26 abril 2011

Arezzo, onde a vida é bela



Arezzo, na região da Toscana, está sobre uma colina e ainda conserva a sua identidade e aparência medieval. Conquistada pelos romanos em 311 a.C. Arezzo era um importante polo militar romano e foi uma considerada uma das 12 cidades etruscas mais importantes. Invadida por Napoleão e alvo durante a Segunda Guerra Mundial, é uma região produtora dos melhores vinhos Chianti.







Ao redor da Piazza Grande, a arquitetura medieval é testemunha da rica história de Arezzo. Casas comuns de 1200 e
1300 ao lado de nobres casas com torres, o Palazzo della Fraternidade dei Laid com a sua fachada gótica, a Igreja de Santa Maria della Pieve, o Palazzo del Tribunale tribunal, e o Logge del Vasari. No primeiro domingo do mês, na Piazza Grande, acontece uma tradicionalíssima feira de antiguidades, que reúne expositores e artistas.





O Logge del Vasari é uma casa antiga reconstruída em 1547 por Giorgio Vasari, com afrescos feitos por ele, que agora é
um museu. As principais salas foram decoradas por Vasari de forma ilusionista. Na sala de visitas Vasari pintou a jornada da vida de um artista, com as virtudes artísticas protegidas pelos deuses da Antiquité, representados como corpos celestes.


Arezzo foi cenário para algumas partes do filme 'La Vita è Bella', de Roberto Benigni. É o lugar em que vivem os
personagens principais, antes de serem enviados para o campo de concentração nazista. Para que o filho não perceba os horrores que acontece, o pai, inteligente e espirituoso, faz que o filho acredite que estão participando de uma gincana.





Outra manifestação pitoresca e tipica em Arezzo é a Giostra del Saracino, promovida sempre em junho e em setembro.
Realizada na Piazza Grande, a giostra é uma competição equestre muito peculiar. A festa tem mais de um século e, além de um desfile histórico com mais de 350 personagens, o objetivo é atingir o escudo do busto de um cavaleiro colocado no centro da praça e que representa um saraceno armado. Ganha a disputa o casal de cavaleiros que acumula mais pontos atingindo o escudo. O prêmio é uma lança de ouro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.