09 julho 2012

Montefalco, paraíso do vinho Sagrantino



 
Montefalco é bela cidade medieval situada sobre uma colina no coração da Umbria. Antigas muralhas cercam a cidade formada por um labirinto de ruas pitorescas, torres medievais e igrejas renascentistas, que formam um cenário artístico e cultural de grande valor. 

Estando a 1 ou 2 horas das principais cidades da Umbria, de Roma e de Firenze, na cidade há todas as comodidades da vida moderna como cafés, supermercados, pontos de internet, bancos com caixas eletrônicos, correios etc.






Chamada de "La Ringhiera dell'Umbria" ou Varanda da Umbria, na época romana o burgo se chamava Coccorone e era povoado por vilas patrícias. 

Em 1249 ela foi devastada pelas tropas de Frederico Barbarossa. Ao ser reconstruída recebeu o nome atual de Montefalco, que provém da caça ao falcão que Frederico II praticava na cidade. 






Em 1446 a cidade passou para os domínios dos Estados Pontifícios até a unificação da Itália em 1861. Considerado um dos burgos medievais mais bonitos da Itália, Montefalco encanta o visitante por suas belas construções. 






Dentro e fora das muralhas, existem muitas igrejas em estilo românico, estilo gótico e no estilo renascentista. Notáveis são as portas da cidade: Porta Sant'Agostino, Porta Camiano, Porta Federico II e o Palazzo Comunale do século 13.


 



Historicamente, a Igreja de San Francesco é a mais importante e hoje funciona como Museu de Arte e Artefatos, um dos mais importantes da Umbria. A igreja é notável por seu ciclo de afrescos sobre a vida de San Francesco. 






Outras são a Igreja de Sant'Agostino, Igreja Santa Chiara, Igreja Sant' Illuminata e Igreja San Fortunato que foi construída no século 4 sobre o túmulo de Fortunato de Spoleto e renovada no século 15.




 


Com vista para o Vale de Spoleto, Montefalco oferece uma panorama deslumbrante em todas as direções. Suas encostas são pontilhadas por antigos olivais que dão origem ao excelente azeite extra virgem.







Suas vinhas produzem o famoso vinho Sagrantino que pode ser degustado nas numerosas adegas. Graças às condições climáticas e a composição do solo, as azeitonas dessa região são exuberantes e as vinhas muito especiais. 


 


 
O cultivo da videira em Montefalco vem desde a época dos romanos. O Sagrantino é um vinho especial DOGG devido às condições do cultivo das uvas que só existem nesta região da Umbria. 

O longo tempo de maturação, um período de envelhecimento acima de 30 meses, justifica seu alto preço no mercado de vinhos. O Sagrantino é tão destacado no mundo do vinho, que há o "Sagrantino Day Internacional" que é celebrado em 33 locais diferentes no mundo reunindo mais de 3.000 sommeliers.






Todos os anos na época da Páscoa, a cidade promove um grande festival chamado "Settimana Enologica ou Semana do Vinho", quando os visitantes podem apreciar os principais vinhos produzidos na região da Perugia, desde os mais simples até os mais complexos. 

Há inúmeros restaurantes na cidade e também no campo onde pode-se experimentar o melhor sabor da Umbria, com especialidades em massas, receitas com trufas e caça, regado pelo bom vinho no tradicional estilo italiano.


 


 
Vários eventos são realizados em Montefalco durante o ano, incluindo as festividades religiosas, festivais de produtos típicos e as festas que revivem antigas tradições medievais. 

Uma dessas festas é o "Palio Fuga del Bove", um evento realizado numa arena em que cada equipe deve acompanhar a corrida de um boi vencendo alguns obstáculos. É premiada a equipe que ganha a corrida.

Outro evento de grande esplendor é "Agosto Montefalchese", com apresentações artísticas e esportivas, além do show dos Sbandieratori muito usual na Itália. 
O evento "Cantine Aperte" envolve os bairros da cidade que se enfeitam para oferecer os deliciosos pratos da tradição local. 

A esplêndida Piazza del Comune torna-se um cenário encantador, com performances que envolvem o público numa atmosfera requintada e revive os sentimentos de outros tempos.
 

 

Um comentário:

Agradeço por sua visita e seus comentários

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.