06 janeiro 2012

Comacchio, o paraiso no Delta do Pó




A pequena cidade de Comacchio na região da Emília-Romagna foi construída sobre 13 ilhas da laguna do Valle di Comacchio na foz do Rio Pó. Sendo considerada como a "pequena veneza", sobre os canais da pequena cidade há inúmeras pontes além dos barcos que trafegam pelas águas mansas do Delta. A aparente tranquilidade da velha cidade contrasta com suas animadas praias consideradas as mais belas do Mar Adriático.








Habitada na antiguidade por etruscos e gauleses, Comacchio foi disputada por imperadores e papas devido à produção de sal. Foi a exploração das salinas que permitiu seu desenvolvimento. Durante o Império Romano, o Imperador Augusto que governou Roma entre 27 a.C. mandou cavar um canal para aprofundar sua lagoa.

Comacchio foi um domínio dos Estados Pontifícios desde 1598 até ser anexada ao Reino da itália em 1866. A propagação da malária tornou o local insalubre, mas desde aquela época a maior parte dos pântanos desapareceu permitindo a expansão da cidade.







Pontes e canais:   O símbolo da cidade é a Ponte Trepponti, um projeto de arquitetura criado em 1634 na junção de três canais. Cada ponte dá acesso a uma parte do centro histórico da cidade: Ponte di San Pietro, Ponte dei Sisti, Ponte degli Sbirri, Ponte del Carmine, Ponte del Teatro e Ponte Pizzetti. Também é possível visitar o centro histórico a bordo de típicas embarcações denominadas "Batane" que oferecem o serviço gratuitamente.


 




Construções históricas: No Centro histórico há vários monumentos e prédios históricos, como o velho Hospital São Camilo e o Palazzo Bellini que pertenceu à aristocrática família de Luigi Bellini e hoje é uma sede do arquivo público. Em suas suntuosas salas há mostras de galerias de arte moderna e apresentações culturais. Em cada esquina há uma história, como a Loggia dei Mercanti del Grano que no passado foi um depósito de grãos ao lado da Torre do Relógio.











Igrejas: São Cassiano é o patrono da cidade tendo em sua Catedral uma bela torre de sinos. A Igreja da Virgem de Monte Carmelo é a mais antiga existente. Partindo do Santuário dell'Aula Regia e percorrendo a Via Mazzini, o Pórtico dei Cappucini é formado por 142 arcos permitindo chegar à Fábrica de Marinados protegido da chuva ou do frio.
 

 


Sagra dell'Anguilla: No Delta as enguias encontram seu habitat natural que é a iguaria mais popular da cidade. Na primeira quinzena de outubro Comacchio realiza a Sagra dell'Anguilla ou Festa da Enguia. Além de diversas atividades culturais, espetáculos e excursões no Delta, há exposição de vários produtos artesanais e antiquários.

Mas o que mais atrai no festival são os pratos preparados com Enguia, desde o delicado Risoto de Enguia até a Enguia grelhada, cozida ou frita. Peixe de aroma intenso, a enguia tornou-se um ritual gastronômico que reina nos sabores de Comacchio e em seus sete balneários que se estendem por 25 km na costa marítima, a mais bela do Mar Adriático. As águas rasas das praias se espreguiçam sobre a areia dourada e bosques de pinheiro.


 




Balneários: Os modernos balneários cresceram nessa área na década de 1960 com dezenas de hotéis, parques de camping, casas e apartamentos de veraneio. Cada resort tem suas próprias características particulares que se distinguem pela gama de atrações e serviços oferecidos para os hóspedes.
 
  • O Lido degli Estensi é mais animado, com pubs, boates e um centro comercial mais elegante da costa.
  • O Lido da Pomposa e o Lido degli Scacchi são mais recomendados para famílias devido aos playgrounds e local para passear à beira mar.
  • O Lido di Volano e o Lido de Spina reúnem praia e a natureza do parque com pinheiros.
  • O Lido delle Nazioni é mais urbano com muita vegetação, jardins, área de esportes aquáticos e duas escolas de equitação.








Porto Garibaldi: Do Porto Garibaldi, também conhecido como Lido Magnavacca, partem barcos grandes com guias para o Delta em busca dos recantos onde o silêncio só é interrompido pelo murmúrio da natureza e pela revoada dos pássaros. Outra experiência possível é partir para a pesca nas águas abundantes do mar Adriático.

Vários eventos tradicionais são mantidos na entrada do canal, entre eles a Festa della Madonna del Mare realizada em junho com a tradicional procissão de barcos decorados.  É no Porto Garibaldi que chegam os pescadores trazendo muitos peixes que abastecem os restaurantes e os lares de Comacchio, sempre seguidos por famintas gaivotas.


 






Feira de Birdwatching: Nessa região de muitos pássaros, todos os anos entre abril/maio acontece a Feira de Birdwatching ou observação dos pássaros. Durante o evento se realizam cursos e mostra de fotografias de pássaros em seu habitat e conferências, uma ótima ocasião para entrar nas zonas de acesso limitado como o Bosque della Mesola e na Peninsula de Boscoforte. O flamingo rosa é um símbolo do Delta.
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.