alterna grandes praças e pequenas ruazinhas pitorescas. Especialmente a zona do velho gueto restaurada, tornou-se o centro de galerias de arte, lojas de antiguidades e cafés.






Na época do império romano, por volta do ano 59 a.C., Padova foi um importante centro comercial. Porém, por ter sido devastada por um enorme  incêndio em 1174, a cidade perdeu muitas relíquias e palácios.

Também foi severamente bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial, época em que a bela igreja dos Eremitani com seus belos afrescos foi destruída. Esse episódio é considerado por alguns historiadores de arte, como sendo a maior perda cultural da Itália. Hoje o mosteiro é um museu.





Prato della Valle - a maior praça da Europa: Um dos símbolos mais conhecidos de Padova é Prato della Valle, uma grande praça com 90.000 metros quadrados, considerada a maior praça da Europa. Também podemos dizer que é uma das praças européias mais lindas. 





Na época romana essa praça era chamada de Campo de Marte. No centro há um amplo jardim, cercado com 78 estátuas que retratam cidadãos famosos da cidade. Hoje tornou-se um local de feiras e exposições. Ao lado da praça, em tempos antigos foi sepultada a mártir Giustina, onde hoje está erguida a Basilica de Santa Giustina. 


 




Palazzo della Ragione: Construído em 1219, o Palazzo della Ragione tem um único salão de 80 metros quadrados e 27 metros de altura sem uma única coluna de sustentação, por isso se destaca por ser o maior telhado não suportado da Europa. 







A cúpula original foi pintada por Giotto. Debaixo do grande salão, há um mercado secular. O salão principal tem afrescos astrológicos, que retratam o ciclo dos meses.











Palazzo del Capitano: Na Praça Cavour está o famoso Café Pedrocchi, uma obra prima da arquitetura neoclássica, caracterizado por salas temáticas. Esse foi um lugar de reunião dos protagonistas do Ressurgimento em 1831. O destaque fica por conta do Arco dell’Orologio, com seus símbolos astrológicos.







Universidade de Padova: Apesar de seu passado tumultuado, em Padova nasceu o desenvolvimento artístico e cultural pela presença de grandes estudiosos e artistas atraídos pela Universidade de Padova. 

Fundada em 1222, por essa universidade passaram alunos e professores ilustres. Chamada na antiguidade de Riformatori dello Studio di Padova, Copérnico e Galileo Galilei foram alguns dos seus professores.  





Basílica Sant' Antônio di Padova: O grande destaque é a Basílica de Sant'Antonio di Padova ou no dialeto veneto: Sant'Antonio di Padoa, onde encontra-se os restos mortais do santo.  

Nascido em Lisboa, a grande basílica foi erguida em homenagem ao famoso frade que faleceu em Padova a 13 de junho 1231. Apesar de sua vida simples, a basílica tem oito cúpulas e vários campanários que parecem minaretes árabes. 







Considerado o santo casamenteiro, na verdade seu nome de batismo era Fernando de Bulhões, tendo se tornado um frade agostiniano em Lisboa. Segundo a lenda, Santo Antônio era um excelente conciliador de casais.  

Também era considerado como o santo protetor dos pobres e invocado para ajudar a encontrar objetos perdidos. Diz-se que guardar um pão abençoado por Santo Antonio na despensa, é garantia certa de nunca deixa faltar a comida. 






Muito sensibilizado com a decapitação de monges franciscanos e resolveu deslocar-se para Marrocos numa ação de evangelização. Algum tempo depois, por estar muito doente decidiu retornar a Lisboa. Entretanto na viagem de regresso uma forte tempestade arrastou o barco até as costas da Sicília onde ele se tornou um grande pregador.  

Durante alguns anos o frade esteve em Bologna ensinando teologia, depois foi para a França, instalou-se em Marselha. Em 1231 Sant'Antonio regressou para Padova, marcando a quaresma daquele ano por uma série de sermões da sua autoria. Porém, estando muito doente, Sant'Antônio faleceu aos 36 anos. Todos os anos em 13 de junho é realizada em Padova uma grande festa em homenagem a Sant'Antônio, que atrai peregrinos de todo o mundo. 





Em frente à Basílica di Sant'Antonio de Padova encontra-se a magnífica estátua equestre de Erasmo da Narni,  chamado Gattameleta. Essa foi a primeira estátua equestre fundida em bronze em tamanho real desde a antiguidade, um dos desafios de Donatello. Grande líder que vivia a serviço da igreja e do governo de Veneza, Gattameleta faleceu em 1443. 

Logo depois sua esposa encomendou a escultura para o grande artista Donatello. Até aquela época, nenhuma escultura desse tamanho havia sido feita. A obra foi concluída em 1453, tornando-se uma das maiores obras-primas da Renascença e a mais bela obra equestre de todos os tempos.  






Obras de Santo Antônio: Os Sermões Dominicais e Festivos,  com um sermão para cada domingo ou festividade, é a única obra autêntica escrita de próprio punho pelo Frade Antonio, com a marca da sua personalidade e espiritualidade. 

Para fundamentar a sua interpretação, Antonio recorria à ilustração de temas filosóficos e morais recorrendo a citações de Aristóteles, Cícero, Sêneca e outros pensadores gregos e romanos. Também fazia referências à natureza e ao saber científico da época.






Cidade dos afrescos: Os afrescos estão presentes em diversos prédios antigos, sendo um deles, a Capella degli Scrovegni, que tem um dos afrescos mais famosos do mundo.  Encomendado pelo rico banqueiro Enrico degli Scrovegni, foi concluído por Giotto em 1305. 






A capela era ligada ao palácio que servia para sua residência e era de caráter privado, apenas para seu uso e de sua família. Atualmente quem visita a capela passa por um hall de entrada climatizado, usado para estabilizar a temperatura entre o exterior e o interior da capela para garantir a conservação.









Há também outros como o Batistério, que tem o mais importante ciclo de frescos de 'Menabuoi Giusto. O oratório de São Jorge tem antigos afrescos e o prédio parece inclinado devido ao terreno macio. A igreja de São Caetano tem um plano octogonal incomum.









05 abril 2011

Vicenza, a cidade que vale ouro




Na região do Veneto, a pitoresca cidade de Vicenza, aos pés do Monte Berico, distingue-se pela profusão de construções renascentistas, especialmente desenhadas por Palladio, que foi um célebre arquiteto do século 16. 




Nascido em 1508 na cidade de Padova, Palladio trabalhava como escultor de pedras. Seu nome original era Andrea di Pietro dalla Gondola e recebeu o nome de Palladio quando entrou na academia do poeta italiano Giangiorgio Trissino, que supervisionou os estudos de Palladio na arquitetura. 




A grande cidade palladiana é hoje uma das mais ricas do Veneto e famosa no mundo inteiro por sua esplêndida e variada arquitetura. Fundada durante o período romano, a cidade tinha o nome de Vicetia. Mais tarde tornou-se Vicenza, uma dinastia da rica e poderosa família Della Scalla que governou a região por mais de 100 anos nos anos de 1260 - 1380.




Durante a Segunda Guerra Mundial a área de Vicenza foi um importante local de combate  e um centro da resistência italiana, tendo sido duramente danificada pelos bombardeios que destruiu muitos de seus monumentos e gerou mais de 2.000 vítimas entre civis.




Palazzo Chiericati: A principal rua da cidade é o Corso Palladio, uma avenida que atravessa a cidade onde estão os palácios mais notáveis, com seus pórticos e pátios internos. Palazzo Chiericati, um dos mais belos projetos de Palladio atualmente sede da Pinacoteca. 




Piazza dei Signori: Essa é a mais importante praça no centro da cidade, caracterizada pela suntuosa Basílica Palladiana. 




O antigo Palazzo della Ragione é revestido por uma nobre arquitetura do ano de 1500, sendo um dos projetos de Palladio que atesta as origens clássicas da cidade e sua ligação com Veneza.  




Na praça está também a alta torre de 1300 e a Loggia del Capitanio, uma das últimas obras incompletas de Palladio.



Teatro Olímpico: O Teatro Olímpico do século 16 foi construído  em madeira e estuco de acordo ao projeto inicial de Palladio, tendo sido a  última obra de Palladio e um dos edifícios mais bonitos da história da arquitetura. 




Esse foi o primeiro teatro coberto do mundo. O corpo principal representa um quadrado, tendo por trás as cinco ruas de Tebe, que foi criado por Scamozzi e ultrapassava as intenções originais de Palladio. O banco central, que normalmente eram reservados para os nobres, oferece uma ilusão de ótica, como se a rua fosse se afastando. 




La Rotonda: A Villa Almerico-Capra conhecida como La Rotonda, é uma das mais características e famosas construções de Palladio  que data de 1550, uma obra de arte em harmonia e beleza que predomina de sobre uma colina. 

A vila está a uns 3 km da cidade e de onde se pode avistar o panorama campestre da zona vicentina, graças às suas quatro fachadas simétricas e caracterizada por um átrio com uma escadaria e colunas. 

O nome Rotonda deriva do salão central coberto por uma ampla cúpula, que lembra o Pantheon de Roma. Construída para ser uma residência, seu proprietário jamais poderia imaginar que sua casa se tornaria um ícone para toda Europa.  O Villa Rotonda é uma villa-templo, uma abstração, e seus cantos estão orientados aos quatro pontos cardeais. 



Basílica do Monte Berico: Em Vicenza encontram-se diversas igrejas, porém um dos lugares de grande interesse é a Basílica do Monte Berico, que é um local de peregrinação de muitos fieis. 






Esse é um dos exemplos mais clássicos da arquitetura barroca do Veneto, tendo obras de arte muito importantes dos séculos 14 e 15. 




Segundo contam a construção da primeira igreja ocorreu devido à aparição da Virgem Maria, que cessou uma grave epidemia na cidade em 1428. Um longo corredor serve de acesso da cidade ao templo. 




Desde 1978 Nossa Senhora do Monte Berico é a santa padroeira da diocese de Vicenza, sendo a referência religiosa mais importante da região. 



Federico Faggin: Vicenza é uma das cidades mais ricas de toda a Itália, principalmente devido à produção de componentes de  computadores. Federico Faggin, nascido em Vcenza é o co-inventor do microprocessador Intel 4004, que estabeleceu as bases para a computação. Tocou  todas as vidas do planeta e mudou o mundo.



Exposição de ouro: Outro ramo que literalmente reluz em Vicenza são as joias feitas de ouro. A Exposição do Ouro de Vicenza é mundialmente famosa e acontece 3 vezes por ano.


 

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.